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Projeto
Anti-Estresse Organizacional
O Projeto
Anti-Estresse Organizacional é, realmente, um Projeto bastante
complexo! Programado para ser Pesquisado durante o meu Mestrado e
o meu Doutorado ele tem algumas nuances. Os itens nº 1 e 2
(abaixo) fizeram parte da Proposta de Pesquisa e constituem-se em
uma proposta realmente inovadora uma vez que, através de pesquisas
na internet, não detectei qualquer proposta anti-estresse
organizacional, com essa metodologia, no Brasil e em nenhum outro
país. Em relação ao item nº 3 explicaremos mais abaixo o
que ele significa.
1 – No
Mestrado, as pesquisas serão verticalizadas para o universo dos
Graduados (pessoas que já se formaram em um Curso Superior,
estejam trabalhando em empresas e sejam líderes de, no mínimo, um
grupo de 7 pessoas). Serão fornecidos a eles os conhecimentos
sobre as teorias comportamentais de Motivação, Dominância Cerebral
e Análise Transacional. Os Graduados também farão os testes e
terão acesso aos gráficos que mostram seus perfis comportamentais.
Os resultados dos gráficos e os conhecimentos servirão para que
cada Graduado, apenas ele, se auto-analise. E aí eles vão dizer
se esses conhecimentos os ajudam ou podem ajudá-los a minimizar o
estresse organizacional.
2 – No
Doutorado as pesquisas terão uma função muito mais ampliada. Está
programado para que sejam fornecidos a Graduandos e
Professores(as) os mesmo conhecimentos fornecidos aos Graduados,
ocasião em que captaremos deles suas opiniões e percepções sobre a
aplicabilidade dos conhecimentos das teorias comportamentais na
vida profissional futura dos Graduandos. Os Graduandos e os
Professores(as) farão os testes e terão acesso aos gráficos que
mostram seus perfis comportamentais. Os resultados dos testes e os
conhecimentos servirão para que cada Graduando ou Professor(a),
apenas eles, se auto-analisem. Os(as) professores(as) também
externarão suas opiniões sobre o que está sendo aplicado aos
Graduandos e também farão suas próprias auto-análises.
Em que pese
estar programado que o item nº 3 (logo abaixo) também fará
parte da Proposta de Pesquisa no Doutorado o seu conteúdo ainda
não foi externado por mim pois eu tinha só 5 páginas para
apresentação da Proposta de Pesquisa do Mestrado. Então o item
nº 3, mesmo não sendo uma novidade em termos de conhecimento
ele é uma novidade em termos de aplicação pois nenhum país ousou
colocá-lo em prática, incluindo o Brasil. Isso porque a
resistência para que esse conhecimento seja colocado em prática é
muito grande, principalmente por parte do conservador Sistema de
Ensino, conforme será demonstrado pelos links e bibliografias a
seguir. Talvez isso possa ser diferente de ora por diante e ter um
caminho mais aberto devido à criação do ousado
Consórcio formado pelas
Universidades Federais do Sul-Sudeste de Minas Gerais (UNIFAL-MG,
UNIFEI, UFJF, UFLA, UFSJ, UFOP e UFV). Elas são em número de 7! O
que me lembra o místico e exotérico nº 7! Um número considerado
como a perfeição divina!
3 – No caso
dos(as) professores(as), além do tema Dominância Cerebral que fará
parte da Pesquisa de Doutorado, iremos focar também um assunto que
envolve o conteúdo e a forma da Educação no Brasil: a influência
dos Hemisférios Cerebrais Esquerdo e Direito nas salas de aula.
Entretanto, além da Proposta de Pesquisa do meu Doutorado eu faço
aqui uma Proposta de Reflexão no sentido de anteciparmos a
discussão sobre a influência dos Hemisférios Cerebrais na
Educação. Já existe um amplo consenso mundial de que a
sociedade, notadamente as escolas, sempre fizeram discriminações a
pessoas que têm orientação para o Hemisfério Direito do Cérebro,
ou seja, só valorizando as pessoas que tenham comportamentos
orientados pelo Hemisfério Esquerdo do Cérebro. Todos os países já
têm conhecimento desse problema mas nenhum teve ainda a ousadia de
combater essa anomalia. Um conhecimento que, na prática, questiona
profundamente a didática que vem sendo utilizada pelos
professores(as) em todos os níveis da educação. E aí eu levanto
essa questão! Será que esse assunto sobre Hemisférios Cerebrais,
que certamente proporá uma mudança profunda na didática e no
conteúdo do Ensino Brasileiro não poderia ser colocado para
discussão no Consórcio das
Universidades Federais,
desde já, antes mesmo de ser apresentado e pesquisado na Proposta
de Pesquisa do meu Doutorado?
Se a ousadia e a inovação parecem
ser características comuns a essas “Sete Irmãs”, por que não?
Vejam os links abaixo alguns comentários sobre a qualidade do
Ensino Superior no Brasil.
http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/ler.php?modulo=17&texto=1739
http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/ler.php?modulo=19&texto=1196
Nesse aspecto de ousadia e de
inovação, não há como evitar que nos remetamos à mais aberta
Universidade do mundo, onde a convivência dos contrários é
totalmente pacífica: a Universidade de Berkeley, Califórnia
(fundada em 1869). Entre outras distinções, o corpo docente da
Universidade, alunos e pesquisadores, já ganharam 66
prêmios Nobel
, 9
Wolf prêmios
, 7
Medalhas Fields
, 12
prêmios Turing
, 43
MacArthur Fellowships
, 19
Academy Awards
e 11
prêmios Pulitzer
. Com certeza, muitos dos premiados são guiados pelo Hemisfério
Direito.
Proposta de Reflexão!
Hemisfério Esquerdo versus
Hemisfério Direito
Na teoria do Dr. Roger W. Sperry,
ele imaginou o nosso cérebro, tendo dois hemisférios: um esquerdo
e um direito, sistema este que já foi confirmado pela ciência
neuropsicológica, onde ficou estabelecido que as nossas
habilidades mentais são lateralizadas e o Sistema Límbico e o
Neocórtex são compostos de dois hemisférios cada um: esquerdos e
direitos. Sua teoria prevê conectores que provêm caminhos de
comunicação entre as metades esquerda e direita e vice-versa.
A pesquisa que deu origem a esta
teoria iniciou-se nas décadas de 1950/60, quando o Dr. Roger W.
Sperry e sua equipe, para reduzir os efeitos da epilepsia,
desfaziam as conexões entre os hemisférios direito e esquerdo do
cérebro dos seus pacientes. Por meio dessas experiências, os
estudos de Sperry confirmaram que os dois lados do cérebro
cumpriam funções diferentes. O lado esquerdo (que controla o lado
direito do corpo) lida, principalmente, com a lógica, a linguagem
e o tempo. O lado direito (que controla o lado esquerdo do corpo)
trabalha com intuição, emoção, visão, imaginação e orientação
espacial. Pelo seu trabalho sobre Hemisférios Cerebrais, o Dr.
Roger W. Sperry ganhou o Prêmio Nobel de Medicina, em 1981.
Essas descobertas de Sperry foram
confirmadas por vários outros cientistas. A partir de então,
começaram as pesquisas para tentar mapear e identificar qual a
porção do cérebro humano (hemisférios esquerdo e direito) era mais
utilizada pela maioria das pessoas. Essas pesquisas apontaram que
o nosso habitat (a família, a comunidade, o país, a educação
escolar que recebemos, etc.) é o responsável pelo direcionamento
de utilização dos nossos hemisférios cerebrais. Resumindo, a nossa
educação, por valorizar mais a racionalidade, a matemática e o
estudo de idiomas é que nos impele a que desenvolvamos muito mais
o hemisfério cerebral esquerdo do que o direito. Direcionamento
esse que sempre foi muito apoiado pelas empresas.
Mais informações sobre Dominância
Cerebral, acesse o livro QUEM EH VOCÊ? Pessoal e
Profissionalmente?, escrito por este signatário, no site:
http://www.erlei.com.br/PESSOAIS/LIVROS/LDC01.htm
http://www.erlei.com.br/PESSOAIS/LIVROS/LDC02.htm
http://www.erlei.com.br/PESSOAIS/LIVROS/LDC03.htm
http://www.erlei.com.br/PESSOAIS/LIVROS/LDC04.htm
Hemisfério Direito: alvo de discriminação múltipla?
Vejam o que disse o Dr. Roger
W. Sperry em 1973, 8 anos antes de ganhar o Nobel.
That alternate way
of thinking has traditionally been marginalized in corporate
America, as it has been in the rest of our culture. Sperry, a
biologist with a doctorate in zoology, noted the prejudice in 1973
when he remarked: "Our educational system, as well as
science in general, tends to neglect the nonverbal form of
intellect. What it comes down to is that modern society
discriminates against the right hemisphere.”
Tradução
Essa
forma alternativa de pensamento tem sido tradicionalmente
marginalizada no sistema empresarial corporativo americano, tal
como tem sido no resto da nossa cultura.
Sperry, um biólogo com doutorado
em zoologia, observou o prejuízo em 1973, quando ele comentou: "Nosso
sistema educacional, assim como a ciência em geral, tende a
negligenciar a forma não-verbal de intelecto. O que acontece é que
a sociedade moderna discrimina e atua contra o hemisfério direito.
"
Realidade
brasileira sobre a discriminação às pessoas
que são orientadas pelo Hemisfério Direito do Cérebro
Antes de entrarmos
na discussão de como o Hemisfério Esquerdo (HE) e Hemisfério
Direito (HD) interferem na qualidade do sistema educacional dentro
das salas de aula, vamos mostrar como acontece a discriminação do
Hemisfério Esquerdo (HE) contra o Hemisfério Direito (HD) fora das
salas de aula, no Brasil.
Hoje, essa discriminação do HE ao
HD está tão clara e ostensiva que já no processo de seleção,
muitas Escolas de Ensino Superior utilizam-se de Testes
Analíticos, eliminatórios! Com isso, a seleção deixou de ser um
“meio” para ter um “fim”, qual seja, discriminar abertamente as
pessoas orientadas pelo HD. No aspecto da legalidade, essa
discriminação às pessoas que são mais atuantes pelo Hemisfério
Direito, como é o meu caso e de 63% da população, afronta o
Art. 3º - IV da Constituição Federal do Brasil, além dos
Regimentos e Estatudos das próprias Universidades.
Discriminação essa, portanto, que pode ser passível de ação
judicial por parte de qualquer um dos alunos que se sentir
prejudicado. Um atestado de incongruência e ilegalidade que poderá
trazer um prejuízo incalculável para a imagem social de qualquer
Instituição de Ensino Superior (IES) envolvida no caso. Quem
fornece o Teste não tem culpa já que não é quem o faz ser
eliminatório!
Constituição Federal do Brasil
Art. 3º – Constituem objetivos fundamentais da República
Federativa do Brasil:
IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça,
sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Estatuto da UFLA
Art. 2o A Universidade gozará de autonomia
didático-científica, disciplinar, administrativa e de gestão
financeira e patrimonial, nos termos da legislação vigente, e
reger-se-á pelos seguintes princípios:
I.
liberdade de ensino, pesquisa e extensão, bem como de divulgação
do pensamento, da arte e do saber;
II. pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
VI. respeito à pessoa e a seus direitos fundamentais;
Regimento Geral da UFLA
TÍTULO II
DA INSTITUIÇÃO
CAPÍTULO I
DA PERSONALIDADE E AUTONOMIA
Art. 5º É garantida a liberdade de manifestação de
pensamento e a livre produção e transmissão de conhecimento.
Art. 6º É vedada à UFLA tomar posição sobre questões
político-partidárias e religiosas, bem como adotar medidas
baseadas em preconceitos de qualquer natureza
Fato é que, pelo método de
seleção em tela, as pessoas abaixo, que notadamente foram guiadas
pelo Hemisfério Direito, provavelmente jamais entrariam no
Mestrado ou no Doutorado que tivesse um Teste de Raciocínio
Analítico, eliminatório: Albert Einstein, Thomas Edison,
Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, Pablo Picasso,
Rembrandt Harmenszoon Van Run, Walt Disney, General George Patton,
Nelson Rockefeller, Hans Christian Anderson, Leonardo da Vinci,
Sir Winston Churchill, Benjamin Franklin, John F. Kennedy,
Wolfgang Amadeus Mozart, John Lennon, Louis Pasteur, Orville and
Wilber Wright, Alexander Graham Bell, Ludwig Van Beetoven, Thomas
Jefferson, George Washington, Vincent Van Gogh, Agatha Christie,
Ernest Hemmingway, Mark Twain, Anna Roosevelt, Woodrow Wilson, IV
Rei Gustavo da Suécia, Marie and Pierre Curie, Socrates, Galileo
Galilei, F. Scott Fitzgerald, Abraham Lincoln, Steven Spielberg,
Bill Gates etc. Vide links abaixo!
http://www.sensory-processing-disorder.com/The_SPD_Companion-right-and-left-brain-learning-styles.html
Albert Einstein
é citado aqui mais porque existem regisros de que ele tinha alguma
dificuldade no Hemisfério Cerebral Esquerdo (fala, leitura,
matemática), o que não o impediu de ser o que foi, usando o
Hemisfério Direito. São dele, as célebres frases: “O pensamento
lógico pode levar você de A a B, mas a imaginação te leva a
qualquer parte do Universo”; “A imaginação é mais importante que o
conhecimento”.
http://revistadeciframe.com/2009/03/23/albert-einstein-de-garoto-com-problemas-intelectuais-a-genio/
Sobre o Teste de Raciocínio Analítico, eliminatório!
O candidato que já fez exame em
busca de emprego pode ter estranhado a metodologia da atividade
empregada. São aplicados desenhos, riscos e testes, entre outros.
Para quem realiza os testes não há nada de estranho. “O objetivo é
avaliar a capacidade de raciocínio analítico e abstrato, potencial
de criatividade, solução de problemas, questões de personalidade e
relacionamento interpessoal e administração de conflitos”, explica
o diretor da Active Educação e Desenvolvimento Humano, Marco
Antonio Lampoglia. Segundo ele, há poucas ferramentas disponíveis,
mas as que existem têm excelente resultado. Lampoglia conta que os
exames variam de acordo com a cultura de cada empresa e do tipo de
profissional que ela quer contratar. A analista de Recursos
Humanos Junior do Hospital Amaral Carvalho, Aline Cristina Branco,
diz que os testes psicológicos têm o objetivo de avaliar os
aspectos da personalidade da pessoa e os cargos mais apropriados
para cada candidato.
“É importante ressaltar que o
teste psicológico é apenas mais um instrumento de avaliação que,
juntamente com a entrevista e os testes técnicos, definirá o
melhor perfil para a vaga”, explica Aline. (AZ)
http://www.comerciodojahu.com.br/novo/Local/TESTES+AVALIAM+RACIOCINIO+ANALITICO+E+CRIATIVIDADE.html
Considerações.
O teste de Raciocínio Analítico, aplicado em organizações para
selecionar uma pessoa específica
para um cargo específico
de uma empresa específica
é aceitável pois tenta selecionar
o melhor perfil para
uma vaga. Entretanto, eu
entendo que é questionável se esse teste, em caráter eliminatório,
for aplicado em seleção pública. Como é o caso de uma
Pós-Graduação, por exemplo, onde não se sabe que tipo de atuação o
Mestrando ou o Doutorando vai ter no futuro! Mais do que
questionável, como já dito, esse teste é ilegal já que
preconceituar e discriminar pessoas que são mais atuantes pelo
Hemisfério Direito, é uma afronta ao Art. 3º - IV da Constituição
Federal do Brasil e aos próprios Regimentos e Estatutos das
Universidades, como mostrado acima. Isso, sem considerar que o
teste está barrando a entrada na Pós-Graduação de pessoas cuja
especialidade e capacidade mental é de serem sintéticas,
holísticas, intuitivas, imaginativas e criativas.
Agora vejam que ironia! Em artigo
que está disponível no site da ANPAD em Opinião – Julho/2004 (link
abaixo), a Dra. Sylvia Maria Azevedo Roesch, uma pessoa ligada à
época à ANPAD cobra maior desempenho na produção científica na
área de Administração no Brasil. Ela quer mais originalidade,
inovação! Mas como isso poderá ser possível se os DAE’s do Brasil
utilizam os testes analíticos fornecidos pela própria ANPAD para
seleção ao Mestrado e ao Doutorado, eliminatoriamente? O Teste
ANPAD, discriminando a entrada na Pós-Graduação de pessoas guiadas
pelo Hemisfério Direito, futuros cientistas que são sintéticos,
holísticos e criativos, além de serem capazes de “pensar o
impensável”, jamais conseguirão contribuir para a produção de
inéditos e inovadores conhecimentos. Daí, o nível da produção do
conhecimento científico nos DAE’s das Universidades deverá
continuar com baixo desempenho, segundo avaliação da Dra. Sylvia.
Aliás, eu mantive contato com a Dra. Sylvia, que atualmente mora
na Inglaterra, propondo trocarmos algumas ideias sobre esse nosso
antagonismo. Ela se
disse indisponível e desinteressada em discutir esse tema. Vide
artigo abaixo:
O TESTE ANPAD tal como está no
site!
http://testeanpad.tempsite.ws/inscricoes/index.jsp
ASSOCIAÇÃO
NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO - ANPAD
EDITAL N.º 08/2010 - TESTE ANPAD
EDIÇÃO DE SETEMBRO DE 2010
A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
- ANPAD torna pública a abertura das inscrições para o Teste ANPAD
- Edição de Setembro de 2010. Poderão realizar o teste todas as
pessoas (i) que desejam participar de processos de seleção (quer
de universidades, quer de empresas) que exijam pontuação no Teste
ANPAD e/ou (ii) que desejam obter uma certificação de seus
conhecimentos nas matérias que compõem o Teste ANPAD.
SEÇÃO I. DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1. O Teste ANPAD - Edição de Setembro de 2010 será realizado de
acordo com as normas deste edital.
1.2. O Teste ANPAD é um exame de proficiência que envolve
conhecimentos em língua portuguesa, língua estrangeira (inglês) e
raciocínios lógico, quantitativo e
analítico.
Esse exame
tem sido utilizado em processos de seleção de cursos de
pós-graduação stricto sensu e de cursos profissionalizantes nas
áreas de Administração e Ciências Contábeis,
além de processos seletivos de diversas organizações, doravante
denominadas instituições usuárias do Teste.
1.3. A relação das instituições usuárias do Teste encontra-se no
site
www.anpad.org.br/teste,
na seção "Instituições usuárias".
1.4.
O Teste ANPAD não garante vagas nem seleciona candidatos; apenas
oferece a pontuação alcançada pelo candidato. A seleção é de
exclusiva responsabilidade das instituições usuárias do Teste, as
quais se baseiam, dentre outros critérios, na pontuação atingida
pelos candidatos.
1.5. O candidato pode
submeter-se ao Teste ANPAD quantas vezes desejar. O resultado
obtido terá validade de, no máximo, dois anos (o correspondente às
seis últimas edições).
1.6. Antes de realizar a inscrição, o candidato deve preencher um
cadastro no site www.anpad.org.br/teste,
caso ainda não o tenha feito para uma edição anterior.
1.7. O processo de inscrição
no Teste ANPAD independe do processo de seleção adotado pelas
instituições usuárias do Teste. Portanto, além da inscrição para o
Teste ANPAD, os candidatos também precisam efetuar a inscrição nos
respectivos departamentos ou secretarias dos cursos ou empresas de
seu interesse.
SEÇÃO III. REALIZAÇÃO DO TESTE
3.1 Disposições gerais sobre a realização do Teste
3.1.2 O Teste ANPAD é composto por
cinco provas: Raciocínio Lógico, Raciocínio Quantitativo,
Português, Inglês e Raciocínio Analítico, cada
qual com 20 questões de múltipla escolha compostas por 05 (cinco)
alternativas.
Teste ANPAD >
Provas > Objetivo, Metodologia e Bibliografia > Raciocínio
Analítico
http://testeanpad.tempsite.ws/provas/analitico.jsp
Prova de Raciocínio Analítico
Objetivos
e metodologia
A prova de
Raciocínio Analítico objetiva testar a habilidade do candidato
em avaliar uma suposição, inferência ou argumento. Uma suposição
significa um ato ou efeito de supor, estabelecer ou alegar por
hipótese ou conjectura. Uma inferência significa um ato ou efeito
de inferir, tirar por conclusão ou deduzir por raciocínio. Um
argumento significa um raciocínio, indício ou prova pela qual se
tira uma conseqüência ou dedução.
Cada questão consiste em um pequeno enunciado seguido por uma
questão com cinco respostas possíveis acerca desse enunciado. A
tarefa do candidato é escolher a
melhor dentre essas respostas.
Embora os enunciados abordem diversos temas, estes são
auto-suficientes em termos de compreensão do tema, não requerendo
do candidato o conhecimento prévio do assunto tratado; portanto,
o foco da questão privilegia a
análise do argumento, da suposição ou da inferência contidos no
contexto do enunciado, e não em conhecimentos prévios
sobre o tema do enunciado em si.
Considerações.
O Hemisfério Direito (HD), dominante em 63% da população, não
consegue identificar e escolher “a
melhor dentre essas respostas”, como propõe o Teste
de Raciocínio Analítico da ANPAD. Isso porque o Hemisfério Direito
(HD) é holístico, criativo, intuitivo, espacial, imaginativo e
sintetizador, mas o HD nunca é
analítico. Por isso o Teste de Raciocínio
Analítico, tendo caráter eliminatório, certamente obstaculará a
aprovação de pessoas que tenham prevalência do Hemisfério Direito (HD).
Como se essas pessoas HD, que são sintéticas, holísticas,
intuitivas, imaginativas e criativas, não fossem capazes de ser:
cientistas, professores, administradores etc. Vide mais opiniões!
http://contabilidadefinanceira.blogspot.com/2009/01/observacoes-sobre-o-teste-anpad.html
http://site.suamente.com.br/programacao-neurolinguistica-usando-os-dois-hemisferios-cerebrais/
http://www.spi.pt/documents/books/inovint/gi/acesso_ao_conteudo_integral/capitulos/3.1/cap_apresentacao.htm
Ainda sobre a utilização de
Testes Eliminatórios contra o Hemisfério Direito, desta vez em
relação a idiomas que também é uma das habilidades apenas do
Hemisfério Esquerdo, vejam que a UFPR entende que o Teste de
Proficiência em Língua Estrangeira, eliminatório, também fecha
caminhos para alunos da Escola Pública em geral.
http://www.ppge.ufpr.br/ata_mai_10.pdf - Vide linha 93
da ATA
Os Hemisférios Cerebrais HE e HD e
suas interferências em Salas de Aula
INFORMAÇÕES SOBRE HEMISFÉRIOS CEREBRAIS – Português
INFORMAÇÕES SOBRE HEMISFÉRIOS CEREBRAIS – Inglês
INFORMAÇÕES SOBRE DOMINÂNCIA CEREBRAL – Misto
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Abaixo, algumas ideias e
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