DOMINÂNCIA CEREBRAL - Ned Herrmann

Autor - Erlei Moreira

Módulo  03

 

 

A - RACIONAL – Hemisfério Superior Esquerdo

 

Nenhuma Dominância Cerebral deve ser considerada boa ou má por si só, nem mais valorizada do que outra. Elas são, simplesmente, tipos de percepções e comportamentos mentais de pessoas.

 

CARACTERÍSTICAS

 

O indivíduo RACIONAL valoriza a ação, os resultados, as atitudes práticas e as decisões rápidas. É, portanto, pessoa voltada para a tarefa. Faz parte das suas manifestações os atos de dar ordens, vencer desafios, ser impaciente com as pessoas, ser voltado para o aqui e o agora e utilizar-se do método de tentativa e erro para resolver problemas. É direto e franco sobre acontecimentos, situações e pessoas. É realista e prático no trabalho

 

Sente facilidade em administrar, analisar, planejar, criticar e quantificar. É lógico, numérico e monetário. Gosta de saber como as coisas funcionam. É responsável pelo trabalho em andamento e monitora o trabalho dos outros. Demonstra e treina as pessoas para adquirir habilidades profissionais, controla custos de projetos, delega tarefas e faz acompanhamento. É objetivo, decidido e assertivo. Um realizador e executor dedicado.

 

Suas habilidades, normalmente, estão voltadas para a análise crítica, já que gosta de estar bem informado. Compreende bem os elementos técnicos e é capaz de discutir de forma racional. Sua lógica de solução de problemas, normalmente, é a cartesiana. Gosta de pesquisar dados e trabalha bem com números, estatísticas e dados. Suas decisões são sempre baseadas em números. É direto, objetivo e reage sempre de forma não-emocional. Tem facilidade para debates. Exige qualidade, prazo, custo e trabalho completo. Encontra atalhos nos procedimentos e se o trabalho está atrasado, toma providências. Está sempre checando se o trabalho terá o resultado esperado. Dirige as pessoas e as ensina para que ajam rapidamente quando precisar. Desenvolve mecanismos para enfrentar a concorrência e mantém a perspectiva em relação aos resultados necessários. Introduz mudanças na programação dos trabalhos, quando necessário.

 

Pode ser visto pelos outros estilos como dominante, frio e reativo. É tido como um gerador de crise e mau planejador. É viciado em trabalho, assume riscos e é discriminador. Também é visto como autoritário, arrogante, desorganizado, desconfiado e superficial.

 

Você, que é de outro estilo, para se comunicar bem com um RACIONAL observe o seguinte: inicialmente, seja formal e evite excesso de intimidade. Indique os resultados e a viabilidade da sua ideia. Apresente dados financeiros, técnicos e, se possível, estudos e discussões de casos. Use modelos visuais e seja breve. Evite ser muito conceitual e detalhista. Com um RACIONAL, a comunicação verbal é mais eficiente do que a escrita. Não faça rodeios. Tenha alternativas mas só as apresente se necessário. Prepare-se para receber críticas.

 

 

B - ORGANIZACIONAL – Hemisfério Inferior Esquerdo

 

CARACTERÍSTICAS

 

O indivíduo ORGANIZACIONAL valoriza os dados, os fatos e a organização, a lógica e a ordem. É, portanto, uma pessoa formal, voltada para a obediência às regras estabelecidas. Faz parte das suas manifestações ser metódico, sistemático, previsível, organizado e pontual. Seguir normas, ser conservador, reservado e prudente; exigir fatos e detalhes, ser radical e objetivo; procurar alternativas, mas sempre obedecendo o “status quo” tradicional. Inspira confiança. Não gosta de correr riscos e é bastante precavido. Detalhista, é dirigido para procedimentos e processos. É bom ouvinte e persistente como profissional.

 

Sente facilidade em estabelecer procedimentos e regular comportamentos. Organizar, planejar e agendar tarefas. Adotar ações preventivas contra a desordem e ser o guardião das normas existentes. Acompanhar resultados. É profissional sério e formal. Costuma ser bom assessor.

 

Suas habilidades, adquiridas pela prática, normalmente, estão voltadas para orientações claras, estruturadas e organizadas, além de bem planejadas. Tem facilidade para encontrar falhas e lidar com contratos e documentos escritos. Suas habilidades na comunicação são para prover informações na base do passo-a-passo. Prefere aprender por meio de atividades que reforcem conteúdo e métodos tradicionais já comprovados. No trabalho, vê os problemas de forma prática e consistente. Normalmente, lidera de forma estável e é firme nas posições que toma. É resistente a mudanças nos métodos de trabalho e rígido quanto a políticas e procedimentos. Esmerado no trabalho, não é influenciável por emoções. Aceita bem as pressões do trabalho e exige perfeição de si e dos outros.

 

Pode ser visto pelos outros estilos como indeciso, lento na tomada de decisão e impessoal. Cuidadoso demais, minucioso demais, rígido e sério em excesso. Frio no relacionamento, pouco dinâmico e muito controlador.

 

Você, que é de outro estilo, para se comunicar bem com um ORGANIZACIONAL, observe o seguinte: inicialmente, seja organizado, específico e forneça detalhes. Seja formal, apresente sua ideia de forma clara, lógica e seqüencial. Ofereça outras alternativas. Dê e peça explicações. Evite ser generalista e apoiar-se em truques e argumentos emocionais. Também não funciona fazer associações vagas ou, como se diz, “viajar na maionese”. Não se desvie do assunto ou do objetivo que o levou até ele.

 

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