DOMINÂNCIA CEREBRAL - Ned Herrmann
Autor
- Erlei Moreira
Módulo
03
A -
RACIONAL – Hemisfério Superior Esquerdo
Nenhuma
Dominância Cerebral deve ser considerada boa ou má por si só,
nem mais valorizada do que outra. Elas são, simplesmente, tipos de
percepções e comportamentos mentais de pessoas.
CARACTERÍSTICAS
O indivíduo
RACIONAL valoriza a ação, os resultados, as atitudes práticas
e as decisões rápidas. É, portanto, pessoa voltada para a tarefa.
Faz parte das suas manifestações os atos de dar ordens, vencer
desafios, ser impaciente com as pessoas, ser voltado para o aqui e
o agora e utilizar-se do método de tentativa e erro para resolver
problemas. É direto e franco sobre acontecimentos, situações e
pessoas. É realista e prático no trabalho
Sente facilidade
em administrar, analisar, planejar, criticar e quantificar. É
lógico, numérico e monetário. Gosta de saber como as coisas
funcionam. É responsável pelo trabalho em andamento e monitora o
trabalho dos outros. Demonstra e treina as pessoas para adquirir
habilidades profissionais, controla custos de projetos, delega
tarefas e faz acompanhamento. É objetivo, decidido e assertivo. Um
realizador e executor dedicado.
Suas
habilidades, normalmente, estão voltadas para a análise crítica,
já que gosta de estar bem informado. Compreende bem os elementos
técnicos e é capaz de discutir de forma racional. Sua lógica de
solução de problemas, normalmente, é a cartesiana. Gosta de
pesquisar dados e trabalha bem com números, estatísticas e dados.
Suas decisões são sempre baseadas em números. É direto, objetivo e
reage sempre de forma não-emocional. Tem facilidade para debates.
Exige qualidade, prazo, custo e trabalho completo. Encontra
atalhos nos procedimentos e se o trabalho está atrasado, toma
providências. Está sempre checando se o trabalho terá o resultado
esperado. Dirige as pessoas e as ensina para que ajam rapidamente
quando precisar. Desenvolve mecanismos para enfrentar a
concorrência e mantém a perspectiva em relação aos resultados
necessários. Introduz mudanças na programação dos trabalhos,
quando necessário.
Pode ser visto
pelos outros estilos como dominante, frio e reativo. É tido como
um gerador de crise e mau planejador. É viciado em trabalho,
assume riscos e é discriminador. Também é visto como autoritário,
arrogante, desorganizado, desconfiado e superficial.
Você, que é de
outro estilo, para se comunicar bem com um RACIONAL observe o
seguinte: inicialmente, seja formal e
evite excesso de intimidade.
Indique os resultados e a viabilidade da sua ideia. Apresente
dados financeiros, técnicos e, se possível, estudos e discussões
de casos. Use modelos visuais e seja breve. Evite ser muito
conceitual e detalhista.
Com um RACIONAL, a comunicação verbal é mais eficiente
do que a escrita.
Não faça
rodeios. Tenha alternativas mas só as apresente se necessário.
Prepare-se para receber críticas.
B -
ORGANIZACIONAL – Hemisfério Inferior Esquerdo
CARACTERÍSTICAS
O indivíduo
ORGANIZACIONAL valoriza os dados, os fatos e a organização, a
lógica e a ordem. É, portanto, uma pessoa formal, voltada para a
obediência às regras estabelecidas. Faz parte das suas
manifestações ser metódico, sistemático, previsível, organizado e
pontual. Seguir normas, ser conservador, reservado e prudente;
exigir fatos e detalhes, ser radical e objetivo; procurar
alternativas, mas sempre obedecendo o “status quo” tradicional.
Inspira confiança. Não gosta de correr riscos e é bastante
precavido. Detalhista, é dirigido para procedimentos e processos.
É bom ouvinte e persistente como profissional.
Sente facilidade
em estabelecer procedimentos e regular comportamentos. Organizar,
planejar e agendar tarefas. Adotar ações preventivas contra a
desordem e ser o guardião das normas existentes. Acompanhar
resultados. É profissional sério e formal. Costuma ser bom
assessor.
Suas
habilidades, adquiridas pela prática, normalmente, estão voltadas
para orientações claras, estruturadas e organizadas, além de bem
planejadas. Tem facilidade para encontrar falhas e lidar com
contratos e documentos escritos. Suas habilidades na comunicação
são para prover informações na base do passo-a-passo. Prefere
aprender por meio de atividades que reforcem conteúdo e métodos
tradicionais já comprovados. No trabalho, vê os problemas de forma
prática e consistente. Normalmente, lidera de forma estável e é
firme nas posições que toma. É resistente a mudanças nos métodos
de trabalho e rígido quanto a políticas e procedimentos. Esmerado
no trabalho, não é influenciável por emoções. Aceita bem as
pressões do trabalho e exige perfeição de si e dos outros.
Pode ser visto
pelos outros estilos como indeciso, lento na tomada de decisão e
impessoal. Cuidadoso demais, minucioso demais, rígido e sério em
excesso. Frio no relacionamento, pouco dinâmico e muito
controlador.
Você, que é de
outro estilo, para se comunicar bem com um ORGANIZACIONAL, observe
o seguinte: inicialmente, seja organizado, específico e forneça
detalhes. Seja formal, apresente sua ideia de forma clara, lógica
e seqüencial. Ofereça outras alternativas. Dê e peça explicações.
Evite ser generalista e apoiar-se em truques e argumentos
emocionais. Também não funciona fazer associações vagas ou, como
se diz, “viajar na maionese”. Não se desvie do assunto ou do
objetivo que o levou até ele.
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