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ANEXO
02
Projeto Anti-Estresse
Organizacional
Neste
tópico é detalhado o Projeto Anti-Estresse Organizacional em
termos de pesquisas necessárias no Mestrado e no Doutorado. A
proposta desse Projeto é que os Graduandos não sejam preparados só
tecnicamente mas que as Escolas dêem ênfase também ao
desenvolvimento pessoal dos alunos. Além disso, citamos as
necessidades de mudanças didáticas por parte dos(as)
professores(as) em salas de aula, caso as Pesquisas Científicas do
Projeto sejam validadas e aplicadas. Em seguida são explicados os
conceitos de Hemisfério Cerebral Esquerdo (HE) e Hemisfério
Cerebral Direito (HD). É mostrado também a realidade
brasileira
sobre a discriminação às pessoas que são orientadas pelo
Hemisfério Direito do Cérebro (HD), feitas pelas pessoas que são
orientadas pelo Hemisfério Esquerdo do Cérebro (HE). Aqui
começamos a falar sobre o Teste ANPAD e o seu teste de Raciocínio
Analítico que, aplicado em caráter eliminatório, fere a nossa
Constituição Federal. Finalizando, disponibilizamos centenas de
links em português, inglês, espanhol etc, que fornecem todas as
informações e os conceitos legais e técnicos sobre os Hemisférios
Cerebrais (HE) e (HD).
Seguindo ...
Projeto Anti-Estresse Organizacional
O
Projeto Anti-Estresse Organizacional é, realmente, um Projeto
bastante complexo! Programado para ser Pesquisado durante o meu
Mestrado e o meu Doutorado ele tem algumas nuances. Os itens nº 1
e 2 (abaixo) fizeram parte da Proposta de Pesquisa e constituem-se
em uma proposta realmente inovadora uma vez que, através de
pesquisas na internet, não detectei qualquer proposta
anti-estresse organizacional, com essa abordagem, no Brasil e em
nenhum outro país. Em relação ao item nº 3 explicaremos
mais abaixo o que ele significa.
1 – No
Mestrado, as pesquisas serão verticalizadas para o universo dos
Graduados (pessoas que já se formaram em um Curso Superior,
estejam trabalhando em empresas e sejam líderes de, no mínimo, um
grupo de 7 pessoas). Serão fornecidos a eles os conhecimentos
sobre as teorias comportamentais de Motivação, Dominância Cerebral
e Análise Transacional. Os Graduados também farão os testes e
terão acesso aos gráficos que mostram seus perfis comportamentais.
Os resultados dos gráficos e os conhecimentos servirão para que
cada Graduado, apenas ele, se auto-analise. E aí eles vão dizer
se esses conhecimentos os ajudam ou podem ajudá-los a minimizar o
estresse organizacional.
2 – No
Doutorado as pesquisas terão uma função muito mais ampliada. Está
programado para que sejam fornecidos a Graduandos e
Professores(as) os mesmo conhecimentos fornecidos aos Graduados,
ocasião em que captaremos deles suas opiniões e percepções sobre a
aplicabilidade dos conhecimentos das teorias comportamentais na
vida profissional futura dos Graduandos. Os Graduandos e os
Professores(as) farão os testes e terão acesso aos gráficos que
mostram seus perfis comportamentais. Os resultados dos testes e os
conhecimentos servirão para que cada Graduando ou Professor(a),
apenas eles, se auto-analisem. Os(as) professores(as) também
externarão suas opiniões sobre o que está sendo aplicado aos
Graduandos e também farão suas próprias auto-análises.
Em que
pese estar programado que o item nº 3 (logo abaixo) também
fará parte da Proposta de Pesquisa no Doutorado o seu conteúdo
ainda não foi externado por mim pois eu tinha só 5 páginas para
apresentação da Proposta de Pesquisa do Mestrado. Então o item
nº 3, mesmo não sendo uma novidade em termos de conhecimento
ele é uma novidade em termos de aplicação pois nenhum país ousou
colocá-lo em prática, incluindo o Brasil. Isso porque a
resistência para que esse conhecimento seja colocado em prática é
muito grande, principalmente por parte do conservador Sistema de
Ensino, conforme será demonstrado pelos links e bibliografias a
seguir. Talvez isso possa ser diferente de ora por diante e ter um
caminho mais aberto devido à criação do ousado Consórcio formado
pelas Universidades Federais do Sul-Sudeste de Minas Gerais (UNIFAL-MG,
UNIFEI, UFJF, UFLA, UFSJ, UFOP e UFV).
3 – No
caso dos(as) professores(as), além do tema Dominância Cerebral que
fará parte da Pesquisa de Doutorado, iremos focar também um
assunto que envolve o conteúdo e a forma da Educação no Brasil: a
influência dos Hemisférios Cerebrais Esquerdo e Direito dentro das
salas de aula. Já existe um amplo consenso mundial de que a
sociedade, notadamente as escolas, sempre fizeram discriminações a
pessoas que têm orientação para o Hemisfério Direito do Cérebro,
ou seja, só valorizando as pessoas que tenham comportamentos
orientados pelo Hemisfério Esquerdo do Cérebro. Todos os países já
têm conhecimento desse problema mas nenhum teve ainda a ousadia de
combater essa anomalia. Um conhecimento que, na prática, questiona
profundamente a didática que vem sendo utilizada pelos
professores(as) em todos os níveis da educação. E aí eu levanto
essa questão! Será que esse assunto sobre Hemisférios Cerebrais,
que certamente proporá uma mudança profunda na didática e no
conteúdo do Ensino Brasileiro não poderia ser colocado para
discussão no Consórcio das Universidades Federais, desde já, antes
mesmo de ser apresentado e pesquisado na Proposta de Pesquisa do
meu Doutorado? Se a ousadia e a inovação parecem ser
características comuns a essas “Sete Irmãs”, por que não? Vejam os
links abaixo alguns comentários sobre a qualidade do Ensino
Superior no Brasil.
http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/ler.php?modulo=17&texto=1739
http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/ler.php?modulo=19&texto=1196
Nesse
aspecto de ousadia e de inovação, não há como evitar que nos
remetamos à mais aberta Universidade do mundo, onde a convivência
dos contrários é totalmente pacífica: a Universidade de Berkeley,
Califórnia (fundada em 1869). Entre outras distinções, o corpo
docente da Universidade, alunos e pesquisadores, já ganharam 66
prêmios Nobel
, 9
Wolf prêmios
, 7
Medalhas Fields
, 12
prêmios Turing
, 43
MacArthur Fellowships
, 19
Academy Awards
e 11
prêmios Pulitzer
. Com certeza, muitos dos premiados são guiados pelo Hemisfério
Direito.
Proposta de Reflexão!
Hemisfério Esquerdo
versus
Hemisfério Direito
Na
teoria do Dr. Roger W. Sperry, ele imaginou o nosso cérebro, tendo
dois hemisférios: um esquerdo e um direito, sistema este que já
foi confirmado pela ciência neuropsicológica, onde ficou
estabelecido que as nossas habilidades mentais são lateralizadas e
o Sistema Límbico e o Neocórtex são compostos de dois hemisférios
cada um: esquerdos e direitos. Sua teoria prevê conectores que
provêm caminhos de comunicação entre as metades esquerda e direita
e vice-versa.
A
pesquisa que deu origem a esta teoria iniciou-se nas décadas de
1950/60, quando o Dr. Roger W. Sperry e sua equipe, para reduzir
os efeitos da epilepsia, desfaziam as conexões entre os
hemisférios direito e esquerdo do cérebro dos seus pacientes. Por
meio dessas experiências, os estudos de Sperry confirmaram que os
dois lados do cérebro cumpriam funções diferentes. O lado esquerdo
(que controla o lado direito do corpo) lida, principalmente, com a
lógica, a linguagem e o tempo. O lado direito (que controla o lado
esquerdo do corpo) trabalha com intuição, emoção, visão,
imaginação e orientação espacial. Pelo seu trabalho sobre
Hemisférios Cerebrais, o Dr. Roger W. Sperry ganhou o Prêmio Nobel
de Medicina, em 1981.
Essas
descobertas de Sperry foram confirmadas por vários outros
cientistas. A partir de então, começaram as pesquisas para tentar
mapear e identificar qual a porção do cérebro humano (hemisférios
esquerdo e direito) era mais utilizada pela maioria das pessoas.
Essas pesquisas apontaram que o nosso habitat (a família, a
comunidade, o país, a educação escolar que recebemos, etc.) é o
responsável pelo direcionamento de utilização dos nossos
hemisférios cerebrais. Resumindo, a nossa educação, por valorizar
mais a racionalidade, a matemática e o estudo de idiomas é que nos
impele a que desenvolvamos muito mais o hemisfério cerebral
esquerdo do que o direito. Direcionamento esse que sempre foi
muito apoiado pelas empresas.
Mais
informações sobre Dominância Cerebral, acesse o livro QUEM EH
VOCÊ? Pessoal e Profissionalmente?, escrito por este
signatário, no site:
http://www.erlei.com.br/PESSOAIS/LIVROS/LDC01.htm
http://www.erlei.com.br/PESSOAIS/LIVROS/LDC02.htm
http://www.erlei.com.br/PESSOAIS/LIVROS/LDC03.htm
http://www.erlei.com.br/PESSOAIS/LIVROS/LDC04.htm
Hemisfério Direito: alvo de discriminação múltipla?
Vejam o que disse o Dr. Roger W. Sperry em 1973, 8 anos antes de
ganhar o Nobel.
That alternate way of thinking has traditionally
been marginalized in corporate America, as it has been in the rest
of our culture. Sperry, a biologist with a doctorate in zoology,
noted the prejudice in 1973 when he remarked: "Our
educational system, as well as science in general, tends to
neglect the nonverbal form of intellect. What it comes down to is
that modern society discriminates against the right hemisphere.”
Tradução
Essa forma alternativa de pensamento tem sido
tradicionalmente marginalizada no sistema empresarial corporativo
americano, tal como tem sido no resto da nossa cultura.
Sperry, um biólogo com doutorado em zoologia,
observou o prejuízo em 1973, quando ele comentou: "Nosso
sistema educacional, assim como a ciência em geral, tende a
negligenciar a forma não-verbal de intelecto. O que acontece é que
a sociedade moderna discrimina e atua contra o hemisfério direito.
"
Realidade
brasileira sobre a discriminação às pessoas
que são orientadas pelo Hemisfério Direito do
Cérebro
Antes de entrarmos na discussão de como o Hemisfério Esquerdo (HE)
e Hemisfério Direito (HD) interferem na qualidade do sistema
educacional dentro das salas de aula, vamos mostrar como acontece
a discriminação do Hemisfério Esquerdo (HE) contra o Hemisfério
Direito (HD) fora das salas de aula, no Brasil.
Hoje,
essa discriminação do HE ao HD está tão clara e ostensiva que já
no processo de seleção, muitas Escolas de Ensino Superior, Ufla
entre elas, utilizam-se de Testes Analíticos, eliminatórios! Com
isso, a seleção deixou de ser um “meio” para ter um “fim”, qual
seja, discriminar abertamente as pessoas orientadas pelo HD. No
aspecto da legalidade, essa discriminação às pessoas que são mais
atuantes pelo Hemisfério Direito, como é o meu caso e de 63% da
população, afronta o Art. 3º - IV da Constituição Federal do
Brasil, além dos Regimentos e Estatudos das próprias Universidades.
Discriminação essa, portanto, que pode ser passível de ação
judicial por parte de qualquer um dos alunos que se sentir
prejudicado. Um atestado de incongruência e ilegalidade que poderá
trazer um prejuízo incalculável para a imagem social de qualquer
Instituição de Ensino Superior (IES) envolvida no caso. A ANPAD,
que fornece o Teste, não tem culpa já que não é ela que o faz ser
eliminatório! São as Universidades que usam o Teste ANPAD que o
faz eliminatório.
Constituição Federal do Brasil
Art. 3º
– Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do
Brasil:
IV –
promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo,
cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Estatuto da UFLA
Art. 2o
A Universidade gozará de autonomia didático-científica,
disciplinar, administrativa e de gestão financeira e patrimonial,
nos termos da legislação vigente, e reger-se-á pelos seguintes
princípios:
I.
liberdade de ensino, pesquisa e extensão, bem como de divulgação
do pensamento, da arte e do saber;
II. pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
VI. respeito à pessoa e a seus direitos fundamentais;
Regimento Geral da UFLA
TÍTULO II
DA
INSTITUIÇÃO
CAPÍTULO
I
DA
PERSONALIDADE E AUTONOMIA
Art.
5º
É garantida a liberdade de manifestação de
pensamento e a livre produção e transmissão de conhecimento.
Art.
6º
É vedada à UFLA tomar posição sobre questões
político-partidárias e religiosas, bem como adotar medidas
baseadas em preconceitos de qualquer natureza
Fato é
que, pelo método de seleção em tela, as pessoas abaixo, que
notadamente foram guiadas pelo Hemisfério Direito, provavelmente
jamais entrariam no Mestrado ou no Doutorado que tivesse um Teste
de Raciocínio Analítico, eliminatório: Albert Einstein,
Thomas Edison, Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, Pablo
Picasso, Rembrandt Harmenszoon Van Run, Walt Disney, General
George Patton, Nelson Rockefeller, Hans Christian Anderson,
Leonardo da Vinci, Sir Winston Churchill, Benjamin Franklin, John
F. Kennedy, Wolfgang Amadeus Mozart, John Lennon, Louis Pasteur,
Orville and Wilber Wright, Alexander Graham Bell, Ludwig Van
Beetoven, Thomas Jefferson, George Washington, Vincent Van Gogh,
Agatha Christie, Ernest Hemmingway, Mark Twain, Anna Roosevelt,
Woodrow Wilson, IV Rei Gustavo da Suécia, Marie and Pierre Curie,
Socrates, Galileo Galilei, F. Scott Fitzgerald, Abraham Lincoln,
Steven Spielberg, Bill Gates etc. Vide links abaixo!
http://www.sensory-processing-disorder.com/The_SPD_Companion-right-and-left-brain-learning-styles.html
Albert Einstein
é citado aqui mais porque existem registros de que ele tinha
alguma dificuldade no Hemisfério Cerebral Esquerdo (fala, leitura,
matemática), o que não o impediu de ser o que foi, usando o
Hemisfério Direito. São dele, as célebres frases: “O pensamento
lógico pode levar você de A a B, mas a imaginação te leva a
qualquer parte do Universo”; “A imaginação é mais importante que o
conhecimento”.
http://revistadeciframe.com/2009/03/23/albert-einstein-de-garoto-com-problemas-intelectuais-a-genio/
Sobre o Teste de Raciocínio Analítico,
eliminatório!
O
candidato que já fez exame em busca de emprego pode ter estranhado
a metodologia da atividade empregada. São aplicados desenhos,
riscos e testes, entre outros. Para quem realiza os testes não há
nada de estranho. “O objetivo é avaliar a capacidade de raciocínio
analítico e abstrato, potencial de criatividade, solução de
problemas, questões de personalidade e relacionamento interpessoal
e administração de conflitos”, explica o diretor da Active
Educação e Desenvolvimento Humano, Marco Antonio Lampoglia.
Segundo ele, há poucas ferramentas disponíveis, mas as que existem
têm excelente resultado. Lampoglia conta que os exames variam de
acordo com a cultura de cada empresa e do tipo de profissional que
ela quer contratar. A analista de Recursos Humanos Junior do
Hospital Amaral Carvalho, Aline Cristina Branco, diz que os testes
psicológicos têm o objetivo de avaliar os aspectos da
personalidade da pessoa e os cargos mais apropriados para cada
candidato.
“É
importante ressaltar que o teste psicológico é apenas mais um
instrumento de avaliação que, juntamente com a entrevista e os
testes técnicos, definirá o melhor perfil para a vaga”, explica
Aline. (AZ)
http://www.comerciodojahu.com.br/novo/Local/TESTES+AVALIAM+RACIOCINIO+ANALITICO+E+CRIATIVIDADE.html
Considerações do Erlei.
O teste de Raciocínio Analítico, aplicado em organizações para
selecionar uma pessoa específica
para um cargo específico
de uma empresa específica
é aceitável pois tenta selecionar o
melhor perfil para uma
vaga. Entretanto, eu entendo que é questionável se esse teste, em
caráter eliminatório, for aplicado em seleção pública. Como é o
caso de uma Pós-Graduação, por exemplo, onde não se sabe que tipo
de atuação o Mestrando ou o Doutorando vai ter no futuro! Mais do
que questionável, como já dito, esse teste é ilegal já que
preconceituar e discriminar pessoas que são mais atuantes pelo
Hemisfério Direito, é uma afronta ao Art. 3º - IV da Constituição
Federal do Brasil e aos próprios Regimentos e Estatutos das
Universidades, como mostrado acima. Isso, sem considerar que o
teste está barrando a entrada na Pós-Graduação de pessoas cuja
especialidade e capacidade mental é de serem sintéticas,
holísticas, intuitivas, imaginativas e criativas.
Agora
vejam que ironia! Em artigo que está disponível no site da ANPAD
em Opinião – Julho/2004 (link abaixo), a Dra. Sylvia Maria Azevedo
Roesch, uma pessoa ligada à época à ANPAD cobra maior desempenho
na produção científica na área de Administração no Brasil. Ela
quer mais originalidade, inovação! Mas como isso poderá ser
possível se os DAE’s do Brasil utilizam os testes analíticos
fornecidos pela própria ANPAD para seleção ao Mestrado e ao
Doutorado, eliminatoriamente? O Teste ANPAD, discriminando a
entrada na Pós-Graduação de pessoas guiadas pelo Hemisfério
Direito, futuros cientistas que são sintéticos, holísticos e
criativos, além de serem capazes de “pensar o impensável”, jamais
conseguirão contribuir para a produção de inéditos e inovadores
conhecimentos. Daí, o nível da produção do conhecimento científico
nos DAE’s das Universidades deverá continuar com baixo desempenho,
segundo avaliação da Dra. Sylvia. Aliás, eu mantive contato com a
Dra. Sylvia, que atualmente mora na Inglaterra, propondo trocarmos
algumas ideias sobre esse nosso
antagonismo. Ela se disse indisponível e
desinteressada em discutir esse tema. Vide artigo abaixo:
http://www.anpad.org.br/index_opiniao_opiniao.php?cod_informativo=4
O
TESTE ANPAD tal como está no site!
http://testeanpad.tempsite.ws/inscricoes/index.jsp
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO -
ANPAD
EDITAL N.º 08/2010 - TESTE ANPAD
EDIÇÃO DE SETEMBRO DE 2010
A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
- ANPAD torna pública a abertura das inscrições para o Teste ANPAD
- Edição de Setembro de 2010. Poderão realizar o teste todas as
pessoas (i) que desejam participar de processos de seleção (quer
de universidades, quer de empresas) que exijam pontuação no Teste
ANPAD e/ou (ii) que desejam obter uma certificação de seus
conhecimentos nas matérias que compõem o Teste ANPAD.
SEÇÃO I. DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1. O
Teste ANPAD - Edição de Setembro de 2010 será realizado de acordo
com as normas deste edital.
1.2. O
Teste ANPAD é um exame de proficiência que envolve conhecimentos
em língua portuguesa, língua estrangeira (inglês) e raciocínios
lógico, quantitativo e analítico. Esse exame tem sido
utilizado em processos de seleção de cursos de pós-graduação
stricto sensu e de cursos profissionalizantes nas áreas de
Administração e Ciências Contábeis, além de processos
seletivos de diversas organizações, doravante denominadas
instituições usuárias do Teste.
1.3. A relação das instituições usuárias do Teste encontra-se no
site www.anpad.org.br/teste, na seção
"Instituições usuárias".
1.4.
O Teste ANPAD não garante vagas nem seleciona candidatos; apenas
oferece a pontuação alcançada pelo candidato. A seleção é de
exclusiva responsabilidade das instituições usuárias do Teste, as
quais se baseiam, dentre outros critérios, na pontuação atingida
pelos candidatos.
1.5. O candidato pode submeter-se ao Teste ANPAD quantas vezes
desejar. O resultado obtido terá validade de, no máximo, dois anos
(o correspondente às seis últimas edições).
1.6.
Antes de realizar a inscrição, o candidato deve preencher um
cadastro no site www.anpad.org.br/teste, caso ainda
não o tenha feito para uma edição anterior.
1.7. O processo de inscrição no Teste
ANPAD independe do processo de seleção adotado pelas instituições
usuárias do Teste. Portanto, além da inscrição para o Teste ANPAD,
os candidatos também precisam efetuar a inscrição nos respectivos
departamentos ou secretarias dos cursos ou empresas de seu
interesse.
SEÇÃO
III. REALIZAÇÃO DO TESTE
3.1
Disposições gerais sobre a realização do Teste
3.1.2
O Teste ANPAD é composto por cinco provas: Raciocínio Lógico,
Raciocínio Quantitativo, Português, Inglês e Raciocínio Analítico,
cada qual com 20 questões de múltipla escolha compostas por 05
(cinco) alternativas.
Teste ANPAD > Provas > Objetivo, Metodologia e Bibliografia >
Raciocínio Analítico
http://testeanpad.tempsite.ws/provas/analitico.jsp
Prova
de Raciocínio Analítico
Objetivos e metodologia
A
prova de Raciocínio Analítico objetiva testar a habilidade do
candidato em avaliar uma suposição, inferência ou argumento. Uma
suposição significa um ato ou efeito de supor, estabelecer ou
alegar por hipótese ou conjectura. Uma inferência significa um ato
ou efeito de inferir, tirar por conclusão ou deduzir por
raciocínio. Um argumento significa um raciocínio, indício ou prova
pela qual se tira uma conseqüência ou dedução.
Cada questão consiste em um pequeno enunciado seguido por uma
questão com cinco respostas possíveis acerca desse enunciado. A
tarefa do candidato é escolher a melhor dentre essas
respostas.
Embora os enunciados abordem diversos temas, estes são
auto-suficientes em termos de compreensão do tema, não requerendo
do candidato o conhecimento prévio do assunto tratado; portanto,
o foco da questão privilegia a análise do argumento, da
suposição ou da inferência contidos no contexto do enunciado,
e não em conhecimentos prévios sobre o tema do enunciado em si.
Considerações do Erlei.
O Hemisfério Direito (HD), dominante em 63% da população, não
consegue identificar e escolher “a melhor dentre essas
respostas”, como propõe o Teste de Raciocínio Analítico da
ANPAD. Isso porque o Hemisfério Direito (HD) é holístico,
criativo, intuitivo, espacial, imaginativo e sintetizador,
mas o HD nunca é analítico. Por isso o Teste de Raciocínio
Analítico, tendo caráter eliminatório, certamente obstaculará a
aprovação de pessoas que tenham prevalência do Hemisfério Direito
(HD). Como se essas pessoas HD, que são sintéticas, holísticas,
intuitivas, imaginativas e criativas, não fossem capazes de ser:
cientistas, professores, administradores etc. Vide mais opiniões!
http://contabilidadefinanceira.blogspot.com/2009/01/observacoes-sobre-o-teste-anpad.html
http://site.suamente.com.br/programacao-neurolinguistica-usando-os-dois-hemisferios-cerebrais/
http://www.spi.pt/documents/books/inovint/gi/acesso_ao_conteudo_integral/capitulos/3.1/cap_apresentacao.htm
Ainda sobre a utilização de Testes Eliminatórios contra o
Hemisfério Direito, desta vez em relação a idiomas que também é
uma das habilidades apenas do Hemisfério Esquerdo, vejam que a
UFPR entende que o Teste de Proficiência em Língua Estrangeira,
eliminatório, também fecha caminhos para alunos da Escola Pública
em geral.
http://www.ppge.ufpr.br/ata_mai_10.pdf
- Vide linha 93 da ATA
Os Hemisférios Cerebrais HE e HD e
suas interferências em Salas de Aula
INFORMAÇÕES SOBRE
HEMISFÉRIOS CEREBRAIS – Português
INFORMAÇÕES SOBRE HEMISFÉRIOS CEREBRAIS – Inglês
INFORMAÇÕES SOBRE DOMINÂNCIA CEREBRAL – Misto
Referências Bibliográficas
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de Pessoas. São Paulo: Campus, 2004-A. |
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Abaixo, algumas ideias e propostas para
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