ANEXO 02

 

Projeto  Anti-Estresse  Organizacional

 

 

Neste tópico é detalhado o Projeto Anti-Estresse Organizacional em termos de pesquisas necessárias no Mestrado e no Doutorado. A proposta desse Projeto é que os Graduandos não sejam preparados só tecnicamente mas que as Escolas dêem ênfase também ao desenvolvimento pessoal dos alunos. Além disso, citamos as necessidades de mudanças didáticas por parte dos(as) professores(as) em salas de aula, caso as Pesquisas Científicas do Projeto sejam validadas e aplicadas. Em seguida são explicados os conceitos de Hemisfério Cerebral Esquerdo (HE) e Hemisfério Cerebral Direito (HD). É mostrado também a realidade  brasileira sobre a discriminação às pessoas que são orientadas pelo Hemisfério Direito do Cérebro (HD), feitas pelas pessoas que são orientadas pelo Hemisfério Esquerdo do Cérebro (HE). Aqui começamos a falar sobre o Teste ANPAD e o seu teste de Raciocínio Analítico que, aplicado em caráter eliminatório,  fere a nossa Constituição Federal. Finalizando, disponibilizamos centenas de links em português, inglês, espanhol etc, que fornecem todas as informações e os conceitos legais e técnicos sobre os Hemisférios Cerebrais (HE) e (HD).

 

Seguindo ...

 

 

Projeto  Anti-Estresse  Organizacional

  

O Projeto Anti-Estresse Organizacional é, realmente, um Projeto bastante complexo! Programado para ser Pesquisado durante o meu Mestrado e o meu Doutorado ele tem algumas nuances. Os itens nº 1 e 2 (abaixo) fizeram parte da Proposta de Pesquisa e constituem-se em uma proposta realmente inovadora uma vez que, através de pesquisas na internet, não detectei qualquer proposta anti-estresse organizacional, com essa abordagem, no Brasil e em nenhum outro país. Em relação ao item nº 3 explicaremos mais abaixo o que ele significa.

 

1 – No Mestrado, as pesquisas serão verticalizadas para o universo dos Graduados (pessoas que já se formaram em um Curso Superior, estejam trabalhando em empresas e sejam líderes de, no mínimo, um grupo de 7 pessoas). Serão fornecidos a eles os conhecimentos sobre as teorias comportamentais de Motivação, Dominância Cerebral e Análise Transacional. Os Graduados também farão os testes e terão acesso aos gráficos que mostram seus perfis comportamentais. Os resultados dos gráficos e os conhecimentos servirão para que cada Graduado, apenas ele, se auto-analise.  E aí eles vão dizer se esses conhecimentos os ajudam ou podem ajudá-los a minimizar o estresse organizacional.

 

2 – No Doutorado as pesquisas terão uma função muito mais ampliada. Está programado para que sejam fornecidos a Graduandos e Professores(as) os mesmo conhecimentos fornecidos aos Graduados, ocasião em que captaremos deles suas opiniões e percepções sobre a aplicabilidade dos conhecimentos das teorias comportamentais na vida profissional futura dos Graduandos. Os Graduandos e os Professores(as) farão os testes e terão acesso aos gráficos que mostram seus perfis comportamentais. Os resultados dos testes e os conhecimentos servirão para que cada Graduando ou Professor(a), apenas eles, se auto-analisem. Os(as) professores(as) também externarão suas opiniões sobre o que está sendo aplicado aos Graduandos e também farão suas próprias auto-análises.

 

Em que pese estar programado que o item nº 3 (logo abaixo) também fará parte da Proposta de Pesquisa no Doutorado o seu conteúdo ainda não foi externado por mim pois eu tinha só 5 páginas para apresentação da Proposta de Pesquisa do Mestrado. Então o item nº 3, mesmo não sendo uma novidade em termos de conhecimento ele é uma novidade em termos de aplicação pois nenhum país ousou colocá-lo em prática, incluindo o Brasil. Isso porque a resistência para que esse conhecimento seja colocado em prática é muito grande, principalmente por parte do conservador Sistema de Ensino, conforme será demonstrado pelos links e bibliografias a seguir. Talvez isso possa ser diferente de ora por diante e ter um caminho mais aberto devido à criação do ousado Consórcio formado pelas Universidades Federais do Sul-Sudeste de Minas Gerais (UNIFAL-MG, UNIFEI, UFJF, UFLA, UFSJ, UFOP e UFV).

 

3 – No caso dos(as) professores(as), além do tema Dominância Cerebral que fará parte da Pesquisa de Doutorado, iremos focar também um assunto que envolve o conteúdo e a forma da Educação no Brasil: a influência dos Hemisférios Cerebrais Esquerdo e Direito dentro das salas de aula. Já existe um amplo consenso mundial de que a sociedade, notadamente as escolas, sempre fizeram discriminações a pessoas que têm orientação para o Hemisfério Direito do Cérebro, ou seja, só valorizando as pessoas que tenham comportamentos orientados pelo Hemisfério Esquerdo do Cérebro. Todos os países já têm conhecimento desse problema mas nenhum teve ainda a ousadia de combater essa anomalia. Um conhecimento que, na prática, questiona profundamente a didática que vem sendo utilizada pelos professores(as) em todos os níveis da educação. E aí eu levanto essa questão! Será que esse assunto sobre Hemisférios Cerebrais, que certamente proporá uma mudança profunda na didática e no conteúdo do Ensino Brasileiro não poderia ser colocado para discussão no Consórcio das Universidades Federais, desde já, antes mesmo de ser apresentado e pesquisado na Proposta de Pesquisa do meu Doutorado? Se a ousadia e a inovação parecem ser características comuns a essas “Sete Irmãs”, por que não? Vejam os links abaixo alguns comentários sobre a qualidade do Ensino Superior no Brasil.

http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/ler.php?modulo=17&texto=1739

http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/ler.php?modulo=19&texto=1196

 

Nesse aspecto de ousadia e de inovação, não há como evitar que nos remetamos à mais aberta Universidade do mundo, onde a convivência dos contrários é totalmente pacífica: a Universidade de Berkeley, Califórnia (fundada em 1869). Entre outras distinções, o corpo docente da Universidade, alunos e pesquisadores, já ganharam 66 prêmios Nobel , 9 Wolf prêmios , 7 Medalhas Fields , 12 prêmios Turing , 43 MacArthur Fellowships , 19 Academy Awards e 11 prêmios Pulitzer . Com certeza, muitos dos premiados são guiados pelo Hemisfério Direito.

 

 

Proposta de Reflexão!

 

Hemisfério Esquerdo   versus   Hemisfério Direito

 

Na teoria do Dr. Roger W. Sperry, ele imaginou o nosso cérebro, tendo dois hemisférios: um esquerdo e um direito, sistema este que já foi confirmado pela ciência neuropsicológica, onde ficou estabelecido que as nossas habilidades mentais são lateralizadas e o Sistema Límbico e o Neocórtex são compostos de dois hemisférios cada um: esquerdos e direitos. Sua teoria prevê conectores que provêm caminhos de comunicação entre as metades esquerda e direita e vice-versa.

 

A pesquisa que deu origem a esta teoria iniciou-se nas décadas de 1950/60, quando o Dr. Roger W. Sperry e sua equipe, para reduzir os efeitos da epilepsia, desfaziam as conexões entre os hemisférios direito e esquerdo do cérebro dos seus pacientes. Por meio dessas experiências, os estudos de Sperry confirmaram que os dois lados do cérebro cumpriam funções diferentes. O lado esquerdo (que controla o lado direito do corpo) lida, principalmente, com a lógica, a linguagem e o tempo. O lado direito (que controla o lado esquerdo do corpo) trabalha com intuição, emoção, visão, imaginação e orientação espacial. Pelo seu trabalho sobre Hemisférios Cerebrais, o Dr. Roger W. Sperry ganhou o Prêmio Nobel de Medicina, em 1981.

 

Essas descobertas de Sperry foram confirmadas por vários outros cientistas. A partir de então, começaram as pesquisas para tentar mapear e identificar qual a porção do cérebro humano (hemisférios esquerdo e direito) era mais utilizada pela maioria das pessoas. Essas pesquisas apontaram que o nosso habitat (a família, a comunidade, o país, a educação escolar que recebemos, etc.) é o responsável pelo direcionamento de utilização dos nossos hemisférios cerebrais. Resumindo, a nossa educação, por valorizar mais a racionalidade, a matemática e o estudo de idiomas é que nos impele a que desenvolvamos muito mais o hemisfério cerebral esquerdo do que o direito. Direcionamento esse que sempre foi muito apoiado pelas empresas.

 

Mais informações sobre Dominância Cerebral, acesse o livro QUEM EH VOCÊ? Pessoal e Profissionalmente?, escrito por este signatário, no site:

http://www.erlei.com.br/PESSOAIS/LIVROS/LDC01.htm

http://www.erlei.com.br/PESSOAIS/LIVROS/LDC02.htm

http://www.erlei.com.br/PESSOAIS/LIVROS/LDC03.htm

http://www.erlei.com.br/PESSOAIS/LIVROS/LDC04.htm

 

 

Hemisfério Direito: alvo de discriminação múltipla?

 

Vejam o que disse o Dr. Roger W. Sperry em 1973, 8 anos antes de ganhar o Nobel.

 

That alternate way of thinking has traditionally been marginalized in corporate America, as it has been in the rest of our culture. Sperry, a biologist with a doctorate in zoology, noted the prejudice in 1973 when he remarked: "Our educational system, as well as science in general, tends to neglect the nonverbal form of intellect. What it comes down to is that modern society discriminates against the right hemisphere.”

 

Tradução

Essa forma alternativa de pensamento tem sido tradicionalmente marginalizada no sistema empresarial corporativo americano, tal como tem sido no resto da nossa cultura. Sperry, um biólogo com doutorado em zoologia, observou o prejuízo em 1973, quando ele comentou: "Nosso sistema educacional, assim como a ciência em geral, tende a negligenciar a forma não-verbal de intelecto. O que acontece é que a sociedade moderna discrimina e atua contra o hemisfério direito. "

 

 

Realidade brasileira sobre a discriminação às pessoas

que são orientadas pelo Hemisfério Direito do Cérebro

 

 

Antes de entrarmos na discussão de como o Hemisfério Esquerdo (HE) e Hemisfério Direito (HD) interferem na qualidade do sistema educacional dentro das salas de aula, vamos mostrar como acontece a discriminação do Hemisfério Esquerdo (HE) contra o Hemisfério Direito (HD) fora das salas de aula, no Brasil.

 

 

Hoje, essa discriminação do HE ao HD está tão clara e ostensiva  que já no processo de seleção, muitas Escolas de Ensino Superior, Ufla entre elas, utilizam-se de Testes Analíticos, eliminatórios! Com isso, a seleção deixou de ser um “meio” para ter um “fim”, qual seja, discriminar abertamente as pessoas orientadas pelo HD.  No aspecto da legalidade, essa discriminação às pessoas que são mais atuantes pelo Hemisfério Direito, como é o meu caso e de 63% da população, afronta o Art. 3º - IV da Constituição Federal do Brasil, além dos Regimentos e Estatudos das próprias Universidades. Discriminação essa, portanto, que pode ser passível de ação judicial por parte de qualquer um dos alunos que se sentir prejudicado. Um atestado de incongruência e ilegalidade que poderá trazer um prejuízo incalculável para a imagem social de qualquer Instituição de Ensino Superior (IES) envolvida no caso. A ANPAD, que fornece o Teste, não tem culpa já que não é ela que o faz ser eliminatório! São as Universidades que usam o Teste ANPAD que o faz eliminatório.

 

Constituição Federal do Brasil

Art. 3º – Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

 

Estatuto da UFLA

Art. 2o A Universidade gozará de autonomia didático-científica, disciplinar, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, nos termos da legislação vigente, e reger-se-á pelos seguintes princípios:

I. liberdade de ensino, pesquisa e extensão, bem como de divulgação do pensamento, da arte e do saber;
II. pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
VI. respeito à pessoa e a seus direitos fundamentais;

 

Regimento Geral da UFLA

TÍTULO II

DA INSTITUIÇÃO

CAPÍTULO I

DA PERSONALIDADE E AUTONOMIA

Art. 5º É garantida a liberdade de manifestação de pensamento e a livre produção e transmissão de conhecimento.

Art. 6º É vedada à UFLA tomar posição sobre questões político-partidárias e religiosas, bem como adotar medidas baseadas em preconceitos de qualquer natureza

 

Fato é que, pelo método de seleção em tela, as pessoas abaixo, que notadamente foram guiadas pelo Hemisfério Direito, provavelmente jamais entrariam no Mestrado ou no Doutorado que tivesse um Teste de Raciocínio Analítico, eliminatório:   Albert Einstein, Thomas Edison, Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, Pablo Picasso, Rembrandt Harmenszoon Van Run, Walt Disney, General George Patton, Nelson Rockefeller, Hans Christian Anderson, Leonardo da Vinci, Sir Winston Churchill, Benjamin Franklin, John F. Kennedy, Wolfgang Amadeus Mozart, John Lennon, Louis Pasteur, Orville and Wilber Wright, Alexander Graham Bell, Ludwig Van Beetoven, Thomas Jefferson, George Washington, Vincent Van Gogh, Agatha Christie, Ernest Hemmingway, Mark Twain, Anna Roosevelt, Woodrow Wilson, IV Rei Gustavo da Suécia, Marie and Pierre Curie, Socrates, Galileo Galilei, F. Scott Fitzgerald, Abraham Lincoln, Steven Spielberg, Bill Gates etc.  Vide links abaixo!

http://www.sensory-processing-disorder.com/The_SPD_Companion-right-and-left-brain-learning-styles.html

 

Albert Einstein é citado aqui mais porque existem registros de que ele tinha alguma dificuldade no Hemisfério Cerebral Esquerdo (fala, leitura, matemática), o que não o impediu de ser o que foi, usando o Hemisfério Direito. São dele, as célebres frases: “O pensamento lógico pode levar você de A a B, mas a imaginação te leva a qualquer parte do Universo”; “A imaginação é mais importante que o conhecimento”.

http://revistadeciframe.com/2009/03/23/albert-einstein-de-garoto-com-problemas-intelectuais-a-genio/

 

 

Sobre o Teste de Raciocínio Analítico, eliminatório!

 

 

O candidato que já fez exame em busca de emprego pode ter estranhado a metodologia da atividade empregada. São aplicados desenhos, riscos e testes, entre outros. Para quem realiza os testes não há nada de estranho. “O objetivo é avaliar a capacidade de raciocínio analítico e abstrato, potencial de criatividade, solução de problemas, questões de personalidade e relacionamento interpessoal e administração de conflitos”, explica o diretor da Active Educação e Desenvolvimento Humano, Marco Antonio Lampoglia. Segundo ele, há poucas ferramentas disponíveis, mas as que existem têm excelente resultado. Lampoglia conta que os exames variam de acordo com a cultura de cada empresa e do tipo de profissional que ela quer contratar. A analista de Recursos Humanos Junior do Hospital Amaral Carvalho, Aline Cristina Branco, diz que os testes psicológicos têm o objetivo de avaliar os aspectos da personalidade da pessoa e os cargos mais apropriados para cada candidato.

 

“É importante ressaltar que o teste psicológico é apenas mais um instrumento de avaliação que, juntamente com a entrevista e os testes técnicos, definirá o melhor perfil para a vaga”, explica Aline. (AZ)

http://www.comerciodojahu.com.br/novo/Local/TESTES+AVALIAM+RACIOCINIO+ANALITICO+E+CRIATIVIDADE.html

 

Considerações do Erlei. O teste de Raciocínio Analítico, aplicado em organizações para selecionar uma pessoa específica  para  um cargo específico de uma empresa específica  é aceitável pois tenta selecionar o melhor perfil para uma vaga.  Entretanto, eu entendo que é questionável se esse teste, em caráter eliminatório, for aplicado em seleção pública. Como é o caso de uma Pós-Graduação, por exemplo, onde não se sabe que tipo de atuação o Mestrando ou o Doutorando vai ter no futuro! Mais do que questionável, como já dito, esse teste é ilegal já que preconceituar e discriminar pessoas que são mais atuantes pelo Hemisfério Direito, é uma afronta ao Art. 3º - IV da Constituição Federal do Brasil e aos próprios Regimentos e Estatutos das Universidades, como mostrado acima. Isso, sem considerar que o teste está barrando a entrada na Pós-Graduação de pessoas cuja especialidade e capacidade mental é de serem sintéticas, holísticas, intuitivas, imaginativas  e criativas.

 

Agora vejam que ironia! Em artigo que está disponível no site da ANPAD em Opinião – Julho/2004 (link abaixo), a Dra. Sylvia Maria Azevedo Roesch, uma pessoa ligada à época à ANPAD cobra maior desempenho na produção científica na área de Administração no Brasil. Ela quer mais originalidade, inovação! Mas como isso poderá ser possível se os DAE’s do Brasil utilizam os testes analíticos fornecidos pela própria ANPAD para seleção ao Mestrado e ao Doutorado, eliminatoriamente? O Teste ANPAD, discriminando a entrada na Pós-Graduação de pessoas guiadas pelo Hemisfério Direito, futuros cientistas que são sintéticos, holísticos e criativos, além de serem capazes de “pensar o impensável”, jamais conseguirão contribuir para a produção de inéditos e inovadores conhecimentos. Daí, o nível da produção do conhecimento científico nos DAE’s das Universidades deverá continuar com baixo desempenho, segundo avaliação da Dra. Sylvia.  Aliás, eu mantive contato com a Dra. Sylvia, que atualmente mora na Inglaterra, propondo trocarmos algumas ideias sobre esse nosso antagonismo. Ela se disse indisponível e desinteressada em discutir esse tema. Vide artigo abaixo:

http://www.anpad.org.br/index_opiniao_opiniao.php?cod_informativo=4

 

 

O TESTE ANPAD tal como está no site!

http://testeanpad.tempsite.ws/inscricoes/index.jsp

 

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO - ANPAD

EDITAL N.º 08/2010 - TESTE ANPAD

EDIÇÃO DE SETEMBRO DE 2010


A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO - ANPAD torna pública a abertura das inscrições para o Teste ANPAD - Edição de Setembro de 2010. Poderão realizar o teste todas as pessoas (i) que desejam participar de processos de seleção (quer de universidades, quer de empresas) que exijam pontuação no Teste ANPAD e/ou (ii) que desejam obter uma certificação de seus conhecimentos nas matérias que compõem o Teste ANPAD.



SEÇÃO I. DISPOSIÇÕES GERAIS

 

1.1. O Teste ANPAD - Edição de Setembro de 2010 será realizado de acordo com as normas deste edital.

 

1.2. O Teste ANPAD é um exame de proficiência que envolve conhecimentos em língua portuguesa, língua estrangeira (inglês) e raciocínios lógico, quantitativo e analítico. Esse exame tem sido utilizado em processos de seleção de cursos de pós-graduação stricto sensu e de cursos profissionalizantes nas áreas de Administração e Ciências Contábeis, além de processos seletivos de diversas organizações, doravante denominadas instituições usuárias do Teste.


1.3. A relação das instituições usuárias do Teste encontra-se no site www.anpad.org.br/teste, na seção "Instituições usuárias".

 

1.4. O Teste ANPAD não garante vagas nem seleciona candidatos; apenas oferece a pontuação alcançada pelo candidato. A seleção é de exclusiva responsabilidade das instituições usuárias do Teste, as quais se baseiam, dentre outros critérios, na pontuação atingida pelos candidatos.


1.5. O candidato pode submeter-se ao Teste ANPAD quantas vezes desejar. O resultado obtido terá validade de, no máximo, dois anos (o correspondente às seis últimas edições).

 

1.6. Antes de realizar a inscrição, o candidato deve preencher um cadastro no site www.anpad.org.br/teste, caso ainda não o tenha feito para uma edição anterior.


1.7.
O processo de inscrição no Teste ANPAD independe do processo de seleção adotado pelas instituições usuárias do Teste. Portanto, além da inscrição para o Teste ANPAD, os candidatos também precisam efetuar a inscrição nos respectivos departamentos ou secretarias dos cursos ou empresas de seu interesse.

 

SEÇÃO III. REALIZAÇÃO DO TESTE

 

3.1 Disposições gerais sobre a realização do Teste

 

3.1.2 O Teste ANPAD é composto por cinco provas: Raciocínio Lógico, Raciocínio Quantitativo, Português, Inglês e Raciocínio Analítico, cada qual com 20 questões de múltipla escolha compostas por 05 (cinco) alternativas.

  

Teste ANPAD > Provas > Objetivo, Metodologia e Bibliografia > Raciocínio Analítico

http://testeanpad.tempsite.ws/provas/analitico.jsp

 

Prova de Raciocínio Analítico

Objetivos e metodologia

 

A prova de Raciocínio Analítico objetiva testar a habilidade do candidato em avaliar uma suposição, inferência ou argumento. Uma suposição significa um ato ou efeito de supor, estabelecer ou alegar por hipótese ou conjectura. Uma inferência significa um ato ou efeito de inferir, tirar por conclusão ou deduzir por raciocínio. Um argumento significa um raciocínio, indício ou prova pela qual se tira uma conseqüência ou dedução.


Cada questão consiste em um pequeno enunciado seguido por uma questão com cinco respostas possíveis acerca desse enunciado. A tarefa do candidato é escolher a melhor dentre essas respostas.


Embora os enunciados abordem diversos temas, estes são auto-suficientes em termos de compreensão do tema, não requerendo do candidato o conhecimento prévio do assunto tratado; portanto, o foco da questão privilegia a análise do argumento, da suposição ou da inferência contidos no contexto do enunciado, e não em conhecimentos prévios sobre o tema do enunciado em si.

 

Considerações do Erlei. O Hemisfério Direito (HD), dominante em 63% da população, não consegue identificar e escolher “a melhor dentre essas respostas”, como propõe o Teste de Raciocínio Analítico da ANPAD. Isso porque o Hemisfério Direito (HD) é holístico, criativo, intuitivo, espacial, imaginativo e sintetizador, mas o HD nunca é analítico. Por isso o Teste de Raciocínio Analítico, tendo caráter eliminatório, certamente obstaculará a aprovação de pessoas que tenham prevalência do Hemisfério Direito (HD). Como se essas pessoas HD, que são sintéticas, holísticas, intuitivas, imaginativas e criativas, não fossem capazes de ser: cientistas, professores, administradores etc. Vide mais opiniões!

http://contabilidadefinanceira.blogspot.com/2009/01/observacoes-sobre-o-teste-anpad.html

http://site.suamente.com.br/programacao-neurolinguistica-usando-os-dois-hemisferios-cerebrais/

http://www.spi.pt/documents/books/inovint/gi/acesso_ao_conteudo_integral/capitulos/3.1/cap_apresentacao.htm

  

Ainda sobre a utilização de Testes Eliminatórios contra o Hemisfério Direito, desta vez em relação a idiomas que também é uma das habilidades apenas do Hemisfério Esquerdo, vejam que a UFPR entende que o Teste de Proficiência em Língua Estrangeira, eliminatório, também fecha caminhos para alunos da Escola Pública em geral.

http://www.ppge.ufpr.br/ata_mai_10.pdf  - Vide linha 93 da ATA

 

 

Os Hemisférios Cerebrais HE e HD e

suas interferências em Salas de Aula

 

INFORMAÇÕES SOBRE  HEMISFÉRIOS CEREBRAIS – Português

 

http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/ler.php?modulo=19&texto=1166 - Adestrar x Educar

http://www.ced.ufsc.br/yoga/hemisferios.html - Hemisférios Cerebrais

http://marcelao.wordpress.com/2009/01/11/livro-o-cerebro-do-futuro-a-revolucao-do-lado-direito-do-cerebro/ - Recomendar livro!

http://educacaoexecutiva.com.br/documents/dominancia_cerebral.pdf - Dominância

http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/textos.php?modulo=8  - Vários

http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/ler.php?modulo=8&texto=351 – Argentino

http://www.iansi.org/cl_neuro_hemisferios.asp - HE e HD

http://www.portaldapsique.com.br/Artigos/Quadratividade_Cerebral.htm - Maria Rita

http://www.rh.com.br/Portal/Mudanca/Artigo/3189/coracoes-e-mentes-uma-reflexao-sobre-mudancas.html - Maria Rita Gramigna mudança para HD

http://www.wharton.universia.net/index.cfm?fa=viewArticle&id=1735&language=portuguese  - Muito bom! HE x HD. Ásia e Índia.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-nervoso/hemisferios-cerebrais.php - Hemisférios Cerebrais + testes - I

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-nervoso/hemisferios-cerebrais-2.php  - Hemisférios Cerebrais + testes - II

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-nervoso/hemisferios-cerebrais-2.php  - Hemisférios Cerebrais + testes - III

http://www.ead.fea.usp.br/semead/11semead/resultado/trabalhosPDF/360.pdf - Liderança conf. Dominância

http://www.peabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=8619 - Comunidades

http://www.cerebromente.org.br/n15/mente/lateralidade.html  - HE e HD frutas e fotos

http://www.infonet.com.br/fernandoviana/ler.asp?id=73652&titulo=Fernando_Viana  - HE, HD e Dominância

http://www.cerebromente.org.br/n12/opiniao/criatividade2.html  - HD e Inteligências Múltiplas

http://www.scribd.com/doc/13460268/Aula-2-Relacionamento-Interpessoal-2  - Teste e Dominância

http://www.manesrh.com.br/ler/3/3/51/lideranca_motivacional_extraindo_o_melhor_de_cada_profissional - Dominância e Liderança

http://www.psicologia10.com.br/cursos/treinamento-do-cerebro/  - Treinamento do cérebro

http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/ler.php?modulo=8&texto=447 – Estilo Aprendizagem

http://www.scribd.com/doc/34214514/O-que-e-Dominancia-Cerebral  - Dominância Cerebral

http://www.decram.com.br/ebook/Lideranca.pdf - Teste DC e liderança

http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9rebro_humano – Cérebro

http://www.cerebro10.com/index.php?pag=menu&idmenu=154 – HE e HD Treinamento Mente

http://www.unihorizontes.br/novosite/banco_dissertacoes/170820091419345504.pdf  - Dissertação sobre Jogos, Ver Página 30 desse link acima

http://www.triadedotempo.com.br/conteudo.asp?cd=76  - HE e HD

http://www.vidaleve.com.br/Conteudo.asp?id=368 – HE e HD

http://www.vidaleve.com.br/conteudo.asp?id=382 – Analítico ou Holístico?

http://www.vidaleve.com.br/Conteudo.asp?id=405 – Integração Cerebral

http://www.vidaleve.com.br/Conteudo.asp?id=427  - Integração II

http://www.vidaleve.com.br/Conteudo.asp?id=443  - Neuróbica

http://www.vidaleve.com.br/Conteudo.asp?id=468  - O conhecimento

http://www.vidaleve.com.br/Conteudo.asp?id=484  - Explorando cérebro uno

http://www.vidaleve.com.br/Conteudo.asp?id=505  - Entre Sinapses

http://www.vidaleve.com.br/Conteudo.asp?id=525  - Provocador intelectual

http://www.vidaleve.com.br/Conteudo.asp?id=544  - DC x Gramática I

http://www.vidaleve.com.br/Conteudo.asp?id=564  - DC x Gramática II

http://www.vidaleve.com.br/Conteudo.asp?id=584 – DC x Gramática III – Teste

http://www.vidaleve.com.br/Conteudo.asp?id=603  - Aprendizagem

http://www.vidaleve.com.br/conteudo.asp?id=642 – Comunicação Profissional

http://www.vidaleve.com.br/conteudo.asp?id=671 - Memória

http://www.vidaleve.com.br/conteudo.asp?id=687  - Reflexão

http://blog.tiagoreis.com.br/?cat=152  - Dominância e Liderança

http://www.infonet.com.br/fernandoviana/ler.asp?id=48842&titulo=Fernando_Viana - Dominância

http://www.igf.com.br/aprende/dicas/dicasResp.aspx?dica_Id=5932  - Dominância

http://www.efdeportes.com/efd141/estimulacao-cerebral-em-escolares-com-dificuldades-em-atencao.htm  - Ondas Alfa, Beta ... e Crianças dificuld. De atenção.

http://www.teias.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=314:dominancia-cerebral-&catid=14:inteligencia-emocional&Itemid=19  - Dominância

http://www.sistemanervoso.com/pagina.php?secao=2&materia_id=464&materiaver=1  - Anatomia Cerebral

http://www.psiquiatriageral.com.br/cerebro/index.htm  - Índice Geral vários assuntos

http://www.conexaocoracao.com.br/artigos/conexao.htm  - Coração e mente

http://www.psiquiatriageral.com.br/cerebro/cerebro_e_a_linguagem.htm  - Cérebro e a linguagem

http://www.smec.salvador.ba.gov.br/documentos/uniced/Trabalho_Equipe.pdf - Dominância + teste DC

http://www.nce.ufrj.br/ginape/publicacoes/trabalhos/renatomaterial/neurociencia.htm  Distúrbios da fala, neurociência e HE e HD

http://www.sk.com.br/sk-apre2.html  - HE e HD no aprendizado de línguas

http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Maximizacao_do_potencial_das_equipes_x_quadratividade_cerebral.htm  - DC e Equipes

http://www.efagundes.com/webcast/?p=33 – Gestão Pessoas em TIC

http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/ler.php?modulo=17&texto=1008 – Ensino mais holístico

http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/textos.php?modulo=1 – Aprendizagem

http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/textos.php?modulo=2 – Fora do ar

http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/textos.php?modulo=3 – Aula expositiva

http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/textos.php?modulo=4 – Avaliação da Aprendizagem

http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/textos.php?modulo=5 – Avaliação do professor

http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/textos.php?modulo=6 – Avaliação Progr. e Instituic.

http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/textos.php?modulo=7 – Capacitação de Professores

http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/textos.php?modulo=8 – Cerebro e aprendizagem

http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/textos.php?modulo=9 – Construtivismo

http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/textos.php?modulo=10 – Educação na Soc. Inform.

http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/textos.php?modulo=11 – Ensino à distância

http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/textos.php?modulo=12 – Ensino e aprendizagem

http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/textos.php?modulo=13 – Ensino não diretivo

http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/textos.php?modulo=14 – Métodos de ensino

http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/textos.php?modulo=15 – Métodos grupais

http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/textos.php?modulo=16 – Planejamento acadêmico

http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/textos.php?modulo=17 – Qualidade no Ens. Super.

http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/textos.php?modulo=18 – Tecnologia instrucional

http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/textos.php?modulo=19 – Universidade no Brasil

http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/textos.php?modulo=20 – Coletando inform. internet

http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/textos.php?modulo=21 – Metodologia da pesquisa

http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/textos.php?modulo=22 – Pesq. Bibliografia internet

 

 

INFORMAÇÕES SOBRE  HEMISFÉRIOS CEREBRAIS – Inglês

 

http://www.nytimes.com/2008/04/06/business/worldbusiness/06iht-unbox07.1.11694141.html

http://www.imagechoice.com/Leadership_Coaching.html

http://grammargirl.livejournal.com/535423.html

http://www.acceleratedlearningmethods.com/right-brain-games.html

http://www.acceleratedlearningmethods.com/brain-functions.html

http://www.selfgrowth.com/articles/the-value-of-strong-right-hemisphere-thinking

http://neuropolitics.org/Conservative-Left-Brain-Liberal-Right-Brain.htm

http://bama.ua.edu/~st497/pdf/rightorleftbrain.pdf

http://hubpages.com/hub/Left_Right_Brain

http://www.speechmastery.com/mind.html

http://www.jwelford.demon.co.uk/brainwaremap/lrbrain.html

http://www.shamozzle.com/RightLeftBrainTest.html

http://www.iqtestexperts.com/left-right-brain.php

http://www.babysensory.com/Downloads/LeftRightBrainEN.pdf

http://web-us.com/brain/braindominance.htm

http://www.testcafe.com/lbrb/

http://www.pagnez.com/dominanciacerebral.php

http://www.nwlink.com/~donclark/knowledge/right_left_brain.html

http://www.singsurf.org/brain/rightbrain.php

http://web-us.com/brain/lrbrain.html

http://littlegems.in/blog/early_education/right-brain-and-left-brain-learningfunctionsdominance-brain-facts/

http://www.boardingschoolsinfo.com/boarding-school/improving-academic-success-with-right-brain-learning-methods.htm

http://www.livestrong.com/article/155369-left-right-brain-learning/

http://middlepath.com.au/eyesite/hemsphr.php

http://www.cyberlepsy.com/brain_lr.htm

http://www.bbc.co.uk/news/health-11181457

http://painting.about.com/od/rightleftbrain/a/Right_Brain.htm

http://www2.scholastic.com/browse/article.jsp?id=3629

http://serendip.brynmawr.edu/exchange/node/1733

http://www.sensory-processing-disorder.com/The_SPD_Companion-right-and-left-brain-learning-styles.html

http://www.squidoo.com/braintest

http://subconsciouslearning.com/Left_Brain_Right_Brain.php

http://www.occamsdonkey.com/2008/08/mind-myth-2-left-brain-right-brain.html

http://www.mitpressjournals.org/doi/abs/10.1162/jocn.2010.21508

http://www.cal.org/resources/digest/0012brain.html

http://www.wired.com/wired/archive/13.02/brain.html

http://www.abc.net.au/science/features/brain/

http://web-us.com/brain/lrbrain.html

http://www.latimes.com/news/obituaries/la-sci-politics10sep10,0,2687256.story

http://www.researchdimensions.com/article_08.html

http://www.funderstanding.com/content/right-brain-vs-left-brain

http://www.indiaparenting.com/raisingchild/data/raisingchild060.shtml

http://www.usatoday.com/life/lifestyle/2009-07-13-right-vs-left-brains_N.htm

http://en.wikipedia.org/wiki/Cognitive_style

http://www.scienceline.org/2007/10/ask-hsu-spinning-girl-right-left-brain-hemispheres/

http://beyondsuccesslegacy.blogspot.com/2007/11/left-brain-right-heart-individual-in.html

http://www.thepsychologist.org.uk/archive/archive_home.cfm?volumeID=19&editionID=135&ArticleID=1020

http://www.au.af.mil/au/awc/awcgate/army/rotc_right-left_brain.pdf

http://dreamhawk.com/body-and-mind/brain-left-and-right-hemispheres/

http://www.leapingfromthebox.com/art/kmg/learningstyles1.html

http://www.leapingfromthebox.com/art/kmg/learningstyles2.html

http://en.wikipedia.org/wiki/Lateralization_of_brain_function

http://www.holisticeducator.com/hemispheres.htm

http://thebrain.mcgill.ca/flash/d/d_10/d_10_cr/d_10_cr_lan/d_10_cr_lan.html

http://www.hcpro.com/NRS-235661-975/Tips-from-TSE-Right-and-leftbrain-learners-Strategies-to-facilitate-hemisphere-learning.html

http://www.brainskills.co.uk/LeftAndRightBrainWorkingTogether.html

http://www.helium.com/knowledge/65589-right-brain-and-left-brain-learning-styles-explained

http://www.utoronto.ca/neuronotes/SLP/07%20Cerebral%20Hemispheres.pdf

http://www.sciencedaily.com/releases/2004/04/040412012459.htm

http://www.brighthub.com/education/homework-tips/articles/62547.aspx

http://www.ehow.com/way_5403584_right-hemisphere-brain-exercises.html

http://voices.washingtonpost.com/answer-sheet/daniel-willingham/willingham-the-leftright-brain.html

http://www.businessballs.com/benzigerpersonalityassessment.htm

http://www.suite101.com/content/rightleft-brain-background-a2540

http://www.howtodothings.com/health-fitness/how-to-recover-from-a-right-hemisphere-stroke

http://scienceblogs.com/developingintelligence/2007/01/asymmetric_architecture_in_the.php

http://www.amazon.com/Right-Mind-Making-Sense-Hemispheres/dp/0156006278

http://www.educationworld.com/a_tsl/archives/00-1/lesson0020.shtml

http://www.enchantedlearning.com/subjects/anatomy/brain/glossary/

http://ezinearticles.com/?Using-Right-and-Left-Brain-Activities-in-English-Language-Teaching-and-Learning&id=833921

http://www.examiner.com/presentation-skills-in-national/the-left-hemisphere-is-right-while-the-right-hemisphere-is-left

http://www.brillbaby.com/early-learning/right-brain-learning/seeing-like-einstein.php

http://neurodiversity.com/brain_hemispheres.html

http://bcn.sagepub.com/cgi/reprint/4/1/3

http://homepage.mac.com/dgstevenson/quadrants/

http://www.cybersayer.com/eyesite/hemsphr.html

http://brain.web-us.com/brain/braindominance.htm

http://msnbc.com/news/517736.asp

http://ozemail.com.au/ ~ caveman / Criativo / Brain / lrbrain.htm

http://www.3-point.com/

http://www.nldline.com/clikeman.htm

http://macalester.edu/ whathap ~ psych / UBNRP / Split_Brain / Split_Brain_Consciou
sness.html
sness.html

http://www.cerebromente.org.br/n12/opiniao/criatividade2_i.html

http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=evolutionary-origins-of-your-right-and-left-brain

http://www.funderstanding.com/content/right-brain-vs-left-brain

http://www.mathpower.com/brain.htm

http://www.indiana.edu/~primate/brain.html

http://neuropolitics.org/defaultaug06.asp

http://dialogues.rutgers.edu/vol_05/essays/documents/villareal.pdf

http://www.msnbc.msn.com/id/31528521/ns/health-behavior/

http://socrates.berkeley.edu/~ucbpl/docs/63.pdf

http://inferentialfocus.com/who/default.html

http://findarticles.com/p/articles/mi_g2699/is_0002/ai_2699000296/

http://gigamaster.blogspot.com/2008/01/creativity-right-brain-vs-left-brain.html

http://www.engineeringservicesoutsourcing.com/b/fe/2008/04/not-using-our-right-brain-is-just-not.html

http://www.nytimes.com/2008/04/06/business/worldbusiness/06iht-unbox07.1.11694141.html  - do artigo abaixo

http://www.nytimes.com/2008/04/06/business/worldbusiness/06iht-unbox07.1.11694141.html?_r=1

 

 

INFORMAÇÕES SOBRE  DOMINÂNCIA  CEREBRAL – Misto

 

ESTILOS DE APRENDIZAJE

ESTILOS DE APRENDIZAJE CARACTERISTICAS DE LOS SISTEMAS DE REPRESENTACION

ESTILOS DE APRENDIZAJE

ESTILOS DE APRENDIZAJE : MODELO DE LOS CUADRANTES CEREBRALES

ESTILOS DE APRENDIZAJE HABILIDADES ASOCIADOS CON LOS HEMISFERIOS

ESTILOS DE APRENDIZAJE LOS HEMISFERIOS Y EL TRABAJO EN EL AULA

ESTILOS DE APRENDIZAJE ACTIVIDADES PARA LOS DOS HEMISFERIOS

ESTILOS DE APRENDIZAJE: TIPOS DE ALUMNOS NO MODELO KOLB

ESTILOS DE APRENDIZAJE: COMO SELECCIONAMOS Y REPRESENTAMOS LA INFORMACIÓN

ESTILOS DE APRENDIZAJE: VAK EN EL AULA

ESTILOS DE APRENDIZAJE: EL COMPORTAMIENTO SEGUN EL SISTEMA DE REPRESENTACION PREFERIDO

ESTILOS DE APRENDIZAJE: TEST DE SISTEMA DE REPRESENTACION FAVORITO

ESTILOS DE APRENDIZAJE: COMO ORGANIZAMOS LA INFORMACIÓN

ESTILOS DE APRENDIZAJE: MODOS DE PENSAMIENTO DE LOS HEMISFERIOS CEREBRALES

ESTILOS DE APRENDIZAJE: EL MODELO DE LOS HEMISFERIOS CEREBRALES

ESTILOS DE APRENDIZAJE: EL MODELO VAK

ESTILOS DE APRENDIZAJE : EL MODELO DE LAS INTELIGENCIAS MULTIPLAS

ESTILOS E APRENDIZAJE: EL COMPORTAMIENTO SEGUN EL SISTEMA DE REPRESENTACION PREFERIDO

CONHEÇA O CEREBRO HUMANO

CONHECIMENTO DAS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS

ESTILOS DE APRENDIZAGEM: EM BUSCA DAS DIFERENçAS INDIVIDUAIS

 

 

Referências Bibliográficas

 

______. Gestão de Pessoas. São Paulo: Campus, 2004-A.

______. Introdução a Teoria Geral da Administração. 7ª edição. São Paulo: Campus, 2004-B.

A. Damásio, O Erro de Descartes. Companhia das Letras, 1996.

A.R. Damásio, Aphasia - em NewEngland Journalof Medicine, vol. 326, na 8, pág. 531-539, 20 de fevereiro de 1992.

ALARCÃO, Isabel — Professor reflexivo em uma escola reflexiva. Editora Cortez

ALLWRIGHT, D. Exploratory Practice: rethinking practitioner research in language teaching. 2003.

ALLWRIGHT, D. Principles of and for exploratory practice. Mimes. Lancaster University, United Kingdom, 2002

AMEN, DANIEL G. Transforme seu cérebro, transforme sua vida. Editora Mercuryo.

ANDRADE, V. M. (2003). Um diálogo entre a Psicanálise e a neurociência. São Paulo: casa do Psicólogo

ANTUNES, C. As inteligências múltiplas e seus estímulos. 3 ed. Campinas: Papirus, 1998

ASSAD, S. Renato Russo de A a Z - As idéias do líder da Legião Urbana. Editora Letra Livre, 2000.

BERGAMINI, C. W. Psicologia Aplicada à Administração de Empresas. 3ª Edição. São Paulo: Atlas, 1996.

Betty  EdwardsDesenhando com o Lado Direito do Cérebro – Ediouro, 1984

Bialystok, Ellen. "Effects of Bilingualism and Biliteracy on Children's Emerging Concepts of Print". Developmental Psychology, Vol. 33, No. 3.

BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano, compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes, 1999

Brown, H. Douglas. Principles of Language Learning and Teaching. Prentice Hall Regents, 1994.

BRUM, A. M. Face a Face com o endomarketing. Porto Alegre: L&PM, 2005.

BRUNTON, P. Meditations for people in crises. Larson Publication. (Também em português)

Buzan, T.- EL AUTOCONCEPTO. Teoria, medición desarrollo y comportamiento. Bilbao, Ega, 1990.

CÂMARA, C. Cartilha de Normalização I. Ribeirão Preto/SP:2005.

CASTRO, Alfredo Pires de; MARIA, Valéria José. M o t i va çã o  - Como Desenvolver e Utilizar Esta Energia.  Editora Campus, 1998. Acesso em 10 de novembro de 2007. http://www.expressodanoticia.com.br./ –site pesquisado Acesso em: 20 de outubro de 2007.

CELCE-MURCIA, M; HILLES, S. Techniques and resources in teaching grammar. England: Oxford University Press, 1988

Chalvin Marie Joseph, "Los dos cerebros en el aula", TEA Ediciones, Madrid, 1995.

CHIAVENATO, I. Administração de Recursos Humanos: fundamentos básicos. 5ª edição. São Paulo: Atlas, 2003.

Clampitt, Sharon. Age and the Acquisition Process. <http://ponce.inter.edu/proyecto/in/huma/age.html> Inter American University of Puerto Rico.

CUNHA, M. I. Clínica de aprendizagem de língua inglesa. Pesquisas em recursos pedagógicos: Práticas de letramento, PUC, RJ, 2004.

DANIEL PINK - O Cérebro do Futuro – A revolução do Lado Direito do Cérebro

DEUTSCHE Welle. Disponível em: <http://www.dw-world.de.> Acesso em: 10 out. 2007.

Dyamond, A.L.The principle of the Dominants and Hemisphere Interaction.

Eduardo Mayer FagundesArtigos sobre Dominância Cerebral.

ELLIS, R e McCLINTOCK, A. If you take my meaning. Theory into practice in human comunication, Edward Arnold

Elson A. Teixeira  - Aprendizagem e criatividade emocional – Makron Books

EXPRESSO da Notícia. Disponível em: <http://www.expressodanoticia.com.br>. Acesso em: 20 out. 2007.

Folino Juan Carlos, "El modelo Ned Herrmann", Revista Prensa Psicológica, Buenos Aires Setiembre 1994

FREIRE, P. - Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979

Fromkin, Victoria and Robert Rodman. An Introduction to Language. Fort Worth, TX: Harcourt Brace College Publishers, 1974.

GADOTTI, M. Projeto Político Pedagógico da escola: fundamentos para sua realização. In Autonomia da Escola: princípios e propostas. São Paulo: Cortez, 1997

GARDNER, H. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994

GUYTON,Arthur C. Neurociência Básica - Anatomia e Fisiologia - Guanabara-Koogan,2ª edição

H. Damásio e A.R. Damásio, Lesion Analysis em Neuropsychology, Oxford University Press, 1989.

Harpaz, Yehouda. "Myths and misconceptions in Cognitive Science". Human Cognition in the Human Brain. <http://human-brain.org/myths.html>. Online. Nov 1, 2003.

HASBANI, Ghassan. Fazendo Excelentes Apresentações: Coisas que Realmente São Importantes. Tradução de Maria Massaranduba. São Paulo: Market Books, 2001.

Hermínio C. MirandaAlquimia da Mente – Publicações Lachatre, 1994

HOLMES, J. The teacher as researcher. Appleton and Lange/Cepril PUC

HUNTER, J. C. O Monge e o executivo. 10ª edição. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

KHALSA, D. Longevidade do cérebro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

Krashen, Stephen D. Second Language Acquisition and Second Language Learning. Prentice-Hall International, 1988.

Lair Ribeiro Comunicação Global – Ed. Rosa dos Tempos, 1992

LEDOUX,J.(2000). Cérebro emocional: Os misteriosos alicerces da vida emocional. Rio de Janeiro :Objetiva

Lenneberg, Eric H. Biological Foundations of Language. New York: Wiley, 1967.

LINDSTROM, Robert L. Guia Business Week para Apresentações em Multimídia. Tradução de Eliane Bueno Freire. São Paulo: Makron Books, 1995.

M. Habib - Bases Neurologiques des Comportements, Éditions Masson, 1989.
Linguagem e Mente. N. Chomsky, Editora UnB, 1998.

MAGALHÃES, C. A grande luz. Rio de Janeiro: Nórdica, 1999.

MARTINELLI, Dante p.; VENTURA, Carla A. A.; MACHADO, Juliano R. Negociação internacional. Editora São Paulo: Atlas, 2004.

MASETTO, M. T. Aulas vivas. São Paulo: M.G, 1992

MAXWELL, J. C. Desenvolva sua liderança. 1a edição. Rio de Janeiro: Record, 1996.

MILLER, I. et al. Pela qualidade de vida na sala de aula. In 2o Seminário Internacional de Educação. Campinas, 2003

MILLER, I. K. Researching teacher-consultancy via Exploratory Practice, Language Teaching. Research Journal, 2003.

MIRANDA, R. L. Além da Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

MORAES, MARIA CÂNDIDA. O paradigma educacional emergente. Editora Papirus.

Ned Herrmann - The Creative Brain – 1995

ONTORIA, A. Aprender com Mapas Mentais - Editora Madras.

PAGNEZ.COM. http://pagnez.com/modules.php?name=Dominancia_Cerebral acesso em março de 2007.

Patrick Pietroni – Viver Holístico – Summus Editorial

PERRENOUD, P. A prática reflexiva no ofício do professor: Profissionalização e Razão Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002

POLITO, Reinaldo. Recursos Audiovisuais nas apresentações de Sucesso. 3. ed. São Paulo; Saraiva, 1997.

PÓVOA, Helion e AYER, Luciana. Nutrição Cerebral - Editora Objetiva

RAPOSO, E. Teoria da Gramática. A faculdade da linguagem. Lisboa: Editorial Caminho, 1992

READER’S DIGEST. Maximize o potencial do seu cérebro. In ALDRIEDGE, S. Et al, Cérebro esquerdo – cérebro direito. Rio de Janeiro: Seleções do Reader’s Digest, 2004

REIS, A. O. A.; MAGALHÃES, L. M. A. & GONÇALVES, W. L. Teorias da personalidade em Freud, Reich e Jung. São Paulo: EPU,

Revista Ano Zero, Set./91.  “Os Mistérios do Hemisfério Direito”, págs. 26 a 31

Revista Globo Ciência, ano 4 – nº 39 – “Nossos dois Cérebros” págs. 34 a 42

Revista Mundo Mágico: “Revolução na Arte de Pensar”, págs. 84 a 91

Revista Nova Escola – Setembro 1997

Revista Planeta, nº 201 – junho 1989

RICHARDS, C; RODGERS, S. Approaches and methods in language teaching. Cambridge University Press.

ROLFE, R. Os quatro Temperamentos. São Paulo: ARX, 2006.

ROMÃO, J. E. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 1999

Russel, P. The brain book  Ed: A Dutton Book

RUSSO, J. Edward; SCHOEMAKER, Paul J. H. Tomada de decisão: armadilhas. Editora São Paulo: Saraiva, 1993.

SILLAMY, N. Dicionário de psicologia Larousse/Artmed. Porto Alegre: Artmed. 1998.

Springer & DeutschLeft Brain, Right Brain – W.H.Freeman & Co.  New York, 1989 (Tradução de alguns capítulos por Gildemar Carneiro dos Santos).  Publicado em Português: Cérebro Esquerdo, Cérebro Direito – Summus editorial, 1998.)

STOEVESANDT, Daniel. Disponível em: <http://www.dw-world.de. Acesso em: 10 de outubro de 2007.

STOKES,Gordon /WHITESIDE Daniel. - One Brain - Burbank,CA/USA

VASCONCELLOS, Celso — Projeto de ensino—aprendizagem e projeto político-pedagógico. Editora Libertar

VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2005.

VIANA,S.F. Mapeamento Cerebral (agosto/2001). http://www.infonet.com.br/fernandoviana/ler.asp?id=48842&titulo=Fernando_Viana

VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991

WALTHER, David S.- Applied Kinesiology Synopsis. Pueblo,CO/USA, Systems D.C., 1988

WERNECK, H. Pulso forte e coração que ama: A indisciplina tem jeito. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

WERNECK, Hamilton - Reflexão Pedagógica na Linha da Auto-Estima.

Wiasburd, Gilda - Creatividad y Transformación

WILLING, K. Learning styles in adult migrant education. National Curriculum Resource Centre.

 

 

Abaixo, algumas ideias e propostas para

Reforma do Sistema Educacional dos Estados Unidos

 

http://www.grad.washington.edu/envision/

 

http://www.world-prosperity.org/education.htm

http://www.world-prosperity.org/education_2.htm

http://www.world-prosperity.org/education_3.htm

http://www.world-prosperity.org/charter.htm

http://www.world-prosperity.org/healthcare.htm

http://www.world-prosperity.org/politicalreform.htm

 

http://www.education-reform.net/index.htm

http://www.education-reform.net/freedom.htm

http://www.education-reform.net/differences.htm

http://www.education-reform.net/sights.htm

http://www.education-reform.net/brain.htm

http://www.education-reform.net/memory.htm

http://www.education-reform.net/meditation.htm

http://www.education-reform.net/mind_damage.htm

http://www.education-reform.net/identity.htm

http://www.education-reform.net/mental_illness.htm

http://www.education-reform.net/family.htm

http://www.education-reform.net/emotions.htm

http://www.education-reform.net/alienation.htm

http://www.education-reform.net/anger.htm

http://www.education-reform.net/follow_leader.htm

http://www.education-reform.net/dropouts.htm

http://www.education-reform.net/dropouts2.htm

http://www.education-reform.net/storm.htm

http://www.education-reform.net/logic.htm

http://www.education-reform.net/priority.htm

http://www.education-reform.net/institutionalization.htm

http://www.education-reform.net/animals.htm

http://www.education-reform.net/bibliography.htm

http://www.education-reform.net/links.htm

 

 

RETORNAR