RESUMO DA PÁGINA

 

Essa Proposta de Pesquisa foi apresentado junto com toda a documentação ao DAE da UFLA para a Inscrição à Seleção do Mestrado, como uma "INOVAÇÃO". Ao contrário da normalidade das Dissertações de Mestrado, essa minha Proposta de Pesquisa não é a nível Bibliográfico, ou seja, sobre conhecimentos que já estão no mercado, mas sobre um inédito e inovador sistema (conhecimento) que eu desenvolvi e que pode colocar o nosso país, Brasil, num lugar de destaque no ranking mundial de "INOVAÇÕES".

 

 

PROPOSTA DE PESQUISA  -  MESTRADO

 

TEMA

 

REDUÇÃO  DO  ESTRESSE  ORGANIZACIONAL  POR  MEIO  DA

CAPACITAÇÃO  RELACIONAL  E  ATUACIONAL  DOS  ALUNOS

GRADUADOS  PELAS  ESCOLAS  DE  ENSINO  SUPERIOR.

Tema  vinculado  à  Área  de  Concentração  “1”

Gestão Estratégica e Inovação.

 

PROBLEMA

 

A  FALTA  DE  CAPACITAÇÃO  RELACIONAL  E  ATUACIONAL  DOS  LÍDERES AUMENTAM OS Conflitos Relacionais, insatisfações no trabalho e o ESTRESSE ORGANIZACIONAL, QUE CUSTA AO BRASIL BILHÕES DE REAIS/ANO. pESQUISAS INDICAM: TODOS OS PAÍSES TÊM ESSE PROBLEMA.

 

Hipótese

 

Sabendo-se que grande parte dos Graduandos em cursos superiores vai gerenciar ou liderar pessoas no mercado de trabalho está lançada a hipótese, a ser falseada, ou não: As Escolas de Ensino Superior se preocupam em dar aos seus Graduandos a capacitação técnica de acordo com o curso escolhido, mas pouco ou nada fazem para o desenvolvimento pessoal, relacional e atuacional desse Graduando. Se os conhecimentos sobre como lidar com as pessoas e os seus comportamentos forem fornecidos aos Graduandos pelas Escolas de Ensino Superior, certamente minimizarão os conflitos relacionais entre lideranças/liderados e as insatisfações das equipes de trabalho, principais vetores do estresse organizacional que custa ao Brasil ± R$ 56 bilhões/ano.

 

HISTÓRICO

 

Apesar de eu ter começado a trabalhar em 1960, com 14 anos, quando eu me formei em Engenharia Mecânica pelo CEFET/MG, 1975, eu tive dificuldades relacionais e atuacionais ao passar a assumir cargos de liderança nas empresas que atuei. Em 1978 eu fiz um curso de Análise Transacional. Daí surgiu o insight que mudou minha vida ao plantar, na minha mente, a certeza de que a capacitação relacional e atuacional é tão importante para o Graduando quanto a sua capacitação técnica. Após 1990, já como empreendedor, eu criei e apostilei 15 cursos empresariais que ministrei em mais de 180 treinamentos. Todos, com conteúdo programático mesclado (±65% técnico e ±35% relacional/atuacional). Para levar esse novo conhecimento sobre “capacitação relacional e atuacional” às Lideranças e Chefias eu escrevi o livro de auto-ajuda “QUEM EH VOCÊ? Pessoal e Profissionalmente?”, baseado nas teorias da Análise Transacional, Dominância Cerebral e Motivação. Esse livro foi registrado em 2008 na FBN (Fundação Biblioteca Nacional) http://www.erlei.com.br/RegistroFBN.jpg. Devido à crise de Set/2008, a publicação dele, acertada com a Qualitymark Editora, foi adiada “sine die”. Para que essa ideia não morresse, no início de 2009 eu criei o Curso à Distância “CAPACITAÇÃO RELACIONAL PARA O SUCESSO PROFISSIONAL em parceria com a FAEPE http://www.faepe.org.br/cqp/cursos/areas/adm/crs.html

(apostilas em anexo).

No link  http://www.erlei.com.br/Depoim.htm

pode-se ver os depoimentos de alguns alunos(as) sobre o curso. No início de 2010 a FAEPE passou a disponibilizar os Cursos de Qualificação e de Curta Duração somente pelo sistema “In Company”. Isso me obrigou a repensar a idéia de propagar a “capacitação relacional e atuacional”, seja através de Livros ou de Cursos.

 

Mas aos 65 anos de idade e 51 anos de atividades profissionais bem diversificadas eu entendi que só por meio das Pesquisas Científicas da Dissertação de Mestrado e da Tese de Doutorado eu conseguirei formatar, demonstrar, comprovar, chancelar e divulgar esse inovador conhecimento sobre a “Capacitação Relacional e Atuacional dos Graduandos como um Anti-Estresse Organizacional”. Em que pese a minha idade, eu tenho a certeza de que vou conseguir concluir/validar esse novo conhecimento para a redução do estresse organizacional.

 

IMPORTÂNCIA SÓCIO-ECONÔMICA DA PESQUISA

 

O professor Jean-François Chanlat, PhD em sociologia pela Universidade de Montreal, que há 25 anos estuda o assunto, disse em entrevista para Valor Econômico – SP – 24/05/2006, que estima os custos do estresse nos Estados Unidos em torno de US$ 300 bilhões/anuais:

http://www.cartaderh.com.br/website/text.asp?txtCode=16956&txtDate=20060524000000.

 

No Journal of Management, Jacksonville – Florida, Ivancevich e Matteson (1980) apresentaram estimativas dos custos relacionadas com o estresse nos Estados Unidos, maiores do que 10% do PIB (GNP) americano, que em 2008 foi de 14,264 trilhões de dólares. Se admitirmos, para efeito de ensaio, que as perdas pelo estresse, localizadas e devidas somente aos conflitos relacionais e às insatisfações no trabalho, sejam de apenas 2% do PIB então teremos, com base em 2008, que nos Estados Unidos as perdas localizadas por estresse  =  US$ 285 bilhões/ano. Por analogia, no Brasil as perdas localizadas por estresse seriam  =  US$ 31,5 bilhões/ano  =  ±  R$ 56 bilhões/ano.

http://findarticles.com/p/articles/mi_m4256/is_n2_v18/ai_12720965/

 

Mais informações podem ser vistas pelo link  http://www.erlei.com.br/Pesquisas.htm  

 

OBJETIVO  PRINCIPAL

 

O estresse organizacional tem tomado proporções gigantescas em termos de custos sociais em todo o mundo. No Brasil, os custos estimados de R$ 56 bilhões/ano, base 2008, é 127% maior do que todo o Orçamento da Educação de 2008, que foi de R$ 24,7 bilhões, e 15,7% maior do que o da Saúde, que foi de R$ 48,4 bilhões. Por isso, se a hipótese acima não for falseada, estará validado o inovador conhecimento de que a "Capacitação Relacional e Atuacional dos Graduandos é um Anti-Estresse Organizacional".

 

Finalizando, então o objetivo principal de dar corpo a esse novo conhecimento é o de instigar o Ministério da Educação e as Escolas de Ensino Superior a inserirem nas Bases (Grades) Curriculares de todos os Cursos Superiores uma Disciplina voltada para o Desenvolvimento Pessoal - Relacional e Atuacional - dos Graduandos. De posse dos conhecimentos sobre as teorias comportamentais, as relações interpessoais do Graduando não melhorarão apenas no trabalho mas também com seus familiares, amigos, colegas e, notadamente, consigo mesmo.

 

REFERENCIAL  TEÓRICO  -  FUNDAMENTAÇÃO

 

O trabalho, já está provado, é uma necessidade humana. A felicidade também. E essas duas coisas não são inconciliáveis. O que tem sido esquecido é que o recurso humano e a pessoa são os dois lados de uma mesma moeda. Desde 1981, quando o Dr. Roger W. Sperry ganhou o Prêmio Nobel de Medicina pelo seu trabalho sobre Hemisférios Cerebrais, os cientistas e as organizações vêm aprendendo que valorizar a emocionalidade, além da racionalidade, tornou-se uma fonte de lucros pois as equipes de trabalho ficam mais produtivas. Mas o Ensino Superior no Brasil, ao contrário, vem capacitando o Graduando apenas racionalmente, não relacionalmente e atuacionalmente; só ensinando a pensar, não a sentir. Só adestrar o recurso humano não confere ao Graduando a proficiência para administrar e atuar em equipes. Assim, desenvolver simultaneamente o recurso humano e a pessoa não é uma escolha poética ou filantrópica. É a opção sensata de quem tem que ter a sensibilidade para perceber as tendências paradigmáticas e a responsabilidade de criar novos conhecimentos que gerem mais lucros ou que reduzam os custos do estresse organizacional.

 

METODOLOGIA

 

Em relação ao Estilo, entendo que essa Pesquisa deva ser Aplicada, Qualitativa, Exploratória e Experimental.  Em relação ao método, entendo que o mais adequado é o Método Hipotético-Dedutivo, uma vez que os conhecimentos existentes sobre o PROBLEMA são, em parte, intuitivos. As experiências práticas existentes baseiam-se em relatos factuais mas com parco balizamento científico. Por isso as Pesquisas Científicas do Mestrado e do Doutorado, se a hipótese for confirmada, devem ser utilizadas para formatar, demonstrar, validar, chancelar e divulgar esse inovador conhecimento sobre capacitação relacional e atuacional para que possa ser utilizado pelas Escolas de Ensino Superior como uma solução efetiva para o estresse organizacional. E por menor que seja a probabilidade podemos estar saindo à frente de outros países. Essa pesquisa deve envolver Graduados, Graduandos e Professores Universitários com 6 representantes de cada Estado Brasileiro. São eles: 2 profissionais Graduados (que atuem em empresas), 2 Graduandos e 2 Professores Universitários de Escolas Superiores diferentes. As 162 pessoas pesquisadas serão de 54 empresas e 108 Universidades. Essa amostragem pode variar, se preciso for. Dada a complexidade, as pesquisas devem ser feitas em 2 Etapas:

 

Etapa I

 

Essa primeira pesquisa fará parte da Dissertação de Mestrado. Diz respeito às pesquisas que envolvem os Graduados que já atuam no mercado de trabalho. A proposta inicial é dar a eles os conhecimentos das teorias: Análise Transacional, Eric Berne (forma); Dominância Cerebral, Ned Herrmann (conteúdo); e Motivação, Abraham Maslow (conteúdo). Após cada módulo, saber se essas informações podem ajudá-los na redução do estresse organizacional. Roteiro: Inicialmente, sem o conhecimento das teorias, os Graduados seriam orientados sobre a pesquisa. Passo seguinte eles receberiam, via internet e através de exercícios semanais que durariam 18 semanas, os conhecimentos das teorias na forma e no conteúdo daqueles que já foram oferecidos através do Curso à Distância (já ministrado via FAEPE). Para participar da pesquisa e realizar os exercícios o Graduado gastaria de 2 a 4 horas por semana. Ao final, com o conhecimento das teorias, ele responderia a uma pesquisa qualitativa e quantitativa sobre a aplicabilidade daqueles conhecimentos no seu dia-a-dia profissional. Verificar com a UFLA se podemos dar um Certificado de Participação na Pesquisa aos Graduados selecionados.

Total: 54 pessoas, de 54 empresas diferentes, sendo duas de cada Estado Brasileiro.

 

Etapa II

 

Diz respeito às pesquisas da Tese de Doutorado que envolverão Graduandos e Professores(as) das Escolas de Ensino Superior. Essa pesquisa só irá em frente se a hipótese, lançada acima, não for falseada na Etapa I. Hipótese confirmada, a metodologia será a mesma da Etapa I. Na Tese de Doutorado, que será bem ampla, juntaremos as pesquisas e os resultados das Etapas I e II. Total geral de pessoas pesquisadas = > 162 pessoas, de 54 empresas e 108 Universidades.

 

REFERÊNCIAS  BIBLIOGRÁFICAS

 

 

Análise Transacional

 

Análise Transacional Aplicada ao Trabalho; Ruy A. Matos; Livre

Análise Transacional nas Organizações; Marco A. G. O. e Roberto T. S.; NOBEL

Psicologia para Administradores; Hersey, Paul; Pedagógica e Universitária

Triunfar na Empresa: Análise Transacional; Egídio Vecchio; Chronos Ucs-est

A Che Gioco Giochiamo; Eric Berne; Bompiani

Ajuda-te Pela Analise Transacional; Goulding, Mary Macclure; IBRASA

A Laymans Guide to Psychiatry and Psychoanalys.; Eric Berne; Penguin Books

A Magia Transacional de a Flauta Mágica; Roberto Menna Barreto; Summus

Análise Transacional - O Caso de Eustáquio; Caracushansky Sofia; Brasiliense

Análise Transacional - uma Nova Técnica em Psicologia; R Kertész; Sulina

Análise Transacional ao Vivo; Kertész, Roberto; Summus Editorial

Análise Transacional Centrada na Pessoa... E Mais Além; Crema, Roberto; AGORA

Análise Transacional da Propaganda; Roberto Menna Barreto; SUMMUS EDITORIAL

Análise Transac. de Conselhos Tradicionais; Antonio Pedreira; Apriori ditorial

Análise Transacional e Caráter Social; Roberto Menna Barreto; SUMMUS Editorial

Análise Transacional na Empresa; Oliveira, Marco Antônio G.; Atlas

Análise Transac. na Propaganda; Autora - Zélia M. Barreto; SUMMUS Editorial

Análise Transacional em Psicoterapia; Eric Bern; SUMMUS Editorial

Análise Transacional na Supervisão Escolar; Edela Lanzer; PORTO ALEGRE

Analise Transacional para Estar Ok; Edigio Vecchio; Ucs

Análise Transacional para Mães e Pais; Muriel James; BRASILIENSE

Analise Transacional Pela Imagem; Minicucci, Agostinho; CENTAURO

Análise Transacional, Estímulos, Convivência; Sophia C.; Documentário

Análise Transacional; Floriano Serra; Edições de Ouro

Análise Transacional; Jut Meininger; Artenova

Análise Transacional nas Vendas; Egídio Vecchio; VOZES

Análise Transacional; Kertész/Del Casale/Kerman/Sarvognan; Sulina

Análise Transacional; Sofia Caracushansky; Brasiliense

Análise Trasacional Em Psicoterapia; Eric Berne; Summus

Análise Transacional do Alcoólico; Júlio Paupitz Filho; Do Autor

Beyond Games and Scripts; Eric Berne M. D; Ballantine Books

Crianças Ok - Técn de A. T. e o Desenv. Infantil; Alvyn e Margaret F.; Artenova

Curso Básico de Análise Transacional; Floriano Serra; TECNOPRINT

Desenvolvimento Interpessoal; Moscovicci, Fela; Livros Técn. e Cient. Editora

Estudantes Ok a Análise Transacional dos Problemas; Ken Ernst; Artenova

Êxito em Vendas pela Analise Transac.; Everton P. C. e Adolfo C. Monsalve; ORTIZ

Eu estou Ok Você está Ok; Harris, Thomas; ARTENOVA

Fiel a Ti - a Poesia da Análise Transacional; Egidio Vecchio; Segel

Games People Play the Basic Handbook of T. A.; Eric Berne; Ballantine Books

Guia dos Pais Solteiros - A. T. de Pessoas em Crise; Kathryn Hallet; Artenova

Hacer El Amor; Eric Berne; Tiempo Nuevo

Hongroise; Eric Berne; Flammarion

Introdução à Analise Transac.; Manette e Salomon N. e Jacques V. Krack; Manole

Introdução à Análise Transacional; Olegario R. Santiago; Ed. Associados

Juegos Que Participamos. Sicologia Relac. Humanas; Dr. Eric Berne; Editorial D

Manual Completo de Análise Transac.; Stan Woolams e Michael Brown; CULTRIX

Manual de Análise Transacional; Roberto S. Crema; TELEDATA

Marcianos X Bruxas - Anál. Transac. dos Contos de Fadas; R. Shinyashiki; Nobel

Nascido para Vencer; James, Jongeward; Brasiliense RJ

Noções de Analise Transac.; Alberto L. R. Tavares e Dina L. F. Frutuoso; Santrarj

O Que é Análise Transacional; Egidio Vecchio; Segel

O que Você Diz Depois de Dizer Olá?; Eric Berne; NOBEL

O Sucesso através da Análise Transacional; Meininger, Jut; ARTENOVA

Os Jogos da Vida – Análise Transacional; Berne, Eric; ARTENOVA

Os Papéis que Vivemos na Vida; Claude Steiner; ARTENOVA

Os Quadrantes da Vida; Paulo Pizarro; AGE EDITORA

Psicodança e Analise Transacional; Roberto Crema; H. P-mendes

Reflexões Sobre Eric Berne; Marco Antonio G Oliveira; Est / Idort / Cip

Sex in Human Loving; Eric Berne; Penguin Books

Sofrologia Com Abordagem na Análise Transacional; Adolfo C. Monsalve; SULINA

Técnicas de Relacionamento Sob Enfoque da Anál. Transac.; Editora Lang; Lang

The Psychology of Human Relationships; Eric Berne; Andre Deutsch

Transactional Analysis in Psychotherapy; Eric Berne; Evergreen Books

Um Novo Eu: Autoterapia pela Análise Transacional; M. James; ...

Vencer Juntos Analise Transacional Exercícios; Jongeward James; Brasiliense

Vocação e Realização Profiss.: An. Trans. e ...; José R. S. Minervino; Paulinas

Você Está Ok? Analise Transacional; Jut Meininger; Artenova

 

Motivação

 

Introdução À Psicologia do Ser; Abraham H. Maslow; Eldorado

Maslow no Gerenciamento; Abraham H. Maslow, QUALITYMARK

Motivation and Personality; Abraham H. Maslow; Harpercollins College Div

O Diário de Negócios de Maslow; Abraham H. Maslow; QUALITYMARK

Future Visions; Abraham H. Maslow; SAGE PUBNS

Hombre Autorrealizado El; Maslow Abraham H.; Cont / Kairo

Management Segun Maslow, El; Abraham H. Maslow; PAIDÓS IBÉRICA

Maslow on Management; Abraham H. Maslow; John Wiley & Sons

Personalidad Creadora La; Maslow Abraham H.; Cont / Kairo

The Maslow Business Reader; Abraham H. Maslow; John Wiley & Sons

Toward a Psychology of Being, Abraham H. Maslow; John Wiley & Sons

Ver Une Psychologie de L´être; Abraham H. Maslow; Fayard

Visiones del Futuro; Maslow Abraham H.; Cont / Kairo

 

Dominância Cerebral

 

A Dominância de um Hemisf. Cereb. nos Proces. Psíq.; José A. G.; Rio Janeiro

El Cerebro Creador; Ferreras, Anibal Puente; ANAYA

The Creative Brain; Herrmann, Ned; MCGRAW HILL

The Whole Brain Business Book; Herrmann, Ned; MCGRAW HILL

 

Atenciosamente

 

 

Erlei Moreira

 

No  http://www.erlei.com.br/LinksCEPE.htm  todos os links poderão ser acessados com apenas um clique

 

 

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