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RESUMO DA PÁGINA
Essa Proposta de Pesquisa foi
apresentado junto com toda a documentação ao DAE da UFLA para a
Inscrição à Seleção do Mestrado, como uma
"INOVAÇÃO". Ao contrário da
normalidade das Dissertações de Mestrado, essa minha Proposta de
Pesquisa não é a nível Bibliográfico, ou seja, sobre conhecimentos
que já estão no mercado, mas sobre um inédito e inovador
sistema (conhecimento) que eu desenvolvi e que pode colocar o nosso país, Brasil, num lugar de
destaque no ranking mundial de "INOVAÇÕES".
PROPOSTA DE
PESQUISA - MESTRADO
TEMA
REDUÇÃO DO
ESTRESSE ORGANIZACIONAL POR MEIO DA
CAPACITAÇÃO
RELACIONAL E ATUACIONAL DOS ALUNOS
GRADUADOS
PELAS ESCOLAS DE ENSINO SUPERIOR.
Tema vinculado à Área de
Concentração “1”
Gestão Estratégica
e Inovação.
PROBLEMA
A FALTA DE CAPACITAÇÃO
RELACIONAL E ATUACIONAL DOS LÍDERES
AUMENTAM OS Conflitos
Relacionais, insatisfações no trabalho e o ESTRESSE
ORGANIZACIONAL, QUE CUSTA AO BRASIL BILHÕES DE REAIS/ANO.
pESQUISAS INDICAM: TODOS OS PAÍSES TÊM ESSE PROBLEMA.
Hipótese
Sabendo-se que grande parte dos
Graduandos em cursos superiores vai gerenciar ou liderar pessoas
no mercado de trabalho está lançada a hipótese, a ser falseada, ou
não: As Escolas de Ensino Superior se preocupam em dar aos
seus Graduandos a capacitação técnica de acordo com o curso
escolhido, mas pouco ou nada fazem para o desenvolvimento pessoal,
relacional e atuacional desse Graduando. Se os conhecimentos sobre
como lidar com as pessoas e os seus comportamentos forem
fornecidos aos Graduandos pelas Escolas de Ensino Superior,
certamente minimizarão os conflitos relacionais entre
lideranças/liderados e as insatisfações das equipes de trabalho,
principais vetores do estresse organizacional que custa ao Brasil
± R$ 56 bilhões/ano.
HISTÓRICO
Apesar de eu ter começado a
trabalhar em 1960, com 14 anos, quando eu me formei em Engenharia
Mecânica pelo CEFET/MG, 1975, eu tive dificuldades relacionais e
atuacionais ao passar a assumir cargos de liderança nas empresas
que atuei. Em 1978 eu fiz um curso de Análise Transacional. Daí
surgiu o insight que mudou minha vida ao plantar, na minha mente,
a certeza de que a capacitação relacional e atuacional é tão
importante para o Graduando quanto a sua capacitação técnica. Após
1990, já como empreendedor, eu criei e apostilei 15 cursos
empresariais que ministrei em mais de 180 treinamentos. Todos, com
conteúdo programático mesclado (±65% técnico e ±35% relacional/atuacional).
Para levar esse novo conhecimento sobre “capacitação relacional e
atuacional” às Lideranças e Chefias eu escrevi o livro de
auto-ajuda “QUEM EH VOCÊ? Pessoal e Profissionalmente?”, baseado
nas teorias da Análise Transacional, Dominância Cerebral e
Motivação. Esse livro foi registrado em 2008 na FBN (Fundação
Biblioteca Nacional)
http://www.erlei.com.br/RegistroFBN.jpg. Devido à crise de
Set/2008, a publicação dele, acertada com a Qualitymark Editora,
foi adiada “sine die”. Para que essa ideia não morresse, no início
de 2009 eu criei o Curso à Distância “CAPACITAÇÃO RELACIONAL PARA
O SUCESSO PROFISSIONAL em parceria com a FAEPE
http://www.faepe.org.br/cqp/cursos/areas/adm/crs.html
(apostilas em anexo).
No link
http://www.erlei.com.br/Depoim.htm
pode-se ver os depoimentos
de alguns alunos(as) sobre o curso. No início de 2010 a FAEPE
passou a disponibilizar os Cursos de Qualificação e de Curta
Duração somente pelo sistema “In Company”. Isso me obrigou a
repensar a idéia de propagar a “capacitação relacional e
atuacional”, seja através de Livros ou de Cursos.
Mas aos 65 anos de idade e 51 anos de
atividades profissionais bem diversificadas eu entendi que só por
meio das Pesquisas Científicas da Dissertação de Mestrado e da
Tese de Doutorado eu conseguirei formatar, demonstrar, comprovar,
chancelar e divulgar esse inovador conhecimento sobre a
“Capacitação Relacional e Atuacional dos Graduandos como um
Anti-Estresse Organizacional”. Em que pese a minha idade, eu tenho
a certeza de que vou conseguir concluir/validar esse novo
conhecimento para a redução do estresse organizacional.
IMPORTÂNCIA
SÓCIO-ECONÔMICA DA PESQUISA
O professor Jean-François Chanlat,
PhD em sociologia pela Universidade de Montreal, que há 25 anos
estuda o assunto, disse em entrevista para Valor Econômico – SP –
24/05/2006, que estima os custos do estresse nos Estados Unidos em
torno de US$ 300 bilhões/anuais:
http://www.cartaderh.com.br/website/text.asp?txtCode=16956&txtDate=20060524000000.
No Journal of Management, Jacksonville – Florida,
Ivancevich e Matteson (1980)
apresentaram estimativas dos custos relacionadas com o estresse
nos Estados Unidos, maiores do que 10% do PIB (GNP) americano, que
em 2008 foi de 14,264 trilhões de dólares. Se admitirmos, para
efeito de ensaio, que as perdas pelo estresse, localizadas e
devidas somente aos conflitos relacionais e às
insatisfações no trabalho, sejam de
apenas 2% do PIB então teremos, com base em 2008, que nos Estados
Unidos as perdas localizadas por estresse = US$ 285 bilhões/ano.
Por analogia, no Brasil as perdas localizadas por estresse seriam
= US$ 31,5 bilhões/ano = ± R$ 56 bilhões/ano.
http://findarticles.com/p/articles/mi_m4256/is_n2_v18/ai_12720965/
Mais informações podem ser vistas
pelo link
http://www.erlei.com.br/Pesquisas.htm
OBJETIVO
PRINCIPAL
O estresse organizacional tem
tomado proporções gigantescas em termos de custos sociais em todo
o mundo. No Brasil, os custos estimados de R$ 56 bilhões/ano, base
2008, é 127% maior do que todo o Orçamento da Educação de 2008,
que foi de R$ 24,7 bilhões, e 15,7% maior do que o da Saúde, que
foi de R$ 48,4 bilhões. Por isso, se a hipótese acima não for
falseada, estará validado o inovador conhecimento de que a
"Capacitação Relacional e Atuacional dos Graduandos é um
Anti-Estresse Organizacional".
Finalizando, então o objetivo
principal de dar corpo a esse novo conhecimento é o de instigar o
Ministério da Educação e as Escolas de Ensino Superior a inserirem
nas Bases (Grades) Curriculares de todos os Cursos Superiores uma
Disciplina voltada para o Desenvolvimento Pessoal - Relacional e
Atuacional - dos Graduandos. De posse dos conhecimentos sobre as
teorias comportamentais, as relações interpessoais do Graduando
não melhorarão apenas no trabalho mas também com seus familiares,
amigos, colegas e, notadamente, consigo mesmo.
REFERENCIAL
TEÓRICO - FUNDAMENTAÇÃO
O trabalho, já está provado, é
uma necessidade humana. A felicidade também. E essas duas coisas
não são inconciliáveis. O que tem sido esquecido é que o recurso
humano e a pessoa são os dois lados de uma mesma moeda. Desde
1981, quando o Dr. Roger W. Sperry ganhou o Prêmio Nobel de
Medicina pelo seu trabalho sobre Hemisférios Cerebrais, os
cientistas e as organizações vêm aprendendo que valorizar a
emocionalidade, além da racionalidade, tornou-se uma fonte de
lucros pois as equipes de trabalho ficam mais produtivas. Mas o
Ensino Superior no Brasil, ao contrário, vem capacitando o
Graduando apenas racionalmente, não relacionalmente e
atuacionalmente; só ensinando a pensar, não a sentir. Só adestrar
o recurso humano não confere ao Graduando a proficiência para
administrar e atuar em equipes. Assim, desenvolver simultaneamente
o recurso humano e a pessoa não é uma escolha poética ou
filantrópica. É a opção sensata de quem tem que ter a
sensibilidade para perceber as tendências paradigmáticas e a
responsabilidade de criar novos conhecimentos que gerem mais
lucros ou que reduzam os custos do estresse organizacional.
METODOLOGIA
Em relação ao Estilo, entendo que
essa Pesquisa deva ser Aplicada, Qualitativa, Exploratória e
Experimental. Em relação ao método, entendo que o mais adequado é
o Método Hipotético-Dedutivo, uma vez que os conhecimentos
existentes sobre o PROBLEMA são, em parte, intuitivos. As
experiências práticas existentes baseiam-se em relatos factuais
mas com parco balizamento científico. Por isso as Pesquisas
Científicas do Mestrado e do Doutorado, se a hipótese for
confirmada, devem ser utilizadas para
formatar, demonstrar,
validar, chancelar e divulgar
esse inovador conhecimento sobre
capacitação relacional e atuacional para que possa ser
utilizado pelas Escolas de Ensino Superior como uma solução
efetiva para o estresse organizacional. E por menor que seja a
probabilidade podemos estar saindo à frente de outros países.
Essa pesquisa deve envolver Graduados, Graduandos e
Professores Universitários com 6 representantes de cada Estado
Brasileiro. São eles: 2 profissionais Graduados (que atuem em
empresas), 2 Graduandos e 2 Professores Universitários de Escolas
Superiores diferentes. As 162 pessoas pesquisadas serão de 54
empresas e 108 Universidades. Essa amostragem pode variar, se
preciso for. Dada a complexidade, as pesquisas devem ser feitas em
2 Etapas:
Etapa I
Essa primeira pesquisa fará parte
da Dissertação de Mestrado. Diz respeito às pesquisas que envolvem
os Graduados que já atuam no mercado de trabalho. A proposta
inicial é dar a eles os conhecimentos das teorias: Análise
Transacional, Eric Berne (forma); Dominância Cerebral, Ned
Herrmann (conteúdo); e Motivação, Abraham Maslow (conteúdo). Após
cada módulo, saber se essas informações podem ajudá-los na redução
do estresse organizacional. Roteiro: Inicialmente, sem o
conhecimento das teorias, os Graduados seriam orientados sobre a
pesquisa. Passo seguinte eles receberiam, via internet e através
de exercícios semanais que durariam 18 semanas, os conhecimentos
das teorias na forma e no conteúdo daqueles que já foram
oferecidos através do Curso à Distância (já ministrado via FAEPE).
Para participar da pesquisa e realizar os exercícios o Graduado
gastaria de 2 a 4 horas por semana. Ao final, com o conhecimento
das teorias, ele responderia a uma pesquisa qualitativa e
quantitativa sobre a aplicabilidade daqueles conhecimentos no seu
dia-a-dia profissional. Verificar com a UFLA se podemos dar um
Certificado de Participação na Pesquisa aos Graduados
selecionados.
Total: 54 pessoas, de 54 empresas
diferentes, sendo duas de cada Estado Brasileiro.
Etapa II
Diz respeito às pesquisas da Tese
de Doutorado que envolverão Graduandos e Professores(as) das
Escolas de Ensino Superior. Essa pesquisa só irá em frente se a
hipótese, lançada acima, não for falseada na Etapa I. Hipótese
confirmada, a metodologia será a mesma da Etapa I. Na Tese de
Doutorado, que será bem ampla, juntaremos as pesquisas e os
resultados das Etapas I e II. Total geral de pessoas pesquisadas =
> 162 pessoas, de 54 empresas e 108 Universidades.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
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em Psicologia;
R
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Sulina
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Kertész, Roberto;
Summus
Editorial
Análise Transacional Centrada
na Pessoa... E Mais Além;
Crema, Roberto; AGORA
Análise Transacional da
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Menna Barreto; SUMMUS EDITORIAL
Análise Transac. de Conselhos
Tradicionais;
Antonio Pedreira;
Apriori
ditorial
Análise Transacional e Caráter Social;
Roberto Menna Barreto;
SUMMUS Editorial
Análise Transacional na
Empresa; Oliveira,
Marco Antônio G.;
Atlas
Análise Transac. na Propaganda;
Autora - Zélia M. Barreto;
SUMMUS Editorial
Análise Transacional em
Psicoterapia; Eric
Bern;
SUMMUS Editorial
Análise Transacional na
Supervisão Escolar;
Edela Lanzer; PORTO ALEGRE
Analise Transacional para Estar Ok;
Edigio Vecchio;
Ucs
Análise Transacional para Mães
e Pais; Muriel James;
BRASILIENSE
Analise Transacional Pela
Imagem; Minicucci,
Agostinho; CENTAURO
Análise Transacional, Estímulos,
Convivência;
Sophia C.; Documentário
Análise Transacional;
Floriano Serra;
Edições de Ouro
Análise Transacional;
Jut Meininger;
Artenova
Análise Transacional nas
Vendas; Egídio
Vecchio; VOZES
Análise Transacional;
Kertész/Del Casale/Kerman/Sarvognan;
Sulina
Análise Transacional;
Sofia Caracushansky;
Brasiliense
Análise Trasacional Em Psicoterapia;
Eric Berne;
Summus
Análise Transacional do Alcoólico;
Júlio Paupitz
Filho;
Do Autor
Beyond Games and
Scripts;
Eric Berne M. D;
Ballantine Books
Crianças Ok - Técn de A. T. e o Desenv.
Infantil;
Alvyn e
Margaret F.; Artenova
Curso Básico de Análise
Transacional; Floriano
Serra; TECNOPRINT
Desenvolvimento Interpessoal;
Moscovicci, Fela;
Livros
Técn. e Cient. Editora
Estudantes Ok a Análise Transacional
dos Problemas;
Ken Ernst;
Artenova
Êxito em Vendas pela Analise
Transac.; Everton P.
C. e Adolfo C. Monsalve; ORTIZ
Eu estou Ok Você está Ok;
Harris, Thomas; ARTENOVA
Fiel a Ti - a Poesia da Análise
Transacional;
Egidio Vecchio;
Segel
Games People Play
the Basic Handbook of T. A.;
Eric Berne;
Ballantine Books
Guia dos Pais Solteiros - A. T. de
Pessoas em Crise;
Kathryn Hallet;
Artenova
Hacer El Amor;
Eric Berne;
Tiempo Nuevo
Hongroise;
Eric Berne;
Flammarion
Introdução à Analise Transac.;
Manette e Salomon N. e
Jacques V. Krack;
Manole
Introdução à Análise Transacional;
Olegario R.
Santiago;
Ed. Associados
Juegos Que Participamos. Sicologia
Relac. Humanas;
Dr. Eric Berne;
Editorial
D
Manual Completo de Análise
Transac.; Stan Woolams
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Manual de Análise Transacional;
Roberto S. Crema; TELEDATA
Marcianos X Bruxas - Anál. Transac. dos
Contos de Fadas;
R. Shinyashiki;
Nobel
Nascido para Vencer;
James, Jongeward;
Brasiliense RJ
Noções de Analise Transac.;
Alberto L. R. Tavares e
Dina L. F. Frutuoso;
Santrarj
O Que é Análise Transacional;
Egidio Vecchio;
Segel
O que Você Diz Depois de Dizer
Olá?; Eric Berne;
NOBEL
O Sucesso através da Análise
Transacional;
Meininger, Jut; ARTENOVA
Os Jogos da Vida – Análise
Transacional; Berne,
Eric; ARTENOVA
Os Papéis que Vivemos na Vida;
Claude Steiner; ARTENOVA
Os Quadrantes da Vida;
Paulo Pizarro; AGE EDITORA
Psicodança e Analise Transacional;
Roberto Crema;
H. P-mendes
Reflexões Sobre Eric Berne;
Marco Antonio G Oliveira;
Est / Idort / Cip
Sex in Human Loving;
Eric Berne;
Penguin Books
Sofrologia Com Abordagem na
Análise Transacional;
Adolfo C. Monsalve; SULINA
Técnicas de Relacionamento Sob Enfoque
da Anál. Transac.;
Editora Lang;
Lang
The Psychology of
Human Relationships;
Eric Berne;
Andre Deutsch
Transactional
Analysis in Psychotherapy;
Eric Berne;
Evergreen Books
Um Novo Eu: Autoterapia pela Análise
Transacional;
M.
James; ...
Vencer Juntos Analise Transacional
Exercícios;
Jongeward James;
Brasiliense
Vocação e Realização Profiss.: An.
Trans. e ...;
José R. S. Minervino;
Paulinas
Você Está Ok? Analise Transacional;
Jut Meininger;
Artenova
Motivação
Introdução À Psicologia do Ser;
Abraham H. Maslow;
Eldorado
Maslow no Gerenciamento;
Abraham H. Maslow, QUALITYMARK
Motivation and
Personality;
Abraham H. Maslow;
Harpercollins College Div
O Diário de Negócios de Maslow;
Abraham H. Maslow; QUALITYMARK
Future Visions;
Abraham H. Maslow;
SAGE PUBNS
Hombre Autorrealizado El;
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Management Segun
Maslow,
El; Abraham H. Maslow;
PAIDÓS
IBÉRICA
Maslow on
Management;
Abraham H. Maslow;
John Wiley &
Sons
Personalidad Creadora La;
Maslow Abraham H.;
Cont / Kairo
The Maslow
Business Reader;
Abraham H. Maslow;
John Wiley &
Sons
Toward a
Psychology of Being,
Abraham H. Maslow;
John Wiley &
Sons
Ver Une Psychologie de L´être;
Abraham H. Maslow;
Fayard
Visiones del Futuro;
Maslow Abraham H.;
Cont / Kairo
Dominância Cerebral
A Dominância de um Hemisf. Cereb. nos
Proces. Psíq.;
José A. G.;
Rio Janeiro
El Cerebro Creador; Ferreras,
Anibal Puente; ANAYA
The Creative
Brain;
Herrmann, Ned; MCGRAW HILL
The Whole Brain
Business Book;
Herrmann, Ned;
MCGRAW HILL
Atenciosamente
Erlei Moreira
No
http://www.erlei.com.br/LinksCEPE.htm
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