Pesquisas sobre o Estresse

 

          1 - De acordo com o Journal of Management, Jacksonville – Florida, o estudo

          do estresse tem sido de importância central para o campo das ciências

          organizacionais. Ivancevich e Matteson (1980) apresentaram estimativas das

          despesas relacionadas com o estresse na economia dos Estados Unidos,

          que seria muito mais de 10% do PIB (GNP) americano, que em 2008 foi de

          14,264 trilhões de dólares. Se admitirmos, apenas para efeito de ensaio, que

          as perdas por estresse sejam de apenas 2% do PIB então teremos, com

          base em 2008:

          Estados Unidos – perdas por estresse = US$ 285 bilhões/ano.

          Brasil – perdas por estresse = US$ 31,5 bilhões/ano ± R$ 56 bilhões/ano.

          http://findarticles.com/p/articles/mi_m4256/is_n2_v18/ai_12720965/

 

          2 - Pesquisa realizada pela empresa americana Conference Board, lançado

          dia 05/01/2010 tem alguns dados preocupantes diz Linda Barrington, diretora

          de capital humano. Pela pesquisa, envolvendo 5.000 famílias, apenas 45%

          dos americanos estão satisfeitos com seu trabalho, contra 49% em 2008 e

          61% em 1987. Outras conclusões são:

          – 43% dos trabalhadores sentem-se seguros em seus empregos. Em 2008

          eram 47%  enquanto em 1987 eram 59%

          – 56% dizem que gostam de seus colegas de trabalho. Em 2008 eram 57%

          e em 1987 eram 68%.

          – 51% dizem que estão satisfeitos com seu chefe. Em 2008 eram 55%. Em

          1987 eram 60%.

          http://www.manufacturing.net/News-US-Job-Satisfaction-Falls-To-Record-Low-010510.aspx

 

          3 - Falando do Brasil, em pesquisa realizada pela Consultoria Internacional

          OPP, 2008, foi feito estudo com 5.000 executivos belgas, brasileiros,

          dinamarqueses, franceses, alemães, irlandeses, holandeses, ingleses e

          norte-americanos. O objetivo: quantificar o conflito no ambiente profissional.

          Conversas atravessadas, má interpretação de diálogos e diferenças de cultura

          e de valores podem gerar conflitos nas empresas e, com eles, desgaste da

          equipe e até demissões. Entre as principais causas do embate tem-se:

          - As divergências de personalidade (49%)

          - O estresse (34%)

          - A carga de trabalho pesada (33%)

          - Questões de personalidade aumentam a divergência, bem como a falta de

          comunicação ou de liderança também pode causar conflitos", diz Adriana

          Fellipelli, sócia da Fellipelli.

             http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/conflito-no-trabalho-e-motivado-por-diferencas-e-estresse/18093/

 

          4 - Pesquisa feita pela HLCA Human Learning com dez mil profissionais de

          empresas de médio e grande porte do Brasil revela que 78% dos entrevistados

          não estão felizes com seu trabalho (O Globo 10/07/05). Para Fátima Sanches,

          gerente de Desenvolvimento de Pessoal da Personal Service, o principal motivo

          da infelicidade no trabalho é a liderança. Segundo ela, o mundo corporativo está

          cheio de maus líderes, que prejudicam a produtividade da equipe, elevando o

          estresse no ambiente. “Se não há sinergia entre líderes e seus subordinados e se

          o funcionário não tem confiança em seu chefe, o clima de trabalho será sempre ruim.

          http://www2.uol.com.br/aprendiz/guiadeempregos/executivos/noticias/ge120705.htm  

 

          5 – Pesquisa realizada em 1997 pela "Secretary's Commission on Achieving

          Necessary Skills" (SCANS), do Departamento de Trabalho do Estados Unidos.

          Este trabalho foi resultado de um estudo “What Work Requires of Schools” (O que

          o Trabalho Exige das Escolas). Na parte de Habilidades Interpessoais relacionaram:

          a) Ensinar os outros

          b) Servir a clientes e fregueses

          c) Exercer liderança

          d) Negociar para chegar numa decisão

          e) Trabalhar com diversidade cultural

          http://wdr.doleta.gov/SCANS/whatwork/whatwork.pdf

          Este assunto também poderá ser visto pelos artigos 05, 06, 07 e 08 do link abaixo:

          http://www.erlei.com.br/PESSOAIS/ARTIGOS/artigos.htm

 

                        MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ESTRESSE ORGANIZACIONAL

 

          http://www.cartaderh.com.br/website/text.asp?txtCode=16956&txtDate=20060524000000

          http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/7601D62A13F8478A03256FC10063CDB4/$File/NT000A501A.pdf

          http://scholar.google.com.br/scholar?q=custo+estresse+organizacional&hl=pt-BR&as_sdt=0&as_vis=1&oi=scholart

          http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/pemp05.htm

          http://www.aedb.br/seget/artigos07/1215_SEGET0701Stress.pdf

          http://www.superartigos.com/administracao-e-negocios/gerenciamento-do-stress-do-trabalhador.html

          http://falandodegestao.wordpress.com/2010/08/04/

http://www.unasp-ec.edu.br/biblioteca/tcc/arquivos-conteudo/arquivos-indice/tcc-administra%C3%A7%C3%A3o%5CTCC%20FINAL%20-%20Mauro%20Dias.pdf

          http://www.umtoquedemotivacao.com/motivacao/estresse-no-dia-a-dia/

          http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-294X2004000100006&script=sci_arttext

          http://www.lemeconsultoria.com.br/v3/qualidade-de-vida-no-trabalho-e-gestao-do-estresse/

          http://www.rh.com.br/Portal/Qualidade_de_Vida/Entrevista/4713/administrar-o-estresse-e-uma-tendencia.html

          http://desaltoaltoebatom.blogspot.com/2009/06/estresse-do-dia-dia.html

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/a-interferencia-da-qualidade-de-vida-no-trabalho-no-gerenciamento-do-estresse-ocupacional/45186/

          http://www.jeonline.com.br/artigos/artigos_.asp?id=228

          http://pt.shvoong.com/social-sciences/psychology/2021096-gest%C3%A3o-stress-nas-organiza%C3%A7%C3%B5es/

          http://www.igt.psc.br/ojs/viewarticle.php?id=26&layout=html

          http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/noticias/15826/o-estresse-pode-ser-administrado

          http://www.ismabrasil.com.br/tpls/147.asp?idPagina=156&idPg=779&mAb=n

          http://www.hollossaude.com.br/servicos.asp

          http://prof.santana-e-silva.pt/gestao_de_empresas/trabalhos_06_07/word/Stress%20Ocupacional.pdf

          https://estudogeral.sib.uc.pt/jspui/bitstream/10316/8522/1/Bem%20estar%20e%20mal%20estar%20docente.pdf

          http://www.rhturis.com/mostra_noticias_artigos.php?id=24&artigo=1&onde=marquee

          http://www.classificados-brasil.com/meus-anuncios+sao-paulo-oportunidades+45-236023.html

          http://www.google.com.br/#q=custo+estresse+organizacional&hl=pt-BR&safe=off&rlz=1R2ADSA_pt-BRBR368&tbs=clir:1,clirtl:en,clirt:en+cost+organizational+stress&sa=X&ei=HKdhTI2aM4izuAfjwbSPCQ&ved=0CEgQ_wEwCg&fp=4e94039ad756fba8

          http://www.slideshare.net/guest94c7ee3/proposta-combate-ao-estresse-corporativo

          http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2008_TN_STO_072_509_12317.pdf

          http://redalyc.uaemex.mx/pdf/261/26190106.pdf

          http://www.canalrh.com.br/Mundos/saibacomo_artigo.asp?o=%7BAF56C9A4-ABDC-4B26-A6FA-21360F4B919C%7D

          http://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S0124-00642009000100013&script=sci_arttext

          http://blog.opovo.com.br/duvidasnodiva/homem-estresse-e-trabalho-uma-relacao-de-prazer-e-sofrimento-mental/

          http://www.webartigos.com/articles/1719/1/A-Aplicacao-Do-Endomarketing-Na-Transformacao-Do-Clima-Organizacional-Da-Industria-Farmaceutica/pagina1.html

          http://www.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br/tde_arquivos/6/TDE-2010-04-07T091708Z-1601/Publico/MARIA%20ANGELICA%20SADIR%20PRIETO.pdf

          http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/189971/

          http://www.viadeo.com/annonces/detailduneannonce/?adId=002zkejc4xj3g38

          http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?cod_canal=41&cod_noticia=12647

          http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722004000100006

          http://www.febraban.org.br/educacao-curso.asp?modulo=Educa%E7%E3o&id_tipoe=1&id_curso=352

http://www.fef.unicamp.br/departamentos/deafa/qvaf/livros/foruns_interdisciplinares_saude/gestao_empresa/gestao_empresa_cap1.pdf

          http://falandodegestao.wordpress.com/category/artigos-de-pedro-paulo-morales/

          http://osha.europa.eu/pt/publications/factsheets/8

          http://www.artigonal.com/saude-artigos/sindrome-de-burnout-consequencia-depressiva-desencadeada-pelo-estresse-no-trabalho-1744128.html

          http://www.ergonomia.ufpr.br/PB%20qvt_origem.pdf

          http://comunicacaoemfocoutfpr.blogspot.com/2009/12/qual-o-valor-da-sua-empresa-cultura-e.html

          http://www.rh.com.br/Portal/Qualidade_de_Vida/Dicas/6554/o-que-fazer-quando-o-estresse-prejudica-o-desempenho.html

          http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/art_cie/art_25.pdf

          http://www.michelangelo.edu.br/gest_pess.asp

          http://unpan1.un.org/intradoc/groups/public/documents/CLAD/clad0043641.pdf

          http://www.solutionsla.com.br/i_nossos_servicos_interna.php?id=1

          http://www.facape.br/ruth/adm-comport_organ/Cultura_organizacional.pdf

          http://www.acm.org.br/acamt/monografias/curso19/estresse_e_trabalho.pdf