MOTIVAÇÃO - Abraham Maslow
Autor
- Erlei Moreira
Módulo
05
E -
Necessidades de Auto-Realização
São as
necessidades oriundas de um ser humano efetivo, criativo e maduro.
Refletem a preocupação da pessoa em testar seu próprio potencial
por meio de oportunidades desafiantes e criativas. A natureza do
trabalho é particularmente crítica para tal sistema de
necessidades, uma vez que, para satisfazer esta fonte de motivação
e mantê-la continuamente em vigor, o indivíduo carece de grande
dose de desafios, de autonomia na função; liberdade de expressão e
oportunidade de realizar experiências. Com efeito, quando este
sistema é dominante, o indivíduo é motivado a canalizar para o
trabalho suas aptidões mais criativas e construtivas. As
necessidades de autorrealização são, fundamentalmente,
necessidades de crescimento e revelam uma tendência de todo ser
humano em realizar plenamente o seu potencial. Segundo Maslow,
essa tendência pode ser expressa como o desejo de a pessoa
tornar-se sempre mais do que é e de vir a ser tudo o que pode ser.
O aparecimento desta necessidade pressupõe que as anteriores
estejam satisfeitas ou razoavelmente satisfeitas. Diferentemente
das necessidades anteriores, a necessidade de autorrealização não
se extingue pela plena saciação. Quanto maior for a satisfação
experimentada pelas pessoas, tanto maior e mais importante
parecerão as necessidades.
Falando um
pouco mais sobre algumas características motivacionais, para
atingirmos o topo da Pirâmide das Necessidades de Maslow, devemos
estar com as necessidades anteriores ao menos parcialmente
satisfeitas. Isso porque as necessidades fisiológicas são as
necessidades humanas básicas para a manutenção da vida e se
sobrepõem a todas as outras. Até que tais necessidades sejam
satisfeitas, no ponto necessário para o funcionamento normal do
corpo, os outros níveis lhe darão pouca motivação. Provavelmente,
a maior parte das atividades das pessoas está no nível das
necessidades fisiológicas, salvo se esta já tem garantias de
subsistência.
As
necessidades de segurança são, fundamentalmente, as de estar livre
de medo, perigo físico e de manter o que se conseguiu: o emprego
ou a propriedade, por exemplo.
Após a
satisfação das necessidades fisiológicas e de segurança, as
sociais surgem como as mais importantes. Estas seriam: a
necessidade de participação em grupos e a de ser aceito por eles.
Satisfeitas as
necessidades fisiológicas, de segurança e de associação, a pessoa
passa a sentir a necessidade de autoestima, valorizando o amor
próprio e o seu reconhecimento por parte dos outros. Uma
necessidade mais do ego. De uma forma adaptativa, a pessoa busca
ser útil para ser bem aceita e é capaz de desempenhar mudanças
adequadas no seu ambiente.
Já a
necessidade de autorrealização é definida por Maslow como “o que
um homem é capaz de ser, deve ser”. A própria atividade em si é
totalmente gratificante e cheia de desafios.
Dentro do campo profissional, o conhecimento sobre o que motiva o
ser humano é necessário para todas as pessoas que exercem alguma
função na empresa. Como exemplo, vejamos uma área específica:
vendas. São vários os fatores que interferem no comportamento
de compra e que afetam a escolha de um cliente por determinado
produto ou marca. Podem ser fatores culturais, sociais,
familiares, econômicos e psicológicos. Todos, na verdade, agem em
conjunto de forma a tornar muito complexa a identificação do fator
preponderante em uma decisão de comprar alguma coisa. Em um
mercado cada vez mais competitivo, o conhecimento do sistema que
motiva o ser humano torna-se fundamental na tão almejada vantagem
competitiva buscada pelos(as) candidatos(as) a um cargo nas
empresas. O conhecimento e a compreensão das necessidades e
desejos de determinados grupos de pessoas passam a ser
fundamentais na determinação de estratégias para atender a nichos
de mercado a serem conquistados por uma empresa.
Observe uma situação simples: a compra de uma roupa por uma
pessoa. Quando alguém compra uma roupa, de um modelo específico,
numa loja determinada, fazendo questão de ser atendido(a) por
um(a) determinado(a) vendedor(a), ela está passeando por vários de
seus níveis de necessidades. A roupa comprada vai atender,
primeiro, às necessidades fisiológicas que é a de se agasalhar. A
roupa protege a pele e, portanto, atende uma necessidade de
segurança. Se a roupa é de uma grife ou foi comprada em uma loja
importante e tem uma cor específica ela pode facilitar o contato
com pessoas específicas e estará, então, atendendo à necessidade
de associação. Essa pessoa, se sentindo bem com a roupa, satisfará
também os desejos de autoestima, que estará elevado neste caso.
Imagine, agora, se você fosse a pessoa que estivesse vendendo essa
roupa, tendo todo o conhecimento do sistema de motivação do seu
cliente. Qual não seria a qualidade do serviço que você estaria
prestando para esse cliente? Quanto você valeria para a empresa,
se não fosse o(a) dono(a)? E como um(a) administrador(a)?
O indivíduo é
um animal dotado de necessidades. Assim que uma de suas
necessidades é satisfeita, outra surge em seu lugar. Esse processo
não tem fim e é contínuo! Desde o nascimento até a morte! Em que
pese essa realidade, esses fatores psíquicos sobre os
comportamentos dos clientes são, muitas vezes, negligenciados
pelas empresas que não dispõem de profissionais capacitados para
interpretá-los e conhecê-los mais profundamente. Na maioria das
vezes, aqueles que lidam mais diretamente com o cliente também não
estão preparados, pois se prendem ao preço do produto, entendendo
este como um fator determinante na decisão de compra. Esquecem-se
de que não só o preço agrega valor ao produto, mas também o
serviço que prestam. Existem fatores que influenciam a decisão de
compra por determinadas marcas e produtos independentes de seu
preço. E, às vezes, o preço elevado é que acaba sendo o fator
determinante que leva à aquisição daquele produto e não de outro
mais barato. Produtos caros atuam elevando a auto-estima de quem o
utiliza. Para quem se interessa, hoje já existe vasta bibliografia
que trata da percepção da motivação humana aplicada a praticamente
tudo. Normal para uma época em que o ser humano tem sido
considerado, cada vez mais, a peça chave para o sucesso das
empresas.
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