ERLEI MOREIRA

 

Áreas do Conhecimento e Experiências Vivenciadas

 

 

1 – Treinamentos

 

a) Atualmente sou Professor de Curso à Distância voltado para empresas, In Company. O Curso Capacitação Atuacional para Chefias, Lideranças e Profissionais de Vendas, que também é recomendado para “Professores(as)”, Programas de Trainees”, “Planos de Carreira” e “Atividades Extracurriculares” de Faculdades. Ele está sendo realizado através da FAEPE Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão, que está ligada à UFLA Universidade Federal de Lavras. Em breve estaremos fechando a parceria também com o Centro Universitário de Lavras – UNILAVRAS, com seis Cursos. Os testes e os exercícios conceituais deste Curso estão sob direitos autorais já que estão registrados na FBN Fundação Biblioteca Nacional através do meu livro “QUEM EH VOCÊ Pessoal e Profissionalmente?”, escrito mas não publicado. Este Curso está sendo montado também para aplicação em outras áreas de atuação profissional. Além disto, as diversas aplicações do Curso terão também as suas “versões em inglês” a partir das quais serão disponibilizados para alunos(as) de outros países. Veja links:

Conteúdo Programático – http://www.faepe.org.br/cqp/cursos/areas/adm/cap.html

Registro do Livro na FBN - http://189.115.138.197/CURSILHO/RegistroFBN.jpg

Certificado do Curso - http://189.115.138.197/CURSILHO/Cert-FAEPE.jpg

Depoimentos sobre o Curso - http://189.115.138.197/CURSILHO/Depoim.htm

Divulgação do Curso - http://189.115.138.197/CURSILHO/CURS10-006.htm

 

b) – Na década de 90 eu criei, apostilei e ministrei mais de uma centena de cursos de treinamentos empresariais (conteúdo para 20h) em Minas Gerais e Rondônia, entre eles: Sistema de Custos e Controles Operacionais; Administração da Manutenção; Administração de Materiais e Gestão de Estoque; Planejamento Operacional; Planejamento Estratégico; Profissionalismo na Operação Veicular; Custo Virtual; Excelência em Vendas; Gestão com Qualidade para Gerências; Excelência em Serviços ao Cliente; Logística de Distribuição - Coca Cola Norte de Minas; Projeto Renova Ação Shopping Del Rei; Relações Interpessoais no Trabalho; Profissionalismo Operacional; Profissionalismo para Equipe Administrativa; etc.

 

c) - Por 3,5 anos atuei como Professor de Mecânica de Automóveis (aulas teóricas e práticas) no Senai de Belo Horizonte/MG, Escola do Horto.

 

d) - Atuei como Adviser nos Cursos do Programa Junior Achievement do Sebrae Minas, curso esse feito para o desenvolvimento de futuros empreendedores que estejam cursando o ensino médio. Este programa internacional é utilizado hoje por 113 países no mundo. http://www.jabrasil.org.br/ja/index.php?option=com_sobre&&Itemid=73

 

e) - Atuei como Facilitador e Consultor em vários Cursos do Programa “Praticando a Qualidade” do Sebrae de Belo Horizonte/MG.

 

 

2 – Informática

 

a) Meu primeiro contato com um computador foi em março de 1990, 3 meses antes de eu sair da Mercedes-Benz para trilhar os caminhos do empreendedorismo. Era um PC XT, um dos primeiros da árvore genealógica dos computadores pessoais de hoje. Preço = US$ 2,000. Disco rígido de 32 Mb, 1/23 da capacidade de um CD ROM de hoje. Do Processador de 4,77 MHz até os Processadores acima de 10GHz de hoje eu passei por todos os computadores. Hardware? Eu desmontei e consertei a maioria deles. Software? Uma viagem! Eu comecei com WordStar, Lotus 123 + Allways, ChiWriter, WordPerfect, Page Maker, Dbase III, MS Word, Carta Certa, etc. De lá até aqui passei pelo DOS e pelos Windows 1.0, 3.11, 95, 97, NT, 2000, 2003 e XP. Ainda: todos os Offices e todos os Corel’s (5, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e X3). Internet eu já uso para site e vendas desde 1997. Divulgações pela internet já faço desde 2002. Fora mais algumas dezenas de outros programas que já utilizei e que nem me lembro do nome.

 

 

3 – Criação

 

a) Eu inventei e eu mesmo, pessoalmente, registrei patente de processo de fabricação de troféus e medalhas em resina poliéster nos Estados Unidos e no Brasil.

 

- Nos Estados Unidos – Patente 6,464,812 – Como o USPTO United States Patent and Trademark Office só aceita pedidos de patente através de Escritórios de Patente eu contratei o BSKB Birch, Stewart, Kolasch & Birch, LLP – Virgínia/USA. Mas todo o procedimento, desenvolvimento, discussão, apresentação e acompanhamento até a concessão final da patente em 2002 eu o fiz pessoalmente, e diretamente, com esse Attorney via Internet e telefone. Isso, sem ter a necessidade de contratar Escritório de Patentes no Brasil. Uma experiência pessoal fantástica! Link abaixo:

http://patft.uspto.gov/netacgi/nph-Parser?Sect1=PTO1&Sect2=HITOFF&d=PALL&p=1&u=%2Fnetahtml%2FPTO%2Fsrchnum.htm&r=1&f=G&l=50&s1=6,464,812.PN.&OS=PN/6,464,812&RS=PN/6,464,812

 

- No Brasil – Patente PI9705783-5 – A apresentação do pedido de patente, discussões, apresentações de defesas e acompanhamento de todo o processo até a concessão da patente em 2002 eu mesmo fiz pessoalmente e diretamente no INPI Instituto Nacional da Propriedade Industrial, em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. Link abaixo:

http://pesquisa.inpi.gov.br/MarcaPatente/servlet/PatenteServletController

 

b) Por 3,5 anos eu fui Coordenador do Laboratório de Brinquedos da Metalúrgica Matarazzo/Lavras onde a minha função, e a da minha equipe, era inventar brinquedos novos em folha de flandres (criados = Disco Voador, Ford Caminhão e outros), além de fornecer à Ferramentaria os desenhos mecânicos de ferramentas de corte, estampo e dobra dessas novidades.

 

c) Na área de treinamento várias metodologias foram criadas por mim ao longo dos últimos 30 anos. O resultado dessas criações se concentram hoje no Curso à Distância

Capacitação Atuacional para Chefias, Lideranças e Profissionais de Vendas que está sendo ministrado através da FAEPE. Curso este que terá outras versões de área de aplicação e de idioma.

 

 

4 – Consultorias

 

a) Entre as dezenas de consultorias que prestei para empresas em Belo Horizonte, em 1994 eu fui contratado pela VIB (Veículos Industriais do Brasil) para ir até Tourino/Itália, analisar e recomendar as modificações que deveriam ser feitas nos caminhões pesados da IVECO (linha Trakker) para se adaptarem às condições topográficas brasileiras. Eu sugeri várias modificações, dentre elas o aumento da espessura do chassi, mudança do sistema de freios [de cone para duplo ”S” (S-Cam)], substituição do compressor de ar por um de maior capacidade para melhorar a atuação do sistema pneumático (principalmente freios em função da topografia brasileira), algumas mudanças na cabine para conforto do motorista, faróis, dentre outras. Esses veículos são fabricados hoje em Sete Lagoas/MG com todas as mudanças que foram sugeridas por mim. O convite me foi feito devido ao grande conhecimento de veículos pesados Mercedes-Benz que eu tinha à época por ter trabalhado na fábrica MBB, por 10,5 anos, na Área de Assistência Técnica e Consultorias a Concessionários e Clientes.

 

b) Em 1994, como escritor de artigos para a revista Veículo (escrevi durante 5 anos para a revista) eu fui a Hanover/Alemanha representando a revista Veículo, à convite da Volkswagen do Brasil, para dar cobertura jornalística à exportação do veículo L-80, que foi exposto na Feira Internacional  “IAA Commercial Vehicles de Hanover”.

 

c) Durante os 10,5 anos em que fui Coordenador na Mercedes-Benz do Brasil e a minha responsabilidade era, com uma equipe de 8 profissionais, dar Consultorias em Assistência Técnica, Administrativa, Logística, Garantias e Treinamentos in loco a todos os Concessionários e Frotistas da Mercedes-Benz do Brasil dos Estados de Minas Gerais, Goiás (incluído Tocantins), Mato Grosso, Rondônia e Acre.

 

 

5 – Escritor

 

a) Como dito anteriormente, eu tenho um livro escrito e não publicado, “QUEM EH VOCÊ Pessoal e Profissionalmente?”, registrado na FBN Fundação Biblioteca Nacional desde 2008. Além desse tenho mais 2 livros sendo escritos.

Registro do Livro na FBN - http://189.115.138.197/CURSILHO/RegistroFBN.jpg

 

b) De 1990 a 1995 eu escrevi, regularmente, artigos para a revista Veículo de Belo Horizonte, falando de todos os aspectos inerentes à Administração, Manutenção e Logística no mercado das Empresas de Transportes.

 

c) Na década de 90 eu fiz muitos artigos para os jornais Estado de Minas e Diário do Comércio, de Belo Horizonte, falando sobre Recursos Humanos.

 

d) Por 3 anos (2006 a 2009) eu fui colunista semanal dos dois jornais de Lavras – Tribuna de Lavras e Lavras News – onde falava de empresas, negócios e mercados.

 

e) Como aprecio muito manusear palavras escritas, agora eu estou experimentando escrever no www.twitter.com/erleimoreira.

 

 

6 – Mecânica Automotiva, Transporte e Logística

 

Dos meus 50 anos de profissional, 27 anos foram ligados à Área Automotiva: Lavador de Peças, Mecânico, Chefe de Oficina, Coordenador de Assistência Técnica, Professor de Mecânica de Autos, Engenheiro de Manutenção, Consultor em Sistema de Custos/Logística no Transporte e Facilitador em Treinamentos. Em Lavras tive Oficina própria e fui Mecânico na Agência Ford (1964). Em BH: Mesbla S.A., Prefeitura da UFMG, Senai, Minasforte, Mobil Oil do Brasil, Expresso Setelagoano e Mercedes-Benz. Por causa de toda essa experiência automotiva que eu tinha é que fui convidado, em 1994, para “tropicalizar” a tecnologia de fabricação dos caminhões pesados Euro Trakker da IVECO Italiana para se adaptarem à topografia brasileira e poderem ser vendidos no Brasil. Hoje a IVECO (Grupo Fiat) tem fábrica em Sete Lagoas/MG. Vale citar aqui novamente que esses conhecimentos sobre caminhões pesados e a Logística no Transporte Rodoviário foram adquiridos nos 10,5 anos que atuei na Mercedes-Benz do Brasil, quando coordenava todas as atividades de Assistência Técnica, Administrativa, Logística, Garantias e Treinamentos a todos os Concessionários e Frotistas MBB dos Estados de Minas Gerais, Goiás (incluído Tocantins), Mato Grosso, Rondônia e Acre.

 

 

 

Atenciosamente

 

Eng. Erlei Moreira

(35) 3822-3360

erlei@erlei.com.br

www.twitter.com/erleimoreira

 

 

RETORNAR