ERLEI
MOREIRA
Áreas do Conhecimento e
Experiências Vivenciadas
1 – Treinamentos
a) Atualmente sou Professor de
Curso à Distância voltado para empresas, In Company. O Curso
Capacitação Atuacional para Chefias, Lideranças e Profissionais de
Vendas, que também é recomendado para “Professores(as)”,
“Programas de Trainees”, “Planos de Carreira” e
“Atividades Extracurriculares” de Faculdades. Ele está
sendo realizado através da FAEPE Fundação de Apoio ao
Ensino Pesquisa e Extensão, que está ligada à UFLA
Universidade Federal de Lavras. Em breve estaremos fechando a
parceria também com o Centro Universitário de Lavras – UNILAVRAS,
com seis Cursos. Os testes e os exercícios conceituais deste Curso
estão sob direitos autorais já que estão registrados na FBN
Fundação Biblioteca Nacional através do meu livro “QUEM EH VOCÊ
Pessoal e Profissionalmente?”, escrito mas não publicado. Este
Curso está sendo montado também para aplicação em outras áreas de
atuação profissional. Além disto, as diversas aplicações do Curso
terão também as suas “versões em inglês” a partir das quais serão
disponibilizados para alunos(as) de outros países. Veja links:
Conteúdo Programático –
http://www.faepe.org.br/cqp/cursos/areas/adm/cap.html
Registro do Livro na FBN -
http://189.115.138.197/CURSILHO/RegistroFBN.jpg
Certificado do Curso -
http://189.115.138.197/CURSILHO/Cert-FAEPE.jpg
Depoimentos sobre o Curso -
http://189.115.138.197/CURSILHO/Depoim.htm
Divulgação do Curso -
http://189.115.138.197/CURSILHO/CURS10-006.htm
b) – Na década de 90 eu criei,
apostilei e ministrei mais de uma centena de cursos de
treinamentos empresariais (conteúdo para 20h) em Minas Gerais e
Rondônia, entre eles: Sistema de Custos e Controles Operacionais;
Administração da Manutenção; Administração de Materiais e Gestão
de Estoque; Planejamento Operacional; Planejamento Estratégico;
Profissionalismo na Operação Veicular; Custo Virtual; Excelência
em Vendas; Gestão com Qualidade para Gerências; Excelência em
Serviços ao Cliente; Logística de Distribuição - Coca Cola Norte
de Minas; Projeto Renova Ação Shopping Del Rei; Relações
Interpessoais no Trabalho; Profissionalismo Operacional;
Profissionalismo para Equipe Administrativa; etc.
c) - Por 3,5 anos atuei como
Professor de Mecânica de Automóveis (aulas teóricas e práticas) no
Senai de Belo Horizonte/MG, Escola do Horto.
d) - Atuei como Adviser nos Cursos
do Programa Junior Achievement do Sebrae Minas, curso esse feito
para o desenvolvimento de futuros empreendedores que estejam
cursando o ensino médio. Este programa internacional é utilizado
hoje por 113 países no mundo.
http://www.jabrasil.org.br/ja/index.php?option=com_sobre&&Itemid=73
e) - Atuei como Facilitador e
Consultor em vários Cursos do Programa “Praticando a Qualidade” do
Sebrae de Belo Horizonte/MG.
2 – Informática
a) Meu primeiro contato com um
computador foi em março de 1990, 3 meses antes de eu sair da
Mercedes-Benz para trilhar os caminhos do empreendedorismo. Era um
PC XT, um dos primeiros da árvore genealógica dos computadores
pessoais de hoje. Preço = US$ 2,000. Disco rígido de 32 Mb, 1/23
da capacidade de um CD ROM de hoje. Do Processador de 4,77 MHz até
os Processadores acima de 10GHz de hoje eu passei por todos os
computadores. Hardware? Eu desmontei e consertei a maioria deles.
Software? Uma viagem!
Eu comecei com
WordStar, Lotus 123 + Allways, ChiWriter, WordPerfect, Page Maker,
Dbase III, MS Word, Carta Certa, etc.
De lá até aqui passei pelo DOS e
pelos Windows 1.0, 3.11, 95, 97, NT, 2000, 2003 e XP. Ainda: todos
os Offices e todos os Corel’s (5, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e X3).
Internet eu já uso para site e vendas desde 1997. Divulgações pela
internet já faço desde 2002. Fora mais algumas dezenas de outros
programas que já utilizei e que nem me lembro do nome.
3 – Criação
a) Eu inventei e eu mesmo,
pessoalmente, registrei patente de processo de fabricação de
troféus e medalhas em resina poliéster nos Estados Unidos e no
Brasil.
- Nos Estados Unidos – Patente
6,464,812 – Como o USPTO United States Patent and Trademark
Office só aceita pedidos de patente através de Escritórios de
Patente eu contratei o BSKB Birch, Stewart, Kolasch & Birch,
LLP – Virgínia/USA. Mas todo o procedimento, desenvolvimento,
discussão, apresentação e acompanhamento até a concessão final da
patente em 2002 eu o fiz pessoalmente, e diretamente, com esse
Attorney via Internet e telefone. Isso, sem ter a necessidade de
contratar Escritório de Patentes no Brasil. Uma experiência
pessoal fantástica! Link abaixo:
http://patft.uspto.gov/netacgi/nph-Parser?Sect1=PTO1&Sect2=HITOFF&d=PALL&p=1&u=%2Fnetahtml%2FPTO%2Fsrchnum.htm&r=1&f=G&l=50&s1=6,464,812.PN.&OS=PN/6,464,812&RS=PN/6,464,812
- No Brasil – Patente
PI9705783-5 – A apresentação do pedido de patente, discussões,
apresentações de defesas e acompanhamento de todo o processo até a
concessão da patente em 2002 eu mesmo fiz pessoalmente e
diretamente no INPI Instituto Nacional da Propriedade
Industrial, em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. Link
abaixo:
http://pesquisa.inpi.gov.br/MarcaPatente/servlet/PatenteServletController
b) Por 3,5 anos eu fui Coordenador
do Laboratório de Brinquedos da Metalúrgica Matarazzo/Lavras onde
a minha função, e a da minha equipe, era inventar brinquedos novos
em folha de flandres (criados = Disco Voador, Ford Caminhão e
outros), além de fornecer à Ferramentaria os desenhos mecânicos de
ferramentas de corte, estampo e dobra dessas novidades.
c) Na área de treinamento várias
metodologias foram criadas por mim ao longo dos últimos 30 anos. O
resultado dessas criações se concentram hoje no Curso à Distância
Capacitação Atuacional para Chefias, Lideranças e Profissionais de
Vendas que está sendo
ministrado através da FAEPE. Curso este que terá outras
versões de área de aplicação e de idioma.
4 – Consultorias
a) Entre as dezenas de
consultorias que prestei para empresas em Belo Horizonte, em 1994
eu fui contratado pela VIB (Veículos Industriais do Brasil) para
ir até Tourino/Itália, analisar e recomendar as modificações que
deveriam ser feitas nos caminhões pesados da IVECO (linha Trakker)
para se adaptarem às condições topográficas brasileiras. Eu sugeri
várias modificações, dentre elas o aumento da espessura do chassi,
mudança do sistema de freios [de cone para duplo ”S” (S-Cam)],
substituição do compressor de ar por um de maior capacidade para
melhorar a atuação do sistema pneumático (principalmente freios em
função da topografia brasileira), algumas mudanças na cabine para
conforto do motorista, faróis, dentre outras. Esses veículos são
fabricados hoje em Sete Lagoas/MG com todas as mudanças que foram
sugeridas por mim. O convite me foi feito devido ao grande
conhecimento de veículos pesados Mercedes-Benz que eu tinha à
época por ter trabalhado na fábrica MBB, por 10,5 anos, na Área de
Assistência Técnica e Consultorias a Concessionários e Clientes.
b) Em 1994, como escritor de
artigos para a revista Veículo (escrevi durante 5 anos para a
revista) eu fui a Hanover/Alemanha representando a revista
Veículo, à convite da Volkswagen do Brasil, para dar cobertura
jornalística à exportação do veículo L-80, que foi exposto na
Feira Internacional “IAA Commercial Vehicles de Hanover”.
c) Durante os 10,5 anos em que fui
Coordenador na Mercedes-Benz do Brasil e a minha responsabilidade
era, com uma equipe de 8 profissionais, dar Consultorias em
Assistência Técnica, Administrativa, Logística, Garantias e
Treinamentos in loco a todos os Concessionários e Frotistas da
Mercedes-Benz do Brasil dos Estados de Minas Gerais, Goiás
(incluído Tocantins), Mato Grosso, Rondônia e Acre.
5 – Escritor
a) Como dito anteriormente, eu
tenho um livro escrito e não publicado, “QUEM EH VOCÊ Pessoal e
Profissionalmente?”, registrado na FBN Fundação Biblioteca
Nacional desde 2008. Além desse tenho mais 2 livros sendo
escritos.
Registro do Livro na FBN -
http://189.115.138.197/CURSILHO/RegistroFBN.jpg
b) De 1990 a 1995 eu escrevi,
regularmente, artigos para a revista Veículo de Belo Horizonte,
falando de todos os aspectos inerentes à Administração, Manutenção
e Logística no mercado das Empresas de Transportes.
c) Na década de 90 eu fiz muitos
artigos para os jornais Estado de Minas e Diário do Comércio, de
Belo Horizonte, falando sobre Recursos Humanos.
d) Por 3 anos (2006 a 2009) eu fui
colunista semanal dos dois jornais de Lavras – Tribuna de Lavras e
Lavras News – onde falava de empresas, negócios e mercados.
e) Como aprecio muito manusear
palavras escritas, agora eu estou experimentando escrever no
www.twitter.com/erleimoreira.
6 – Mecânica Automotiva,
Transporte e Logística
Dos meus 50 anos de profissional,
27 anos foram ligados à Área Automotiva: Lavador de Peças,
Mecânico, Chefe de Oficina, Coordenador de Assistência Técnica,
Professor de Mecânica de Autos, Engenheiro de Manutenção,
Consultor em Sistema de Custos/Logística no Transporte e
Facilitador em Treinamentos. Em Lavras tive Oficina própria e fui
Mecânico na Agência Ford (1964). Em BH: Mesbla S.A., Prefeitura da
UFMG, Senai, Minasforte, Mobil Oil do Brasil, Expresso Setelagoano
e Mercedes-Benz. Por causa de toda essa experiência automotiva que
eu tinha é que fui convidado, em 1994, para “tropicalizar” a
tecnologia de fabricação dos caminhões pesados Euro Trakker da
IVECO Italiana para se adaptarem à topografia brasileira e poderem
ser vendidos no Brasil. Hoje a IVECO (Grupo Fiat) tem fábrica em
Sete Lagoas/MG. Vale citar aqui novamente que esses conhecimentos
sobre caminhões pesados e a Logística no Transporte Rodoviário
foram adquiridos nos 10,5 anos que atuei na Mercedes-Benz do
Brasil, quando coordenava todas as atividades de Assistência
Técnica, Administrativa, Logística, Garantias e Treinamentos a
todos os Concessionários e Frotistas MBB dos Estados de Minas
Gerais, Goiás (incluído Tocantins), Mato Grosso, Rondônia e Acre.
Atenciosamente
Eng. Erlei Moreira
(35) 3822-3360
erlei@erlei.com.br
www.twitter.com/erleimoreira
RETORNAR |