MOTIVAÇÃO - VIII

 

 

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Nos mundos grupais, o líder que conhece bem sua equipe saberá identificar quais são as necessidades de cada um e poderá aplicar os meios de motivação adequados. Por exemplo, se uma pessoa está passando por grandes dificuldades financeiras e a estabilidade de sua família está em risco, não adianta tentar motivá-lo dizendo que a Direção da empresa reconheceu o seu sucesso na última campanha. Da mesma forma, um profissional que está no auge de sua carreira e em alta evidência na organização não se entusiasmará muito com a idéia de uma melhora adicional em seu plano de saúde. A esse líder que está a transcendentar, envolve identificar os participantes que podem trazer os melhores resultados para o grupo. Por isso, conhecer a realidade de cada um e encontrar as formas corretas de motivá-lo para a obtenção de resultados, demonstra uma atuação transcendental desse líder.

 

Essas são as necessidades que fazem o indivíduo transcender para além do nível mais alto das necessidades transcritas na Pirâmide das Necessidades. Segundo Maslow, essa é a mais alta necessidade em sua hierarquia. É o desejo de tornar-se aquilo que a pessoa é capaz de ser - maximizar seu potencial, realizar tudo que seja possível. O que envolve os seguintes aspectos e percepções:

 

Cognitivas e de curiosidade, de conhecer o mundo (saber, inteligência, estudo, compreensão, estimulação, valia pessoal);

 

Estéticas (realização de possibilidades, autonomia pessoal, ordem, beleza, intimidade, verdade, objetivos espirituais).

 

Sentimentos que podem estar envolvidos na Motivação

 

Frustração - Quando o indivíduo está motivado para atingir um dado objetivo, se por alguma razão qualquer não o consegue, acaba vivendo um estado de frustração. A profundidade deste sentimento depende de muitos fatores: personalidade da pessoa, idade, natureza da motivação, tipo de obstáculo, etc. Quando isto ocorre é possível que a pessoa tenha alguns tipos de reações, quais sejam:

 

Agressão - Esta reação pode ser direta, indireta ou de auto-agressão. Ela é direta quando é dirigida contra a fonte que provocou a frustração e indireta quando se dirige para outras pessoas ou objetos. A criança pode agredir a irmã que a impede de brincar (agressão direta). A criança, se proibida de brincar, destrói os brinquedos (agressão indireta). A criança pode dirigir a sua agressividade para si mesma (auto-agressão). Caso não consiga dar vazão à insatisfação contida é possível surgir o nervosismo, a insônia, e distúrbios circulatórios e digestivos.

 

Apatia - Face às contínuas frustrações o individuo pode cair na reação apática (indiferença perante a fonte da frustração). A motivação à ação, neste caso, é reduzida ou eliminada. Normalmente ocorre falta de interesse pelas tarefas ou objetivos. Comportamento ilógico ou sem normalidade. Passividade, moral baixo, má vontade, pessimismo, resistência às modificações, insegurança, não colaboração etc.

 

Entretanto, quando a necessidade não é satisfeita e não sobrevém as situações anteriormente mencionadas, não significa que o indivíduo permanecerá eternamente frustrado. De alguma maneira a necessidade será transferida ou compensada. Daí percebe-se que a motivação é um estado cíclico e constante na vida pessoal. Daí podemos concluir que o ciclo motivacional envolve:

 

Necessidade - É o motivo, a razão de ser da ação. É provocada por um estado de desequilíbrio devido a uma carência ou privação (Ex: falta de alimento no organismo).

 

Impulso ou pulsão - É a atividade desenvolvida pela necessidade ou motivo, isto é, a energia interna que impele o indivíduo a agir num dado sentido. (Ex. força que move o indivíduo para obter comida). 

 

Resposta - É a atividade desenvolvida e desencadeada pela pulsão para atingir algo. (Ex: procurar comida). 

 

Incentivo - É o objetivo para o qual se orienta a ação. (Ex. ingerir o alimento). 

 

Saciedade - É a satisfação decorrente de se ter atingido o objetivo pretendido (Ex: depois de se ter ingerido o alimento, a fome desaparece).

 

E esse comportamento seqüencial volta a repetir-se sempre que se repete a necessidade que o provoca.

 

Bibliografias Recomendadas

 

Maslow no Gerenciamento - Abraham H. Maslow – QUALITYMARK Editora

O Diário de Negócios de Maslow - Abraham H. Maslow – QUALITYMARK Editora

Motivation and Personality - Abraham H. Maslow - Harpercollins College Div

Management Segun Maslow, El - Abraham H. Maslow - PAIDÓS IBÉRICA

Maslow on Management - Abraham H. Maslow - John Wiley & Sons

The Maslow Business Reader - Abraham H. Maslow - John Wiley & Sons

Future Visions - Abraham H. Maslow - SAGE PUBNS

Toward a Psychology of Being - Abraham H. Maslow - John Wiley & Sons

 

 

Erlei Moreira

Engenheiro, Professor,

Consultor e Escritor.

 

 

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