MOTIVAÇÃO - VIII
CONTINUANDO ...
Nos mundos grupais, o líder que conhece bem sua equipe saberá
identificar quais são as necessidades de cada um e poderá aplicar
os meios de motivação adequados. Por exemplo, se uma pessoa está
passando por grandes dificuldades financeiras e a estabilidade de
sua família está em risco, não adianta tentar motivá-lo dizendo
que a Direção da empresa reconheceu o seu sucesso na última
campanha. Da mesma forma, um profissional que está no auge de sua
carreira e em alta evidência na organização não se entusiasmará
muito com a idéia de uma melhora adicional em seu plano de saúde.
A esse líder que está a transcendentar, envolve identificar os
participantes que podem trazer os melhores resultados para o
grupo. Por isso, conhecer a realidade de cada um e encontrar as
formas corretas de motivá-lo para a obtenção de resultados,
demonstra uma atuação transcendental desse líder.
Essas são as necessidades que fazem o indivíduo transcender para
além do nível mais alto das necessidades transcritas na Pirâmide
das Necessidades. Segundo Maslow, essa é a mais alta necessidade
em sua hierarquia. É o desejo de tornar-se aquilo que a pessoa é
capaz de ser - maximizar seu potencial, realizar tudo que seja
possível. O que envolve os seguintes aspectos e percepções:
Cognitivas e de curiosidade,
de conhecer o mundo (saber, inteligência, estudo, compreensão,
estimulação, valia pessoal);
Estéticas
(realização de possibilidades, autonomia pessoal, ordem, beleza,
intimidade, verdade, objetivos espirituais).
Sentimentos que podem estar envolvidos na Motivação
Frustração
- Quando o indivíduo está motivado para atingir um dado objetivo,
se por alguma razão qualquer não o consegue, acaba vivendo um
estado de frustração. A profundidade deste sentimento depende de
muitos fatores: personalidade da pessoa, idade, natureza da
motivação, tipo de obstáculo, etc. Quando isto ocorre é possível
que a pessoa tenha alguns tipos de reações, quais sejam:
Agressão
- Esta reação pode ser direta, indireta ou de auto-agressão. Ela é
direta quando é dirigida contra a fonte que provocou a frustração
e indireta quando se dirige para outras pessoas ou objetos. A
criança pode agredir a irmã que a impede de brincar (agressão
direta). A criança, se proibida de brincar, destrói os brinquedos
(agressão indireta). A criança pode dirigir a sua agressividade
para si mesma (auto-agressão). Caso não consiga dar vazão à insatisfação contida é possível surgir o nervosismo, a insônia,
e distúrbios circulatórios e digestivos.
Apatia
- Face às contínuas frustrações o individuo pode cair na reação
apática (indiferença perante a fonte da frustração). A motivação à
ação, neste caso, é reduzida ou eliminada. Normalmente ocorre falta
de interesse pelas tarefas ou objetivos. Comportamento ilógico ou
sem normalidade. Passividade, moral baixo, má vontade, pessimismo,
resistência às modificações, insegurança, não colaboração etc.
Entretanto, quando a necessidade não é satisfeita e não sobrevém as situações
anteriormente mencionadas, não significa que o indivíduo
permanecerá eternamente frustrado. De alguma maneira a necessidade
será transferida ou compensada. Daí percebe-se que a motivação é
um estado cíclico e constante na vida pessoal. Daí podemos
concluir que o ciclo motivacional envolve:
Necessidade
- É o motivo, a razão de ser da ação. É provocada por um estado de
desequilíbrio devido a uma carência ou privação (Ex: falta de
alimento no organismo).
Impulso ou pulsão
- É a atividade desenvolvida pela necessidade ou motivo, isto é, a
energia interna que impele o indivíduo a agir num dado sentido.
(Ex. força que move o indivíduo para obter comida).
Resposta
- É a atividade desenvolvida e desencadeada pela pulsão para
atingir algo. (Ex: procurar comida).
Incentivo
- É o objetivo para o qual se orienta a ação. (Ex. ingerir o
alimento).
Saciedade
- É a satisfação decorrente de se ter atingido o objetivo
pretendido (Ex: depois de se ter ingerido o alimento, a fome
desaparece).
E esse comportamento seqüencial volta a repetir-se sempre que se
repete a necessidade que o provoca.
Bibliografias Recomendadas
Maslow
no Gerenciamento
- Abraham H. Maslow – QUALITYMARK Editora
O Diário
de Negócios de Maslow
- Abraham H. Maslow – QUALITYMARK Editora
Motivation and Personality
- Abraham H. Maslow -
Harpercollins College Div
Management Segun Maslow, El
- Abraham H. Maslow - PAIDÓS IBÉRICA
Maslow on Management
- Abraham H. Maslow - John
Wiley & Sons
The Maslow Business Reader
- Abraham H. Maslow - John
Wiley & Sons
Future Visions
- Abraham H. Maslow - SAGE PUBNS
Toward a Psychology of Being
- Abraham H. Maslow - John
Wiley & Sons
Erlei Moreira
Engenheiro,
Professor,
Consultor e
Escritor.
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