MOTIVAÇÃO - V

 

 

CONTINUANDO ...

 

D - Necessidades de Estima

 

Uma vez satisfeitas, no todo ou em parte, as Necessidades Fisiológicas, de Segurança e de Associação, as pessoas passam a sentir Necessidades de Estima, que são relacionadas ao seu ego. Ou seja, serem estimadas, respeitadas e valorizadas pelos outros. Passam a sentir necessidades de auto-estima, de estima e promoção social, dignidade pessoal, sucesso, poder, elogio merecido, prestígio, reconhecimento, individualidade, status, amor-próprio, autoconfiança, realização, competência, conhecimento, independência, aprovação, respeito etc. Profissionalmente, reflete o interesse do indivíduo em obter um status especial no seu grupo de trabalho, ou na empresa. Como tal, reflete uma ânsia por reconhecimentos e por oportunidades que permitam-lhe demonstrar sua especial competência. Estas necessidades orientam-se, basicamente, no sentido de engrandecimento do ego. Até agora, este é o primeiro sistema de necessidades que se relaciona, de perto, com a natureza do trabalho. E que, para satisfazê-la, a pessoa depende de aspectos do próprio trabalho. Funções que lhe permitam demonstrar aptidões em que ela se acredita competente e que lhe são importantes, serão por ela aceitas como fator de satisfação de suas necessidades. A satisfação desta necessidade gera sentimentos de autoconfiança, de valor, de capacidade e sentimento de utilidade. A frustração nessa área leva o indivíduo a sentimentos de inferioridade, fraqueza e desamparo. Todas as pessoas, nesse nível, querem ser reconhecidas e respeitadas como uma pessoa competente. Em alguns casos, a satisfação dessas necessidades pode levar a pessoa a exageros como a arrogância e o complexo de superioridade.

 

Diversamente do que ocorre com as necessidades de nível mais baixo, as necessidades de estima são raramente satisfeitas. É que o homem procura indefinidamente mais e mais a satisfação dessas necessidades do ego, tão importantes para ele. Mas elas não surgem de maneira significativa até que as necessidades fisiológicas, sociais e de segurança estejam razoavelmente satisfeitas. Profissionalmente falando, a empresa tradicional oferece poucas oportunidades de satisfação dessas necessidades egoístas para as pessoas colocadas nos níveis mais baixos da hierarquia. Os métodos convencionais de organizar o trabalho, particularmente nas indústrias de produção em massa, dão pouca consideração a esses aspectos da motivação. Se as práticas da Administração Científica, geradas por Taylor e outros, foram preparadas com o fito específico de oposição a essas necessidades, dificilmente poderiam atingir esse propósito melhor do que o fazem até hoje.

 

E - Necessidades de Auto-Realização

 

São as Necessidades oriundas de um ser humano efetivo, criativo e maduro. Refletem a preocupação da pessoa em testar seu próprio potencial através de oportunidades desafiantes e criativas. A natureza do trabalho é particularmente crítica para tal sistema de necessidades, uma vez que, para satisfazer esta fonte de motivação e mantê-la continuamente em vigor, o indivíduo carece de grande dose de desafios, de autonomia na função. Liberdade de expressão e oportunidade de realizar experiências. Com efeito, quando este sistema é dominante, o indivíduo é motivado a canalizar para o trabalho suas aptidões mais criativas e construtivas. As necessidades de auto-realização são, fundamentalmente, necessidades de crescimento e revelam uma tendência de todo ser humano em realizar plenamente o seu potencial. Segundo Maslow, essa tendência pode ser expressa como o desejo de a pessoa tornar-se sempre mais do que é e de vir a ser tudo o que pode ser. O aparecimento desta necessidade supõe que as anteriores estejam satisfeitas ou razoavelmente satisfeitas. Diferentemente das necessidades anteriores, a necessidade de auto-realização não se extingue pela plena saciação. Quanto maior for a satisfação experimentada pelas pessoas, tanto maior e mais importante parecerão essas necessidades.

 

CONTINUA ...

 

Erlei Moreira

Engenheiro, Professor,

Consultor e Escritor.

 

 

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