MOTIVAÇÃO - II

 

 

CONTINUANDO ...

 

Vale aqui mencionar a oportuna observação feita pela Srta. Aline Pereira Sales, aluna do Curso de Administração da UFLA, sobre o artigo anterior: que as necessidades, em qualquer nível, não precisam estar totalmente satisfeitas para que as pessoas tenham necessidades, concomitantes, em outros níveis.

 

Maslow apresentou sua Teoria da Motivação, segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis hierárquicos de importância e de influência, numa pirâmide. Nessa pirâmide, na base estão as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas) e no topo, as necessidades mais elevadas (as necessidades de auto-realização). Aqui, podemos entender os motivos que nos fazem constituir família e amigos, trabalhar, ganhar dinheiro, consumir e buscar nossos limites como seres humanos. As necessidades podem ser visualizadas na Pirâmide das Necessidades de Maslow que mostramos a seguir:

 

 

 

 

Maslow procurou compreender e explicar o que dá vida, dirige e sustenta o comportamento humano. Para ele, o comportamento humano é motivado por necessidades a que ele deu o nome de necessidades fundamentais. Tais necessidades são baseadas em dois agrupamentos: Deficiência e Crescimento. As necessidades de deficiência são as fisiológicas, as de segurança, de afeto e as de estima, enquanto que as necessidades de crescimento são aquelas relacionadas ao auto-desenvolvimento e a auto-realização do ser humano. Para ele tais necessidades apresentam-se numa hierarquia de importância e premência, conforme ilustrado nas figuras anteriores.

 

CONTINUA ...

 

Erlei Moreira

Engenheiro, Professor,

Consultor e Escritor.

 

 

RETORNAR