VALORES E
CRENÇAS - III
"Se um homem não descobriu
algo por que morrer, ele não está preparado para viver" Martin
Luther King Jr.
CONTINUANDO ...
Agora você sabe que o segundo
mais alto valor depois da alegria, seria amor, e o terceiro seria
apoio. Você pode fazer isso com uma lista de qualquer tamanho para
compreender o que é mais importante para uma pessoa e o relativo
peso dos outros valores. A pessoa, nesse exemplo, ainda pode se
sentir bastante forte quanto ao relacionamento, mesmo que não se
sinta apoiada.
As pessoas têm certos valores
que, quando violados, fazem com que deixem um relacionamento. Se
apoio for o número um na lista de valores de uma pessoa, mas ela
não se sente apoiada, ela poderá terminar o relacionamento. Já
alguém que classifique apoio como terceiro, quarto ou quinto, e
amor em primeiro, não deixará o relacionamento, não importa o que
aconteça - enquanto se sentir amada.
Estou certo de que você pode
apresentar vários valores que lhe são importantes num
relacionamento, tais como: justiça, família, dinheiro, poder,
religiosidade, amizade, lealdade, simplicidade, amor, sexualidade,
verdade, honestidade, beleza, humildade, vaidade, superioridade,
alegria, apoio, ódio, êxtase, comunicação mútua, respeito,
crescimento, desafio, criatividade, atração, espiritualidade,
confiança. Classificá-los nem sempre é um processo fácil.
Se a decisão não for clara, faça
as diferenças mais especificas. Se uma pessoa não souber escolher
entre êxtase ou crescimento, você precisa perguntar:“O que êxtase
e crescimento significam para você?" Se a resposta for: "Êxtase
significa sentir uma sensação total de alegria pessoal, e
crescimento significa superar obstáculos", então você pode
perguntar: "O que é mais importante, superar obstáculos ou sentir
uma sensação total de alegria?" Isso tornará a decisão mais fácil.
Pare um pouco para criar uma
hierarquia de valores no seu ambiente de trabalho. Crie o contexto
de trabalho e pergunte: "O que é importante para mim? Você poderia
dizer, criatividade. A questão óbvia seguinte seria: "O que é
importante sobre criatividade?" Você poderia responder:"Quando sou
criativo, sinto que cresço". Então: "O que é importante sobre
crescer?"
Muitas pessoas ficam surpresas ao
descobrirem seus valores mais altos. Ao tornarem-se
conscientemente informadas de suas hierarquias de valores, começam
a entender por que fazem o que fazem. Em relacionamentos pessoais,
ou no trabalho, você pode expressar o que lhe é mais importante
agora que você já sabe quais são os seus valores. E,
conhecendo-os, pode começar a dirigir suas energias para
alcançá-los.
É crucial para os gerentes saber
o valor mais alto na hierarquia de valores de seus empregados.
Para eliciá-lo, a primeira coisa a perguntar é: "O que faz com que
você entre numa organização?" Digamos que o funcionário responda:
"Um ambiente criativo". Você desenvolve uma lista sobre o que é
importante perguntando: "O que mais o faria entrar?" Então 'você
quereria saber-, mesmo que todos os valores mais altos existam, o
que o faria deixar o serviço. Suponha que a resposta seja: "Falta
de confiança". Poderia continuar daí perguntando: "Mesmo que haja
falta de confiança, o que o faria ficar?". Algumas pessoas
poderiam dizer que nunca ficariam numa organização com falta de
confiança. Se dizem isso, esse é o maior valor para elas, o que
devem ter para permanecer num emprego.
Alguém mais pode dizer que
ficaria, mesmo que não houvesse confiança, se houvesse chance de
subir na organização. Continue perguntando e questionando até
descobrir as coisas que a pessoa tem de ter para permanecer feliz,
e então saberá com antecedência o que a faria sair. É importante
determinar como seu conceito de confiança difere do dela. Ela pode
acreditar que só há confiança se nunca for questionada em suas
decisões. Ela pode acreditar que há falta de confiança se a
responsabilidade de seu trabalho é mudada sem uma explicação clara
para ela. É inestimável para um gerente compreender esses valores,
e ser capaz de saber com antecedência, quando estiver lidando com
pessoas em qualquer situação dada.
Há alguns gerentes que acreditam
estarem sendo bons motivadores se forem bons em seus próprios
termos. Eles pensam: "Eu pago um bom salário a esse sujeito, logo
espero isso e isso em troca." Bem, de uma certa forma isso é
verdade. Mas várias pessoas valorizam as coisas diferentes. Para
algumas, a coisa mais importante é trabalhar com pessoas de quem
gostamos. Quando essas pessoas começam a sair, o emprego perde seu
brilho. Se você quiser gerenciar bem, precisa saber os valores
supremos de um empregado e como satisfazê-los. Se você não os
proporcionar, o perderá, ou pelo menos nunca o terá trabalhando no
auge de seu desempenho e gostando de seu trabalho. Não é essencial
na vida ter os mesmos valores de outra pessoa. Mas é essencial ser
capaz de alinhar-se com outras pessoas, para entender quais são
seus valores, para apoiá-las e trabalhar com elas.
FIM
Erlei Moreira
Engenheiro,
Professor,
Consultor e
Escritor.
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