VALORES E CRENÇAS - III

 

"Se um homem não descobriu algo por que morrer, ele não está preparado para viver" Martin Luther King Jr.

 

 

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Agora você sabe que o segundo mais alto valor depois da alegria, seria amor, e o terceiro seria apoio. Você pode fazer isso com uma lista de qualquer tamanho para compreender o que é mais importante para uma pessoa e o relativo peso dos outros valores. A pessoa, nesse exemplo, ainda pode se sentir bastante forte quanto ao relacionamento, mesmo que não se sinta apoiada.

 

As pessoas têm certos valores que, quando violados, fazem com que deixem um relacionamento. Se apoio for o número um na lista de valores de uma pessoa, mas ela não se sente apoiada, ela poderá terminar o relacionamento. Já alguém que classifique apoio como terceiro, quarto ou quinto, e amor em primeiro, não deixará o relacionamento, não importa o que aconteça - enquanto se sentir amada.

 

Estou certo de que você pode apresentar vários valores que lhe são importantes num relacionamento, tais como: justiça, família, dinheiro, poder, religiosidade, amizade, lealdade, simplicidade, amor, sexualidade, verdade, honestidade, beleza, humildade, vaidade, superioridade, alegria, apoio, ódio, êxtase, comunicação mútua, respeito, crescimento, desafio, criatividade, atração, espiritualidade, confiança. Classificá-los nem sempre é um processo fácil.

 

Se a decisão não for clara, faça as diferenças mais especificas. Se uma pessoa não souber escolher entre êxtase ou crescimento, você precisa perguntar:“O que êxtase e crescimento significam para você?" Se a resposta for: "Êxtase significa sentir uma sensação total de alegria pessoal, e crescimento significa superar obstáculos", então você pode perguntar: "O que é mais importante, superar obstáculos ou sentir uma sensação total de alegria?" Isso tornará a decisão mais fácil.

 

Pare um pouco para criar uma hierarquia de valores no seu ambiente de trabalho. Crie o contexto de trabalho e pergunte: "O que é importante para mim? Você poderia dizer, criatividade. A questão óbvia seguinte seria: "O que é importante sobre criatividade?" Você poderia responder:"Quando sou criativo, sinto que cresço". Então: "O que é importante sobre crescer?"

 

Muitas pessoas ficam surpresas ao descobrirem seus valores mais altos. Ao tornarem-se conscientemente informadas de suas hierarquias de valores, começam a entender por que fazem o que fazem. Em relacionamentos pessoais, ou no trabalho, você pode expressar o que lhe é mais importante agora que você já sabe quais são os seus valores. E, conhecendo-os, pode começar a dirigir suas energias para alcançá-los.

 

É crucial para os gerentes saber o valor mais alto na hierarquia de valores de seus empregados. Para eliciá-lo, a primeira coisa a perguntar é: "O que faz com que você entre numa organização?" Digamos que o funcionário responda: "Um ambiente criativo". Você desenvolve uma lista sobre o que é importante perguntando: "O que mais o faria entrar?" Então 'você quereria saber-, mesmo que todos os valores mais altos existam, o que o faria deixar o serviço. Suponha que a resposta seja: "Falta de confiança". Poderia continuar daí perguntando: "Mesmo que haja falta de confiança, o que o faria ficar?". Algumas pessoas poderiam dizer que nunca ficariam numa organização com falta de confiança. Se dizem isso, esse é o maior valor para elas, o que devem ter para permanecer num emprego.

 

Alguém mais pode dizer que ficaria, mesmo que não houvesse confiança, se houvesse chance de subir na organização. Continue perguntando e questionando até descobrir as coisas que a pessoa tem de ter para permanecer feliz, e então saberá com antecedência o que a faria sair. É importante determinar como seu conceito de confiança difere do dela. Ela pode acreditar que só há confiança se nunca for questionada em suas decisões. Ela pode acreditar que há falta de confiança se a responsabilidade de seu trabalho é mudada sem uma explicação clara para ela. É inestimável para um gerente compreender esses valores, e ser capaz de saber com antecedência, quando estiver lidando com pessoas em qualquer situação dada.

 

Há alguns gerentes que acreditam estarem sendo bons motivadores se forem bons em seus próprios termos. Eles pensam: "Eu pago um bom salário a esse sujeito, logo espero isso e isso em troca." Bem, de uma certa forma isso é verdade. Mas várias pessoas valorizam as coisas diferentes. Para algumas, a coisa mais importante é trabalhar com pessoas de quem gostamos. Quando essas pessoas começam a sair, o emprego perde seu brilho. Se você quiser gerenciar bem, precisa saber os valores supremos de um empregado e como satisfazê-los. Se você não os proporcionar, o perderá, ou pelo menos nunca o terá trabalhando no auge de seu desempenho e gostando de seu trabalho. Não é essencial na vida ter os mesmos valores de outra pessoa. Mas é essencial ser capaz de alinhar-se com outras pessoas, para entender quais são seus valores, para apoiá-las e trabalhar com elas.

 

FIM

 

Erlei Moreira

Engenheiro, Professor,

Consultor e Escritor.

 

 

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