NEGOCIAÇÃO - II

 

 

CONTINUANDO ...

 

Características Gerais de um Bom Negociador

 

* Vê a negociação como um processo contínuo no qual nenhum item é imutável, mesmo após o acordo final e a assinatura do contrato.

 

* Tem mente aberta.

 

* Está alerta para suas necessidades pessoais e do seu negócio, da mesma forma que não se descuida das necessidades da outra parte.

 

* É flexível e capaz de rapidamente definir metas e interesses mútuos.

 

* Não tenta convencer o oponente de que o ponto de vista dele está errado e deve ser mudado.

 

* Desenvolve alternativas criativas que vão ao encontro das necessidades do outro.

 

* É cooperativo porque a cooperação possibilita um clima propício para a solução de problemas, em harmonia.

 

* É competitivo porque isso pode contribuir para estimular as partes a serem mais eficientes na procura de benefícios mútuos desejados.

 

* Compreende que a manipulação de pessoas é incompatível com as metas de harmonia resultante da cooperação e da competição.

 

* Atinge os próprios objetivos, ao mesmo tempo em que dá contribuições significativas para alcançar as metas da organização.

 

Os Estilos de Negociadores

 

Os negociadores podem ser agrupados em quatro estilos comportamentais básicos: catalisador, apoiador, controlador e analítico. Não existe um estilo melhor que o outro; todos são bons, e o importante é que o negociador identifique o seu estilo e tente fazer o mesmo com a pessoa com quem vai negociar. Uma das chaves do êxito do processo de negociação é a pessoa saber apresentar as suas idéias de forma que cause mais impacto ao outro negociador. As características principais de cada um desses estilos são:

 

O CATALISADOR

 

Pessoa criativa, sempre com novas idéias, entusiasta dos grandes empreendimentos, estimulante e persuasivo. Às vezes é considerada superficial, exclusivista, impulsivo, inconstante e irreal. Valoriza cumprimentos recebidos; reconhecimento. Sob tensão fala alto e rápido, agita-se e explode. Precisa aprender auto-disciplina e moderação.

 

O APOIADOR

 

Pessoa que considera seres humanos muito mais importantes que qualquer trabalho; gosta de trabalhar em equipe, evitar conflito, agradar os outros e fazer novos amigos. É amável, compreensivo, bom ouvinte e prestativo. Às vezes é considerada uma pessoa fingida, ineficiente, incapaz de cumprir prazos e desenvolver projetos. Valoriza ser aceito pelas pessoas e a atenção que recebe. Sob tensão finge concordar, sabota ou não se manifesta. Precisa aprender auto-determinação e fixar metas.

 

O CONTROLADOR

 

Pessoa que toma decisões rápidas. É organizada, concisa, objetiva, assume riscos e possui sentido de urgência. Muitas vezes é considerada exigente, crítica, impaciente e insensível aos outros. Valoriza resultados e cumprimentos de metas. Sob tensão ameaça, impõe e torna-se tirânico. Precisa aprender a ser humilde e a escutar os outros.

 

O ANALÍTICO

 

Pessoa séria, organizada, paciente, cuidadosa e controlada que gosta de fazer perguntas, coletar dados. É perfeccionista, indeciso, detalhista, teimoso e procrastinador. Valoriza segurança e maior garantia. Sob tensão cala-se, retira-se ou evita o conflito. Precisa aprender a tomar decisões mais rápidas e a arriscar-se mais.

 

A capacidade de considerar as necessidades alheias é, pelo menos, tão importante quanto considerar as nossas necessidades e isso é o que fará com que a outra parte se predisponha a dialogar conosco. É necessário também usar os elementos fundamentais da confiança: credibilidade, coerência, aceitação e sinceridade.

 

CONTINUA ...

 

Erlei Moreira

Engenheiro, Professor,

Consultor e Escritor.

 

 

RETORNAR