DOMINÂNCIA
CEREBRAL – VI
CONTINUANDO
...
Se você está interessado(a) no seu crescimento pessoal e
profissional chegou a hora de você verificar como é o seu perfil
de atuação mental e comportamental, além dos seus pontos fortes e
fracos, dentro da recente Teoria da “DOMINÂNCIA CEREBRAL” de Ned
Herrmann, que está revolucionando os conceitos do mundo
empresarial.
C - RELACIONAL
– Hemisfério Inferior Direito
Nenhuma Dominância Cerebral deve ser considerada boa ou má
por si só, nem mais valorizada do que outra. Elas são,
simplesmente, tipos de percepções e comportamentos mentais de
pessoas.
CARACTERÍSTICAS
O indivíduo RELACIONAL valoriza as pessoas, os
relacionamentos e o trabalho em equipe. É, portanto, uma pessoa
voltada para o social. Faz parte das suas manifestações ser
informal, afetuoso e persuasivo. É amigável, humanista e sensível.
É um apoiador e é sensível às necessidades das outras pessoas.
Gosta de ensinar, ouvir, observar e compartilhar idéias. É
sensível à música. Reflete emoções e demonstra compreensão pelas
pessoas. É paciente e falante. Na empresa, demonstra preocupação
com os impactos da atuação desta sobre o ser humano. Estimula a
cooperação e o progresso.
Sente facilidade em vivenciar a compaixão e expressar
emoções. É normalmente um bom comunicador. Estimula as atividades
sociais e é um facilitador de contatos pessoais. Normalmente fala
muito e se expressa muito bem. Faz boa leitura de linguagens
não-verbais, é empático e percebe os sentimentos dos outros.
Sabe conciliar e persuadir. É cinestésico (percebe o mundo
pela mistura dos sentidos - um perfume evoca uma cor; um som
lembra uma imagem) e sempre considera valores pessoais, além de
compreender elementos emocionais. Está sempre envolvido
emocionalmente com as pessoas. Expressa lealdade e
comprometimento. Induz as pessoas a fazerem seu trabalho.
Suas habilidades normalmente estão voltadas para compartilhar
experiências e entusiasmar pessoas. Nas discussões em grupo sempre
trabalha em favor do consenso. Sempre dá um toque especial nas
coisas que faz. Trabalha para que os sentimentos dos outros sejam
respeitados. É espontâneo, otimista e normalmente tem a
consideração de todos que o cercam. É informal nos
relacionamentos. Delega responsabilidade com maior confiança e é
capaz de avaliar subordinados. Normalmente é empático e
confidente.
Pode ser visto pelos outros estilos como manipulador,
político e sentimental em excesso. Puxa-saco, suave e sensível.
Pessoa que foge de decisões mais duras e que mistura fatos com
emoções. Que precisa de ajuda externa para se entusiasmar. Como
pessoa sentimental que é, tem dependência externa já que quer e
precisa ser gostado. Tende a ser subjetivo, postergador, impulsivo
e pouco assertivo.
Você, que é de outro estilo, para se comunicar bem com um
RELACIONAL observe o seguinte: Inicialmente, seja informal e
mantenha proximidade física. Personalize ao máximo o contato e
fale sobre os seus sentimentos, interesses e convicções. Mencione
que outras pessoas (cite os nomes se possível) gostaram da idéia
que você vai lhe apresentar. Saliente em que a sua idéia é valiosa
para o ser humano e a especifique. Evite iniciar o contato indo
direto ao assunto. Bata um papinho antes para quebrar o gelo.
Evite propor mudanças radicais e seja caloroso. Evite ser
impessoal.
De uma maneira geral, o nosso maior desafio é adaptar nosso
estilo pessoal para nos relacionarmos melhor com as pessoas com
quem lidamos. Por exemplo, se você considerar a pessoa com quem
você melhor se relaciona ou aquele que você acha mais fácil de
atrair, as possibilidades são que o estilo primário dessa pessoa
seja semelhante ao seu. Por outro lado, aquela pessoa que você
acha mais difícil de se relacionar, normalmente é aquela cuja
Dominância Cerebral é diferente da sua.
Portanto, o objetivo deste Tema é melhorar sua habilidade
para reconhecer o Estilo das pessoas com quem você lida - tanto
pessoal quanto profissionalmente. Por exemplo, quando a Dominância
Cerebral de uma pessoa é reconhecida, será possível modificar ou
adaptar seu jeito de ser ao estilo dela para obter a melhor
comunicação possível. Este método pode não funcionar totalmente,
mas oferece uma alternativa na forma com que você se comunica com
essa pessoa, caso não esteja sendo bem sucedido com a forma que
você está usando.
BIBLIOGRAFIA
Por ser um assunto descoberto recentemente, para este Tema
não existem livros em português.
Título - The Whole Brain Business Book
Autor - Herrmann, Ned
Editora - MCGRAW HILL
Título - The Creative Brain
Autor - Herrmann, Ned
Editora – MCGRAW HILL
Título – El Cerebro Creador
Autor - Ferreras, Anibal Puente
Editora – ANAYA
CONTINUA ...
Erlei Moreira
Engenheiro,
Professor,
Consultor e
Escritor.
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