DOMINÂNCIA CEREBRAL – VI

 

 

CONTINUANDO ...

 

Se você está interessado(a) no seu crescimento pessoal e profissional chegou a hora de você verificar como é o seu perfil de atuação mental e comportamental, além dos seus pontos fortes e fracos, dentro da recente Teoria da “DOMINÂNCIA CEREBRAL” de Ned Herrmann, que está revolucionando os conceitos do mundo empresarial.

 

C - RELACIONAL – Hemisfério Inferior Direito

 

Nenhuma Dominância Cerebral deve ser considerada boa ou má por si só, nem mais valorizada do que outra. Elas são, simplesmente, tipos de percepções e comportamentos mentais de pessoas.

CARACTERÍSTICAS

 

O indivíduo RELACIONAL valoriza as pessoas, os relacionamentos e o trabalho em equipe. É, portanto, uma pessoa voltada para o social. Faz parte das suas manifestações ser informal, afetuoso e persuasivo. É amigável, humanista e sensível. É um apoiador e é sensível às necessidades das outras pessoas. Gosta de ensinar, ouvir, observar e compartilhar idéias. É sensível à música. Reflete emoções e demonstra compreensão pelas pessoas. É paciente e falante. Na empresa, demonstra preocupação com os impactos da atuação desta sobre o ser humano. Estimula a cooperação e o progresso.

 

Sente facilidade em vivenciar a compaixão e expressar emoções. É normalmente um bom comunicador. Estimula as atividades sociais e é um facilitador de contatos pessoais. Normalmente fala muito e se expressa muito bem. Faz boa leitura de linguagens não-verbais, é empático e percebe os sentimentos dos outros.

 

Sabe conciliar e persuadir. É cinestésico (percebe o mundo pela mistura dos sentidos - um perfume evoca uma cor; um som lembra uma imagem) e sempre considera valores pessoais, além de compreender elementos emocionais. Está sempre envolvido emocionalmente com as pessoas. Expressa lealdade e comprometimento. Induz as pessoas a fazerem seu trabalho.

 

Suas habilidades normalmente estão voltadas para compartilhar experiências e entusiasmar pessoas. Nas discussões em grupo sempre trabalha em favor do consenso. Sempre dá um toque especial nas coisas que faz. Trabalha para que os sentimentos dos outros sejam respeitados. É espontâneo, otimista e normalmente tem a consideração de todos que o cercam. É informal nos relacionamentos. Delega responsabilidade com maior confiança e é capaz de avaliar subordinados. Normalmente é empático e confidente.

 

Pode ser visto pelos outros estilos como manipulador, político e sentimental em excesso. Puxa-saco, suave e sensível. Pessoa que foge de decisões mais duras e que mistura fatos com emoções. Que precisa de ajuda externa para se entusiasmar. Como pessoa sentimental que é, tem dependência externa já que quer e precisa ser gostado. Tende a ser subjetivo, postergador, impulsivo e pouco assertivo.

 

Você, que é de outro estilo, para se comunicar bem com um RELACIONAL observe o seguinte: Inicialmente, seja informal e mantenha proximidade física. Personalize ao máximo o contato e fale sobre os seus sentimentos, interesses e convicções. Mencione que outras pessoas (cite os nomes se possível) gostaram da idéia que você vai lhe apresentar. Saliente em que a sua idéia é valiosa para o ser humano e a especifique. Evite iniciar o contato indo direto ao assunto. Bata um papinho antes para quebrar o gelo. Evite propor mudanças radicais e seja caloroso. Evite ser impessoal.

 

De uma maneira geral, o nosso maior desafio é adaptar nosso estilo pessoal para nos relacionarmos melhor com as pessoas com quem lidamos. Por exemplo, se você considerar a pessoa com quem você melhor se relaciona ou aquele que você acha mais fácil de atrair, as possibilidades são que o estilo primário dessa pessoa seja semelhante ao seu. Por outro lado, aquela pessoa que você acha mais difícil de se relacionar, normalmente é aquela cuja Dominância Cerebral é diferente da sua.

 

Portanto, o objetivo deste Tema é melhorar sua habilidade para reconhecer o Estilo das pessoas com quem você lida - tanto pessoal quanto profissionalmente. Por exemplo, quando a Dominância Cerebral de uma pessoa é reconhecida, será possível modificar ou adaptar seu jeito de ser ao estilo dela para obter a melhor comunicação possível. Este método pode não funcionar totalmente, mas oferece uma alternativa na forma com que você se comunica com essa pessoa, caso não esteja sendo bem sucedido com a forma que você está usando.

 

BIBLIOGRAFIA

 

Por ser um assunto descoberto recentemente, para este Tema não existem livros em português.

 

Título - The Whole Brain Business Book

Autor - Herrmann, Ned

Editora - MCGRAW HILL

 

Título - The Creative Brain

Autor - Herrmann, Ned

Editora – MCGRAW HILL

 

Título – El Cerebro Creador

Autor - Ferreras, Anibal Puente

Editora – ANAYA

 

CONTINUA ...

 

Erlei Moreira

Engenheiro, Professor,

Consultor e Escritor.

 

RETORNAR