DOMINÂNCIA
CEREBRAL – IV
CONTINUANDO
...
Se você está interessado(a) no seu crescimento pessoal e
profissional chegou a hora de você verificar como é o seu perfil
de atuação mental e comportamental, além dos seus pontos fortes e
fracos, dentro da recente Teoria da “DOMINÂNCIA CEREBRAL” de Ned
Herrmann, que está revolucionando os conceitos do mundo
empresarial. Vamos agora compreender as características de cada um
dos 4 tipos de “DOMINÂNCIA CEREBRAL”:
A – RACIONAL,
B –
ORGANIZACIONAL,
C – RELACIONAL
e
D –
EXPERIMENTAL.
A - RACIONAL –
Hemisfério Superior Esquerdo
Nenhuma Dominância Cerebral deve ser considerada boa ou má
por si só, nem mais valorizada do que outra. Elas são,
simplesmente, tipos de percepções e comportamentos mentais de
pessoas.
CARACTERÍSTICAS
O indivíduo RACIONAL valoriza a ação, os resultados, as
atitudes práticas e as decisões rápidas. É, portanto, pessoa
voltada para a tarefa. Faz parte das suas manifestações os atos de
dar ordens, vencer desafios, ser impaciente com as pessoas, ser
voltado para o aqui e o agora e utilizar-se do método de tentativa
e erro para resolver problemas. É direto e franco sobre
acontecimentos, situações e pessoas. É realista e prático no
trabalho
Sente facilidade em administrar, analisar, planejar, criticar
e quantificar. É lógico, numérico e monetário. Gosta de saber como
as coisas funcionam. É responsável pelo trabalho em andamento e
monitora o trabalho dos outros. Demonstra e treina as pessoas para
adquirir habilidades profissionais, controla custos de projetos,
delega tarefas e faz acompanhamento. É objetivo, decidido e
assertivo. Um realizador e executor dedicado.
Suas habilidades normalmente estão voltadas para a análise
crítica, já que gosta de estar bem informado. Compreende bem os
elementos técnicos e é capaz de discutir de forma racional. Sua
lógica de solução de problemas normalmente é a cartesiana. Gosta
de pesquisar dados e trabalha bem com números, estatísticas e
dados. Suas decisões são sempre baseadas em números. É direto,
objetivo e reage sempre de forma não-emocional. Tem facilidade
para debates. Exige qualidade, prazo, custo e trabalho completo.
Encontra atalhos nos procedimentos e se o trabalho está atrasado,
toma providências. Está sempre checando se o trabalho terá o
resultado esperado. Dirige as pessoas e as ensina para que ajam
rapidamente quando precisar. Desenvolve mecanismos para enfrentar
a concorrência e mantém a perspectiva em relação aos resultados
necessários. Introduz mudanças na programação dos trabalhos,
quando necessário.
Pode ser visto pelos outros estilos como dominante, frio e
reativo. É tido como um gerador de crise e mau planejador. É
viciado em trabalho, assume riscos e é discriminador. Também é
visto como autoritário, arrogante, desorganizado, desconfiado e
superficial.
Você, que é de outro estilo, para se comunicar bem com um
RACIONAL observe o seguinte: Inicialmente, seja formal e evite
excesso de intimidade. Indique os resultados e a viabilidade da
sua idéia. Apresente dados financeiros, técnicos e, se possível,
estudos e discussões de casos. Use modelos visuais e seja breve.
Evite ser muito conceitual e detalhista. Com um RACIONAL, a
comunicação verbal é mais eficiente do que a escrita. Não faça
rodeios. Tenha alternativas mas só as apresente se necessário.
Prepare-se para receber críticas.
De uma maneira geral, o nosso maior desafio é adaptar nosso
estilo pessoal para nos relacionarmos melhor com as pessoas com
quem lidamos. Por exemplo, se você considerar a pessoa com quem
você melhor se relaciona ou aquele que você acha mais fácil de
atrair, as possibilidades são que o estilo primário dessa pessoa
seja semelhante ao seu. Por outro lado, aquela pessoa que você
acha mais difícil de se relacionar, normalmente é aquela cuja
Dominância Cerebral é diferente da sua.
Portanto, o objetivo deste Tema é melhorar sua habilidade
para reconhecer o Estilo das pessoas com quem você lida - tanto
pessoal quanto profissionalmente. Por exemplo, quando a Dominância
Cerebral de uma pessoa é reconhecida, será possível modificar ou
adaptar seu jeito de ser ao estilo dela para obter a melhor
comunicação possível. Este método pode não funcionar totalmente,
mas oferece uma alternativa na forma com que você se comunica com
essa pessoa, caso não esteja sendo bem sucedido com a forma que
você está usando.
BIBLIOGRAFIA
Por ser um assunto descoberto recentemente, para este Tema
não existem livros em português.
Título - The Whole Brain Business Book
Autor - Herrmann, Ned
Editora - MCGRAW HILL
Título - The Creative Brain
Autor - Herrmann, Ned
Editora – MCGRAW HILL
Título – El Cerebro Creador
Autor - Ferreras, Anibal Puente
Editora – ANAYA
CONTINUA ...
Erlei Moreira
Engenheiro,
Professor,
Consultor e
Escritor.
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