DOMINÂNCIA CEREBRAL – IV

 

 

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Se você está interessado(a) no seu crescimento pessoal e profissional chegou a hora de você verificar como é o seu perfil de atuação mental e comportamental, além dos seus pontos fortes e fracos, dentro da recente Teoria da “DOMINÂNCIA CEREBRAL” de Ned Herrmann, que está revolucionando os conceitos do mundo empresarial. Vamos agora compreender as características de cada um dos 4 tipos de “DOMINÂNCIA CEREBRAL”:

 

A – RACIONAL,

B – ORGANIZACIONAL,

C – RELACIONAL e

D – EXPERIMENTAL.

 

A - RACIONAL – Hemisfério Superior Esquerdo

 

Nenhuma Dominância Cerebral deve ser considerada boa ou má por si só, nem mais valorizada do que outra. Elas são, simplesmente, tipos de percepções e comportamentos mentais de pessoas.

CARACTERÍSTICAS

 

O indivíduo RACIONAL valoriza a ação, os resultados, as atitudes práticas e as decisões rápidas. É, portanto, pessoa voltada para a tarefa. Faz parte das suas manifestações os atos de dar ordens, vencer desafios, ser impaciente com as pessoas, ser voltado para o aqui e o agora e utilizar-se do método de tentativa e erro para resolver problemas. É direto e franco sobre acontecimentos, situações e pessoas. É realista e prático no trabalho

 

Sente facilidade em administrar, analisar, planejar, criticar e quantificar. É lógico, numérico e monetário. Gosta de saber como as coisas funcionam. É responsável pelo trabalho em andamento e monitora o trabalho dos outros. Demonstra e treina as pessoas para adquirir habilidades profissionais, controla custos de projetos, delega tarefas e faz acompanhamento. É objetivo, decidido e assertivo. Um realizador e executor dedicado.

 

Suas habilidades normalmente estão voltadas para a análise crítica, já que gosta de estar bem informado. Compreende bem os elementos técnicos e é capaz de discutir de forma racional. Sua lógica de solução de problemas normalmente é a cartesiana. Gosta de pesquisar dados e trabalha bem com números, estatísticas e dados. Suas decisões são sempre baseadas em números. É direto, objetivo e reage sempre de forma não-emocional. Tem facilidade para debates. Exige qualidade, prazo, custo e trabalho completo. Encontra atalhos nos procedimentos e se o trabalho está atrasado, toma providências. Está sempre checando se o trabalho terá o resultado esperado. Dirige as pessoas e as ensina para que ajam rapidamente quando precisar. Desenvolve mecanismos para enfrentar a concorrência e mantém a perspectiva em relação aos resultados necessários. Introduz mudanças na programação dos trabalhos, quando necessário.

 

Pode ser visto pelos outros estilos como dominante, frio e reativo. É tido como um gerador de crise e mau planejador. É viciado em trabalho, assume riscos e é discriminador. Também é visto como autoritário, arrogante, desorganizado, desconfiado e superficial.

 

Você, que é de outro estilo, para se comunicar bem com um RACIONAL observe o seguinte: Inicialmente, seja formal e evite excesso de intimidade. Indique os resultados e a viabilidade da sua idéia. Apresente dados financeiros, técnicos e, se possível, estudos e discussões de casos. Use modelos visuais e seja breve. Evite ser muito conceitual e detalhista. Com um RACIONAL, a comunicação verbal é mais eficiente do que a escrita. Não faça rodeios. Tenha alternativas mas só as apresente se necessário. Prepare-se para receber críticas.

 

De uma maneira geral, o nosso maior desafio é adaptar nosso estilo pessoal para nos relacionarmos melhor com as pessoas com quem lidamos. Por exemplo, se você considerar a pessoa com quem você melhor se relaciona ou aquele que você acha mais fácil de atrair, as possibilidades são que o estilo primário dessa pessoa seja semelhante ao seu. Por outro lado, aquela pessoa que você acha mais difícil de se relacionar, normalmente é aquela cuja Dominância Cerebral é diferente da sua.

 

Portanto, o objetivo deste Tema é melhorar sua habilidade para reconhecer o Estilo das pessoas com quem você lida - tanto pessoal quanto profissionalmente. Por exemplo, quando a Dominância Cerebral de uma pessoa é reconhecida, será possível modificar ou adaptar seu jeito de ser ao estilo dela para obter a melhor comunicação possível. Este método pode não funcionar totalmente, mas oferece uma alternativa na forma com que você se comunica com essa pessoa, caso não esteja sendo bem sucedido com a forma que você está usando.

BIBLIOGRAFIA

 

Por ser um assunto descoberto recentemente, para este Tema não existem livros em português.

 

Título - The Whole Brain Business Book

Autor - Herrmann, Ned

Editora - MCGRAW HILL

 

Título - The Creative Brain

Autor - Herrmann, Ned

Editora – MCGRAW HILL

 

Título – El Cerebro Creador

Autor - Ferreras, Anibal Puente

Editora – ANAYA

 

CONTINUA ...

 

Erlei Moreira

Engenheiro, Professor,

Consultor e Escritor.

 

 

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