ENCANTE SEU
CLIENTE!
O sucesso mercadológico de uma empresa depende, em parte, da
sua capacidade de conquistar e manter clientes. E isso só se obtém
quando a empresa coloca na sua relação com o mercado uma equipe de
vendas melhor preparada e motivada do que a de seus concorrentes.
Além de estarem treinados para fazer uma correta abordagem aos
clientes potenciais, apresentar seus produtos, superar objeções e
fechar a venda, os vendedores devem ainda ter em mente, como base
das suas relações com os clientes, os seguintes conceitos:
PRATIQUE UMA
FILOSOFIA DE MANUTENÇÃO DO CLIENTE
Os clientes são a maior riqueza de uma empresa e precisam ser
constantemente cultivados. Não abandone seus clientes após
realizar uma venda. Mantenha contatos periódicos para que eles
saibam que você está atento às suas necessidades e pronto para
solucionar quaisquer problemas que possam ocorrer com os produtos
ou serviços que vocês trabalham.
NÃO PROMETA
MAIS DO QUE PODE CUMPRIR
Toda vez em que realiza uma venda, o vendedor obriga a
empresa a executar ações específicas para atender ao cliente. Se o
vendedor, por desconhecimento, deixa de seguir as políticas de
venda, preço, condições de pagamento ou compromete a empresa com
uma data impossível de entrega, se for o caso, a situação criada
pode gerar reclamações desnecessárias, prejudicando a imagem da
empresa no mercado. Seja honesto no momento da venda, prometendo
apenas aquilo que seu produto pode realmente fazer ou os serviços
que sua empresa pode proporcionar. É melhor que o cliente conheça
a verdade no momento da compra do que descobrir a mentira no
momento de receber o produto ou o serviço.
SATISFAÇA AS
NECESSIDADES DOS CLIENTES
Os produtos ou serviços oferecidos aos clientes devem, de
fato, atender as suas expectativas e solucionar seus problemas. O
cliente não compra produtos (bens ou serviços) mas a promessa de
solução de seus problemas. Exemplo: o cliente não compra uma
máquina de furar mas o furo que a máquina irá fazer para ele, pois
é isso que ele precisa. Se o produto adquirido não satisfaz suas
expectativas, ele não tem valor para o cliente. Quando vender
mostre ao cliente as capacidades e limitações de seus produtos,
como pode ou não atender as suas expectativas. Se você vender algo
inútil para o cliente, provavelmente o perderá para sempre.
CONTROLE O
ATENDIMENTO DOS PEDIDOS DOS CLIENTES
Para solucionar eventuais problemas e evitar atrasos é
conveniente que o vendedor acompanhe a tramitação interna do
pedido dentro da empresa. Que acompanhe as aprovações de crédito e
a expedição para eliminar eventuais atrasos.
SOLUCIONE AS
RECLAMAÇÕES PRONTAMENTE
Se um cliente tem uma reclamação a fazer, não o deixe
esperando. Atenda-o imediatamente, antes que ele comece a
descarregar sua insatisfação na frente e com os outros clientes de
sua empresa.
SAIBA A QUEM
SE DIRIGIR PARA CONSEGUIR O MELHOR PARA SEUS CLIENTES
Conheça quem faz o quê dentro de sua empresa. Dirigindo-se às
pessoas certas o vendedor tem maiores possibilidades de prestar um
melhor serviço aos seus clientes.
MANTENHA-SE
INFORMADO SOBRE OS PROBLEMAS QUE AFETAM OS CLIENTES
Adote o procedimento de manter-se informado sobre os
problemas que afetam seus clientes, principalmente se eles foram
gerados por sua empresa.
CONTATE O
CLIENTE ANTES QUE O CLIENTE CONTATE A SUA EMPRESA
Se alguma coisa falhou e o cliente não estiver presente
comunique-se imediatamente com ele. Se faltou mercadoria ou vai
haver atraso de entrega não deixe que o cliente descubra isso na
data prometida de entrega do pedido. Comunique antes. Se não o
fizer, com certeza poderá perder o cliente.
ESTABELEÇA UM
RELACIONAMENTO SIGNIFICATIVO COM O CLIENTE
Depois de fechar um negócio não saia correndo do cliente.
Demonstre que foi criado um relacionamento sólido e significativo
entre o cliente e a sua empresa. Esse relacionamento deve ser
sincero e realmente cumprido, pois facilita na solução de
eventuais problemas e garante a realização de negócios futuros.
FINALIZANDO
As empresas precisam assegurar, por meio de constante
treinamento, que seus vendedores assimilem esses conceitos para
melhorar suas relações com os clientes e enfrentar eficazmente a
concorrência.
BOM TRABALHO E
BOAS VENDAS!
Erlei Moreira
Engenheiro, Professor,
Consultor e Escritor.
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