ENCANTE SEU CLIENTE!

 

 

O sucesso mercadológico de uma empresa depende, em parte, da sua capacidade de conquistar e manter clientes. E isso só se obtém quando a empresa coloca na sua relação com o mercado uma equipe de vendas melhor preparada e motivada do que a de seus concorrentes. Além de estarem treinados para fazer uma correta abordagem aos clientes potenciais, apresentar seus produtos, superar objeções e fechar a venda, os vendedores devem ainda ter em mente, como base das suas relações com os clientes, os seguintes conceitos:

 

PRATIQUE UMA FILOSOFIA DE MANUTENÇÃO DO CLIENTE

 

Os clientes são a maior riqueza de uma empresa e precisam ser constantemente cultivados. Não abandone seus clientes após realizar uma venda. Mantenha contatos periódicos para que eles saibam que você está atento às suas necessidades e pronto para solucionar quaisquer problemas que possam ocorrer com os produtos ou serviços que vocês trabalham.

 

NÃO PROMETA MAIS DO QUE PODE CUMPRIR

 

Toda vez em que realiza uma venda, o vendedor obriga a empresa a executar ações específicas para atender ao cliente. Se o vendedor, por desconhecimento, deixa de seguir as políticas de venda, preço, condições de pagamento ou compromete a empresa com uma data impossível de entrega, se for o caso, a situação criada pode gerar reclamações desnecessárias, prejudicando a imagem da empresa no mercado. Seja honesto no momento da venda, prometendo apenas aquilo que seu produto pode realmente fazer ou os serviços que sua empresa pode proporcionar. É melhor que o cliente conheça a verdade no momento da compra do que descobrir a mentira no momento de receber o produto ou o serviço.

 

SATISFAÇA AS NECESSIDADES DOS CLIENTES

 

Os produtos ou serviços oferecidos aos clientes devem, de fato, atender as suas expectativas e solucionar seus problemas. O cliente não compra produtos (bens ou serviços) mas a promessa de solução de seus problemas. Exemplo: o cliente não compra uma máquina de furar mas o furo que a máquina irá fazer para ele, pois é isso que ele precisa. Se o produto adquirido não satisfaz suas expectativas, ele não tem valor para o cliente. Quando vender mostre ao cliente as capacidades e limitações de seus produtos, como pode ou não atender as suas expectativas. Se você vender algo inútil para o cliente, provavelmente o perderá para sempre.

 

CONTROLE O ATENDIMENTO DOS PEDIDOS DOS CLIENTES

 

Para solucionar eventuais problemas e evitar atrasos é conveniente que o vendedor acompanhe a tramitação interna do pedido dentro da empresa. Que acompanhe as aprovações de crédito e a expedição para eliminar eventuais atrasos.

 

SOLUCIONE AS RECLAMAÇÕES PRONTAMENTE

 

Se um cliente tem uma reclamação a fazer, não o deixe esperando. Atenda-o imediatamente, antes que ele comece a descarregar sua insatisfação na frente e com os outros clientes de sua empresa.

 

SAIBA A QUEM SE DIRIGIR PARA CONSEGUIR O MELHOR PARA SEUS CLIENTES

 

Conheça quem faz o quê dentro de sua empresa. Dirigindo-se às pessoas certas o vendedor tem maiores possibilidades de prestar um melhor serviço aos seus clientes.

 

MANTENHA-SE INFORMADO SOBRE OS PROBLEMAS QUE AFETAM OS CLIENTES

 

Adote o procedimento de manter-se informado sobre os problemas que afetam seus clientes, principalmente se eles foram gerados por sua empresa.

 

CONTATE O CLIENTE ANTES QUE O CLIENTE CONTATE A SUA EMPRESA

 

Se alguma coisa falhou e o cliente não estiver presente comunique-se imediatamente com ele. Se faltou mercadoria ou vai haver atraso de entrega não deixe que o cliente descubra isso na data prometida de entrega do pedido. Comunique antes. Se não o fizer, com certeza poderá perder o cliente.

 

ESTABELEÇA UM RELACIONAMENTO SIGNIFICATIVO COM O CLIENTE

 

Depois de fechar um negócio não saia correndo do cliente. Demonstre que foi criado um relacionamento sólido e significativo entre o cliente e a sua empresa. Esse relacionamento deve ser sincero e realmente cumprido, pois facilita na solução de eventuais problemas e garante a realização de negócios futuros.

 

FINALIZANDO

 

As empresas precisam assegurar, por meio de constante treinamento, que seus vendedores assimilem esses conceitos para melhorar suas relações com os clientes e enfrentar eficazmente a concorrência.

 

BOM TRABALHO E BOAS VENDAS!

 

Erlei Moreira

Engenheiro, Professor,

Consultor e Escritor.

 

RETORNAR