LINGUAGENS SILENCIOSA E SONORA

 

 

LINGUAGEM SILENCIOSA

 

Com o advento do uso da televisão nas campanhas políticas, o mundo percebeu a importância da linguagem corporal e das linguagens silenciosas. Por isso, você não pode ficar alheio a sua linguagem corporal e ao efeito dessa linguagem sobre as pessoas com quem mantém  contato. O ditado “um gesto vale mais do que mil palavras” refere-se, evidentemente, à linguagem corporal. Então, o profissional de vendas precisa saber que a linguagem de seu corpo deverá estar dizendo a mesma coisa que a verbal, assim como precisa aprender a ler os sinais emitidos pelos seus clientes através da linguagem corporal deles.

 

A linguagem silenciosa usa gestos, tons de voz e o comportamento em geral. Mas é preciso levar em consideração quais as implicações culturais e sociais da pessoa com quem se comunica. Sem a linguagem silenciosa, a linguagem falada não é capaz de promover uma comunicação eficaz.

 

A linguagem silenciosa que acompanha todas as conversas (e às vezes por si só constitui uma conversação completa, sem palavras faladas) é extremamente importante se você pretende desempenhar bem as suas funções profissionais. Muitas pessoas têm alguns conhecimentos dos gestos corporais e reagem de acordo quando estão falando ou ouvindo os outros.

 

Se você ouve o que um cliente diz e não olha o que ele faz enquanto fala, você perde a conexão essencial entre a mente e o corpo. Conseqüentemente estará perdendo oportunidades de interpretar seus sinais de expectativa, interesse e curiosidade. Ou pior, de nervosismo, insegurança, receio, impaciência etc.

 

Existe uma linguagem oculta - a linguagem corporal - que pode revelar os verdadeiros sentimentos das pessoas. Muitos gestos possuem mais de um significado. Portanto, para uma leitura correta, é importante olhar a linguagem corporal dentro de um contexto: onde é feita, quem está presente, o que aconteceu antes e o que se segue.

 

Se a linguagem corporal reflete sentimentos, logo, à medida que estes mudam, os sinais emitidos pela pessoa naturalmente acompanharão. Esteja atento a esse importante canal de sua comunicação interpessoal!

 

LINGUAGEM SONORA

 

Já na linguagem sonora é um pouco diferente. Diz-se sempre que Deus criou o homem com dois ouvidos e uma boca para ouvir mais do que falar. Apesar disso, muitas pessoas estão mais preocupadas em falar do que em ouvir. Em apresentar e discutir suas posições do que em ouvir os pontos de vista do outro. O resultado é um processo onde cada uma puxa para um lado. O produto final da comunicação dificilmente será, do ponto de vista qualitativo, maior que a soma das contribuições parciais. A seguir estão listados os oito mandamentos da arte de ouvir.

 

JULGUE O CONTEÚDO E NÃO A FORMA DE EXPRESSÃO

 

Um turista brasileiro recém-chegado da Europa pode apresentar vícios de linguagem e, eventualmente, um tom de voz que pareça pedante. Mas ele pode ter experiências interessantes e informações úteis para os que também pretendem viajar. Então o conteúdo deve ser privilegiado mais do que a forma.

 

CONTENHA A PRÓPRIA HOSTILIDADE

 

É um mandamento que complementa o anterior. Se a voz ou a linguagem do emissor te irritam, contenha-se. O que começa como uma conversa desagradável pode, depois, tornar-se interessante.

 

PRESTE ATENÇÃO ÀS IDÉIAS

 

Uma pessoa pode ser excessivamente minuciosa ao contar um caso, perdendo-se em detalhes pouco importantes. Então, siga o terceiro mandamento: evite aborrecer-se. Às vezes, uma observação bem-humorada (do tipo “Você estava falando de Londres e agora pulou para a Itália. O que houve no meio do caminho?”) ajuda o emissor a ater-se ao fato e não nas considerações paralelas.

 

SEJA FLEXÍVEL

 

O receptor não deve avaliar o emissor por sua própria capacidade de falar e emitir opiniões. Evite a irritação e não fique querendo a unanimidade dos pontos de vista.

 

OUÇA A MENSAGEM COMPLETA

 

O chato nº 1 nunca consegue isso. Sua ansiedade é tão grande que mal o emissor começa uma frase do tipo “Quando eu estive em Salvador...”, ele ataca: “Ah, eu também fui pra lá, há dois anos. É uma cidade incrível! Visitei o Pelourinho e comi 49 acarajés num só fim de semana, depois...”. Não faça como ele. Deixe seu interlocutor finalizar a mensagem.

 

RESISTA ÀS DISTRAÇÕES

 

Isso se refere às condições gerais do ambiente. Numa festa, com muitas pessoas conversando é comum que você mostre-se mais interessado numa rodinha onde se comenta a vida íntima de uma famosa atriz do que na conversa de um professor de português que esteja tentando lhe explicar o que é mesóclise. Resista! Seja sincero com seu emissor e, na primeira oportunidade, vá juntar-se ao outro grupo.

 

SEJA EMPÁTICO! PROCURE ENTENDER O

PONTO DE VISTA DO OUTRO

 

Mesmo que você seja contra a dissolução do casamento e esteja conversando com alguém que já se divorciou três vezes, evite julgá-lo antecipadamente. Ouça os argumentos do emissor e tente colocar-se no lugar dele. Esse é o processo da empatia.

 

DEIXE DE LADO OS PRECONCEITOS E PREFERÊNCIAS

 

É um mandamento que complementa o anterior. Afinal, numa roda de pessoas em que todos adoram gatos, não vale a pena rotulá-las de tolas só porque você acha que os bichanos são traiçoeiros e os detesta. Procure ouvir (conhecer e entender) os argumentos dos “gatófilos” - até para contra-argumentar melhor, se for o caso!

 

Boas amizades e boas vendas!

 

Erlei Moreira

Engenheiro, Professor,

Consultor e Escritor.

 

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