LINGUAGENS
SILENCIOSA E SONORA
LINGUAGEM
SILENCIOSA
Com o advento do uso da televisão nas campanhas políticas, o
mundo percebeu a importância da linguagem corporal e das
linguagens silenciosas. Por isso, você não pode ficar alheio a sua
linguagem corporal e ao efeito dessa linguagem sobre as pessoas
com quem mantém contato. O ditado “um gesto vale mais do que mil
palavras” refere-se, evidentemente, à linguagem corporal. Então, o
profissional de vendas precisa saber que a linguagem de seu corpo
deverá estar dizendo a mesma coisa que a verbal, assim como
precisa aprender a ler os sinais emitidos pelos seus clientes
através da linguagem corporal deles.
A linguagem silenciosa usa gestos, tons de voz e o
comportamento em geral. Mas é preciso levar em consideração quais
as implicações culturais e sociais da pessoa com quem se comunica.
Sem a linguagem silenciosa, a linguagem falada não é capaz de
promover uma comunicação eficaz.
A linguagem silenciosa que acompanha todas as conversas (e às
vezes por si só constitui uma conversação completa, sem palavras
faladas) é extremamente importante se você pretende desempenhar
bem as suas funções profissionais. Muitas pessoas têm alguns
conhecimentos dos gestos corporais e reagem de acordo quando estão
falando ou ouvindo os outros.
Se você ouve o que um cliente diz e não olha o que ele faz
enquanto fala, você perde a conexão essencial entre a mente e o
corpo. Conseqüentemente estará perdendo oportunidades de
interpretar seus sinais de expectativa, interesse e curiosidade.
Ou pior, de nervosismo, insegurança, receio, impaciência etc.
Existe uma linguagem oculta - a linguagem corporal - que pode
revelar os verdadeiros sentimentos das pessoas. Muitos gestos
possuem mais de um significado. Portanto, para uma leitura
correta, é importante olhar a linguagem corporal dentro de um
contexto: onde é feita, quem está presente, o que aconteceu antes
e o que se segue.
Se a linguagem corporal reflete sentimentos, logo, à medida
que estes mudam, os sinais emitidos pela pessoa naturalmente
acompanharão. Esteja atento a esse importante canal de sua
comunicação interpessoal!
LINGUAGEM
SONORA
Já na linguagem sonora é um pouco diferente. Diz-se sempre
que Deus criou o homem com dois ouvidos e uma boca para ouvir mais
do que falar. Apesar disso, muitas pessoas estão mais preocupadas
em falar do que em ouvir. Em apresentar e discutir suas posições
do que em ouvir os pontos de vista do outro. O resultado é um
processo onde cada uma puxa para um lado. O produto final da
comunicação dificilmente será, do ponto de vista qualitativo,
maior que a soma das contribuições parciais. A seguir estão
listados os oito mandamentos da arte de ouvir.
JULGUE O
CONTEÚDO E NÃO A FORMA DE EXPRESSÃO
Um turista brasileiro recém-chegado da Europa pode apresentar
vícios de linguagem e, eventualmente, um tom de voz que pareça
pedante. Mas ele pode ter experiências interessantes e informações
úteis para os que também pretendem viajar. Então o conteúdo deve
ser privilegiado mais do que a forma.
CONTENHA A
PRÓPRIA HOSTILIDADE
É um mandamento que complementa o anterior. Se a voz ou a
linguagem do emissor te irritam, contenha-se. O que começa como
uma conversa desagradável pode, depois, tornar-se interessante.
PRESTE ATENÇÃO
ÀS IDÉIAS
Uma pessoa pode ser excessivamente minuciosa ao contar um
caso, perdendo-se em detalhes pouco importantes. Então, siga o
terceiro mandamento: evite aborrecer-se. Às vezes, uma observação
bem-humorada (do tipo “Você estava falando de Londres e agora
pulou para a Itália. O que houve no meio do caminho?”) ajuda o
emissor a ater-se ao fato e não nas considerações paralelas.
SEJA FLEXÍVEL
O receptor não deve avaliar o emissor por sua própria
capacidade de falar e emitir opiniões. Evite a irritação e não
fique querendo a unanimidade dos pontos de vista.
OUÇA A
MENSAGEM COMPLETA
O chato nº 1 nunca consegue isso. Sua ansiedade é tão grande
que mal o emissor começa uma frase do tipo “Quando eu estive em
Salvador...”, ele ataca: “Ah, eu também fui pra lá, há dois anos.
É uma cidade incrível! Visitei o Pelourinho e comi 49 acarajés num
só fim de semana, depois...”. Não faça como ele. Deixe seu
interlocutor finalizar a mensagem.
RESISTA ÀS
DISTRAÇÕES
Isso se refere às condições gerais do ambiente. Numa festa,
com muitas pessoas conversando é comum que você mostre-se mais
interessado numa rodinha onde se comenta a vida íntima de uma
famosa atriz do que na conversa de um professor de português que
esteja tentando lhe explicar o que é mesóclise. Resista! Seja
sincero com seu emissor e, na primeira oportunidade, vá juntar-se
ao outro grupo.
SEJA EMPÁTICO!
PROCURE ENTENDER O
PONTO DE VISTA
DO OUTRO
Mesmo que você seja contra a dissolução do casamento e esteja
conversando com alguém que já se divorciou três vezes, evite
julgá-lo antecipadamente. Ouça os argumentos do emissor e tente
colocar-se no lugar dele. Esse é o processo da empatia.
DEIXE DE LADO
OS PRECONCEITOS E PREFERÊNCIAS
É um mandamento que complementa o anterior. Afinal, numa roda
de pessoas em que todos adoram gatos, não vale a pena rotulá-las
de tolas só porque você acha que os bichanos são traiçoeiros e os
detesta. Procure ouvir (conhecer e entender) os argumentos dos
“gatófilos” - até para contra-argumentar melhor, se for o caso!
Boas amizades
e boas vendas!
Erlei Moreira
Engenheiro,
Professor,
Consultor e
Escritor.
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