VERDADES COM AMOR! – II

 

 

O relacionamento entre as pessoas e o grupo será tanto mais frutífero quanto maior for a eficácia do processo de comunicação entre elas. Numa empresa, para que essa comunicação possa processar-se de maneira efetiva, é indispensável que os membros da equipe consigam alcançar e preservar um alto nível de confiança entre eles.

 

Podemos aprender a confiar mais nos outros e a ajudar os outros a aprenderem a confiar mais em nós. De certa forma, somos responsáveis pela pouca confiança ou mesmo pela desconfiança que os outros possam ter sobre nós.

 

A confiança é um processo voluntário das partes, de movimento constante, podendo variar desde a mais completa comunhão até a rejeição total, evoluindo ou regredindo, segundo a intensidade e ritmo próprio de cada relação interpessoal.

 

A comunicação genuína depende fundamentalmente do nível de confiança existente na relação entre as pessoas e da competência de cada um em dar e receber feedback. A palavra feedback, traduzida do inglês, significa “realimentação”. Toda vez que digo a uma pessoa algo sobre ela própria, que ela desconhece, estou-lhe oferecendo um feedback. Toda vez que alguém nos diz algo sobre nós mesmos, que desconhecemos, estamos recebendo um feedback. Para ser eficaz, útil e construtivo o feedback deve ser:

 

APLICÁVEL

 

Ao dar um feedback certifique-se que ele se refere a um comportamento que possa ser modificado mediante o reconhecimento do ponto fraco.

 

NEUTRO

 

Isente-se de censura, reprovação ou avaliações negativas. Limite-se aos fatos, evitando interpretações pessoais. Para ser eficaz o feedback deve ser depurado de componentes tais como opiniões, interpretações ou julgamentos de valor.

 

ESPECÍFICO

 

Não generalize, pois o conteúdo da mensagem se torna vago e perde sua força e significado.

 

OPORTUNO

 

Saiba quando oferecer um feedback. Isso é tão importante quanto saber como fazê-lo. Faça-o de imediato ou o mais próximo possível da ocorrência da questão.

 

DIRETO

 

Não mande recados por terceiros. Dê o feedback você mesmo diretamente à pessoa envolvida.

 

OBJETIVO

 

Assegure clareza da mensagem, foco no problema ou na questão. Dispense os rodeios ou as evasivas.

 

O feedback pode ser analisado sob duas dimensões básicas, a do conteúdo (o que se diz) e a da forma (como se diz). Do ponto de vista do seu conteúdo, há duas possibilidades de classificação: Verdade ou Mentira. A verdade, nesse caso, é representada pela subjetividade, ou seja, aquilo que o emissor acredita como sendo a “sua verdade” - genuína e honestamente. Já quanto à forma, o feedback pode ser classificado segundo a motivação do emissor. Do ponto de vista da sua intenção, ele pode ser motivado por Amor ou Desamor. Aqui, Amor significa respeito genuíno pela dignidade do outro e sentimento de responsabilidade pelo seu bem estar e crescimento.

 

Verdade com Amor

 

Esta é a forma ideal de comunicação, mas, infelizmente, a de menor ocorrência. O conteúdo das mensagens trocadas aqui é autêntico, íntegro. Pressupõe o crescimento das pessoas e o fortalecimento das relações.

 

Mentira com Amor

 

Ocorre com muita freqüência nas relações. As pessoas envolvidas não dizem  realmente  o  que  pensam  e nem revelam o que sentem. A omissão é muito usada. O relacionamento não se faz transparente. Aos poucos cada um sentirá necessidade de procurar o feedback de outras pessoas que sinta maior sinceridade.

 

Verdade com Desamor

 

O conteúdo é a verdade e a motivação é o desamor. É freqüente, principalmente nas relações de trabalho onde existe um ambiente de constante competição. Intensifica-se a rejeição até o rompimento. Muitas vezes não se manifesta de forma grosseira, mas em polidez. A acidez está no fundo. A alfinetada está escondida num sorriso de terna censura.

 

Mentira com Desamor

 

É o mais destrutivo de todos os binômios. Aqui vale tudo: altera-se os fatos, muda-se a ênfase, acrescenta-se dados. Vale mentir, blefar, caluniar, desde que destrua o outro!

 

Boas reflexões!

 

Erlei Moreira

Engenheiro, Professor,

Consultor e Escritor.

 

 

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