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VENDAS X
PERCEPÇÃO
Dentro do contexto da necessidade geral que o ser humano
possui de se adaptar ao seu ambiente para enfrentar com eficiência
as exigências da vida, a percepção pode ser definida como um
processo de extrair informações. Tal processo tem início com a
simples ação reflexa presente por ocasião do nascimento e cresce
através da maturidade e da aprendizagem.
Toda percepção é uma interpretação da realidade. Para a
percepção não importam os fatos e sim a versão ou o significado
que damos a eles. A percepção não é, portanto, um espelho da
realidade pois vemos o que queremos ou precisamos ver para nos
definir ou para nos aproximar de nossos objetivos. Logo, através
da percepção não vemos as pessoas como elas são mas, sim, pelo que
elas significam para nós.
Quando conversamos com uma pessoa dificilmente percebemos a
variedade de estimulações sensoriais que atingem tanto a nossa
vista quanto os nossos ouvidos e demais órgãos sensoriais. É que,
seletivamente, nos concentramos em apenas alguns estímulos que
partem da pessoa com quem estamos conversando, mas que nos
interessam. Por exemplo: percebemos facilmente as características
negativas nas pessoas de quem não gostamos, da mesma forma que
enfatizamos as qualidades das pessoas que nos agradam. Isto
significa que nos comportamentos a seletividade perceptiva se
mostra claramente preconceituosa. Nossas experiências passadas
facilitam a percepção de estímulos com os quais tenhamos
anteriormente entrado em contato.
Vários são os fatores que podem interferir na percepção das
pessoas. São eles:
ESTÍMULOS
FÍSICOS
É o que atiça os olhos, os ouvidos, o olfato e a pele do
indivíduo.
FATORES
PSICOLÓGICOS
O que a pessoa vê, ouve e sente é influenciado por seus
estados imediatos e temporários de necessidade, emoção e
predisposição mental. Uma característica mais duradoura da pessoa,
a personalidade, também pode determinar a forma da percepção.
CULTURA
Os valores culturais atribuídos aos objetos, às relações e
aos conhecimentos, podem desempenhar um papel significativo na
determinação da maneira pela qual as coisas são percebidas. Um
mesmo objeto pode ser percebido de maneira diferente ou acrescido
de detalhes dependendo da cultura da pessoa que o observa.
O CONHECIMENTO
Quanto mais ampliamos o nosso horizonte de conhecimentos
através de informações extraídas do ambiente, mais significados
possuímos para as coisas, o que facilita o nosso contato com o
outro e com a realidade. Toda percepção é aprendida e, dependendo
do conhecimento, percebemos mais ou menos coisas. A pessoa não
percebe as coisas isoladamente e sem relação umas com as outras,
mas as organiza de acordo com seu interesse. O mundo das pessoas
são diferentes apesar de apresentarem aspectos semelhantes. Por
isso os mesmos fatos podem ser vistos de maneira diversa por
pessoas diferentes.
EXEMPLIFICANDO
O dia-a-dia de um profissional de vendas está repleto de
exemplos. Seus clientes estão constantemente emitindo pistas sobre
a espécie de pessoa que eles são. Os vendedores projetam uma dada
impressão deles de várias maneiras: através do vestuário, do
penteado, pela postura, gestos ou estilo de fala. Ao projetarem
essas impressões particulares, estão procurando facilitar a
interação com o cliente. Entretanto o cliente, ao falar em voz
firme e confiante, fixando o vendedor com o olhar, está querendo
criar a impressão de “saber exatamente o que quer e, portanto, não
deseja perder nenhum minuto do seu precioso tempo. Aí existe uma
características que pode ser percebida pelo vendedor que é: “ele
fala firmemente”. Mas também poderá existir uma característica
oculta, que o vendedor poderá lhe atribuir: “ele é autoritário”.
Essas atribuições, na maioria das vezes, estão impregnadas de
todos os nossos valores, conceitos, emoções, sentimentos,
interesses e vivências. Quase sempre nos afastando das
oportunidades de desempenharmos nossa função de vendedor de forma
neutra e isenta. Ao estabelecermos julgamentos sobre o cliente nós
estamos levantando barreiras, não permitindo nenhuma outra
possibilidade de “ser”.
Normalmente julgamos a outra pessoa pelo que achamos que ela
é, não pelo que realmente ela é. Um vendedor inseguro e
despreparado pode ver em seu cliente uma pessoa difícil de
conquistar. Contudo, mudanças em sua própria capacidade
profissional - leia-se conhecimentos - são suscetíveis de alterar
para melhor a sua percepção das pessoas. Logo, um vendedor ao se
sentir mais seguro e auto-confiante, ele passará a ver o seu
cliente como uma pessoa com desejos, necessidades e - por que não
dizer? - dúvidas, como qualquer pessoa normal. Então, quando se
treina o Profissional de Vendas a empresa está alterando os
conhecimentos dele sobre si próprio e sobre o mundo e, portanto,
melhorando a percepção que esse vendedor tem dos seus clientes.
Esta é uma forma de reduzir sensivelmente os preconceitos das
pessoas já que estes, normalmente, são frutos da ignorância. E a
contrapartida certamente será um aumento nos lucros!
Boas vendas!
Erlei Moreira
Engenheiro,
Professor,
Consultor e
Escritor.
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