compreendendo um pouco mais
o seu cliente! – iI
Continuando
...
No artigo anterior falamos dos cinco tipos de clientes e das
suas características principais.
Sobre o comportamento desses clientes, normalmente eles
decidem “o que” comprar e depois decidem “onde”. Entretanto, entre
a decisão de comprar e a efetivação da compra, vários fatores irão
determinar de quem esses clientes irão adquirir o produto. E o
fator determinante, sabe-se, será a qualidade do serviço que o
vendedor irá prestar a esses clientes. Assim, neste artigo vamos
lembrar os tipos de erros de comportamentos que os vendedores
devem evitar ao atenderem esses clientes.
Cliente
Submisso
É reservado e, portanto, não gosta de reclamar. Geralmente
sofre em silêncio. Em silêncio, também leva os negócios dele para
os seus concorrentes. É preciso que você tenha muito tato na
relação comercial com este cliente. Evite os seguintes erros:
Automatismo
- É quando há um contato mecanizado entre vendedor e cliente,
ficando aquela impressão de ter sido atendido por um robô. É
caracterizado pelo “obrigado-tenha-um-bom-dia-PRÓXIMO!”.
Paternalismo
- Ocorre quando o cliente é tratado como criança. Pode ser
exemplificado com uma relação médico-paciente.
Tagarelice
- O bom atendimento não é em função do número de palavras ditas
pelo vendedor. O silêncio, permitindo que o cliente reflita e
decida, às vezes opera verdadeiros milagres.
Cliente
Agressivo
Reclama muito e em voz alta. É escandaloso. Embora difícil de
lidar, pelo menos o vendedor não precisa adivinhar o que lhe passa
pela cabeça. Vendedores “esquentados” podem transformar um contato
com esse tipo de cliente numa verdadeira guerra. O melhor é buscar
que “esfriem a cabeça”. Evite os seguintes erros:
Passe-de-primeira
- Essa postura é responsável por fazer o cliente “passear” pela
empresa à procura de alguém que possa interessar-se em resolver o
seu problema.
Enganos
- Enganos e falhas são passíveis de acontecerem. Nesses casos, um
pedido sincero de desculpas é o melhor caminho.
Debate
- É quando a argumentação transforma-se em debate. Uma discussão
tende a criar ganhadores e perdedores e, normalmente, quem perde é
o cliente, ou seja, a sua empresa, em conseqüência.
Cliente
“Gente-fina”
Só quer o melhor e está disposto a pagar por isso. Quando
reclama, normalmente é razoável. Não gosta de pedir desculpas.
Está interessado em resultados e no que você vai fazer para
consertar a “falha”. A melhor abordagem é o respeito e a atenção.
Evite os seguintes erros:
Menosprezo a
outras marcas
- É quando, além do elogio à marca que representa, o vendedor faz
observações que depreciam os produtos concorrentes.
Tagarelice
- O bom atendimento não é em função do número de palavras ditas
pelo vendedor. O silêncio, permitindo que o cliente reflita e
decida, às vezes opera verdadeiros milagres.
Pressão
- A pressão
para que o cliente se decida pela compra pode funcionar ao
contrário.
Cliente
Aproveitador
Gosta de criar encrencas. Faz isso como um meio de ganhar
algo que não tem direito. O funcionário que o atender deve ser
polido e usar dados concretos para informar ao cliente que ele
está levando tudo o que tem direito. É melhor aceitar o fato de
que ocasionalmente se perderá alguma coisa com ele. Mas é o menor
prejuízo. Evite os seguintes erros:
Normatismo
- Algumas empresas colocam suas normas acima da satisfação do
cliente, sem liberdade para o funcionário abrir qualquer exceção.
Indiferença
- É uma atitude de pouco caso e de desqualificação do cliente.
Normalmente quem assim age está entediado com a função. É
caracterizada quando se mantém uma conversação com um colega ou
outro cliente enquanto atende alguém.
Desobrigação
- Despreza a necessidade do cliente quando este lhe pede ajuda ou
uma informação, por exemplo, para encontrar um setor numa loja de
departamentos.
Cliente
Queixoso
Nunca está satisfeito. Lidar com esse tipo de cliente exige
muita paciência. Quando reclama, o funcionário deve ouvi-lo, pedir
desculpas e demonstrar esforço para resolver o problema. Gosta de
sentir-se importante. Apesar das reclamações, tende a ser leal com
a empresa. Evite os seguintes erros:
Predileção
- É o atendimento e a atenção preferencial dada a amigos ou
clientes prediletos, em detrimento a quem chegou primeiro.
Frieza
- Traduz-se
em desatenção, rispidez ou impaciência. O resultado é um contato
distante entre o vendedor e o cliente.
Descontrole
- Se o cliente faz uma declaração ou afirmação absurda e o
vendedor ri e não tem controle ao argumentar, isso desagrada o seu
interlocutor.
BOAS VENDAS!!!
Erlei Moreira
Engenheiro,
Professor,
Consultor e
Escritor.
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