compreendendo um pouco mais
o seu cliente! – i
Da próxima vez que você for comprar algum produto - seja ele
um bem ou um serviço - pare um segundo e pense no porquê foi
convencido a fazê-lo. Qual foi o momento exato em que você decidiu
comprá-lo? Este é o instante mágico que também acontece na mente
dos seus potenciais clientes cada vez que decidem comprar alguma
coisa de você. Há uma virada psicológica na mente do consumidor
quando ele toma a decisão de comprar.
Entretanto, entre a decisão e a efetivação da compra, vários
fatores irão determinar de quem esse cliente irá adquirir o
produto. A escolha, em princípio, dependerá da apresentação do
produto, da qualidade dele, da habilidade da pessoa que estará
lidando com ele, do ambiente, cartazes, propagandas, das
experiências anteriores desse cliente - positivas ou negativas,
etc.
Normalmente o cliente decide “o que” comprar e depois decide
“onde”. Se a sua empresa não tomar cuidado com o conjunto de
fatores acima, pode estar espantando um cliente certo, com
percepções negativas do contexto. A compra, em última instância, é
o resultado de uma negociação. E uma negociação sadia só acontece
em ambiente de confiança e de credibilidade.
Um modo bastante prático de precaver-se contra situações de
risco que podem levar uma conquista de cliente ao fracasso ou até
à própria perda dele, é conhecer os vários tipos de clientes que
existem. E as situações que devem ser evitadas ou os procedimentos
que devem ser incentivados.
Se por um lado, esses cuidados ampliam a possibilidade de
prospecção de novos clientes, por outro, evitam a perda dos já
cativados.
Os tipos mais comuns de clientes
Cliente Submisso - É reservado e, portanto, não gosta de
reclamar. Geralmente sofre em silêncio. Em silêncio, também leva
os negócios dele para os seus concorrentes. É preciso que você
tenha muito tato na relação comercial com este cliente.
Cliente Agressivo - Reclama muito e em voz alta. É
escandaloso. Embora difícil de lidar, pelo menos o vendedor não
precisa adivinhar o que lhe passa pela cabeça. Vendedores
“esquentados” podem transformar um contato com esse tipo de
cliente numa verdadeira guerra. O melhor é buscar que “esfriem a
cabeça”.
Cliente “Gente-fina” - Só quer o melhor e está disposto a
pagar por isso. Quando reclama, provavelmente é razoável. Não
gosta de pedir desculpas. Está interessado em resultados e no que
você vai fazer para consertar a “falha”. A melhor abordagem é o
respeito e a atenção.
Cliente Aproveitador - Gosta de criar encrencas. Faz isso
como um meio de ganhar algo que não tem direito. O funcionário que
o atender deve ser polido e usar dados concretos para informar ao
cliente que ele está levando tudo o que tem direito. É melhor
aceitar o fato de que ocasionalmente se perderá alguma coisa com
ele. Mas é o menor prejuízo.
Cliente Queixoso - Nunca está satisfeito. Lidar com esse tipo
de cliente exige muita paciência. Quando reclama, o funcionário
deve ouvi-lo, pedir desculpas e demonstrar esforço para resolver o
problema. Gosta de sentir-se importante. Apesar das reclamações,
tende a ser leal com a empresa.
E agora, observando os conceitos acima, diga para você
mesmo(a) com sinceridade: que tipo de cliente é você? Se você
fosse vender para você mesmo(a), o que aconteceria? Outra coisa,
você teria coragem de dizer para as outras pessoas que tipo de
cliente você é? Ou teria vergonha? Diria que é um cliente “Gente
Fina”, mesmo não sendo, por causa do pseudo status quo que ele lhe
daria? Acho que quem me acompanha nos artigos que publico até já
advinha que tipo de cliente eu sou! Isso mesmo! Sou um Cliente
Queixoso. Afinal, como uma pessoa assertiva e cônscia dos meus
direitos e obrigações, sempre tento dar a minha contribuição para
melhorar o que aí está. Mas com muita lealdade! Por outro lado,
como vendedor, não tenho nenhuma dificuldade de atender qualquer
tipo dos clientes citados acima. E você? Como vendedor você teria
algum tipo de preconceito em relação a algum deles?
No próximo artigo voltaremos a este assunto mencionando os
erros que devem ser evitados no atendimento a cada um desses tipos
de clientes.
Continua ...
Erlei Moreira
Engenheiro,
Professor,
Consultor e
Escritor.
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