ASSERTIVIDADE – I

 

EM TRÊS ATOS!

 

PRIMEIRO ATO!

 

COMPORTAMENTO ASSERTIVO E NÃO-ASSERTIVO

 

Você se levanta todas as manhãs das segundas-feiras sentindo que não consegue tolerar a idéia de ir para o trabalho? Vive permanentemente em pânico de perder o emprego? Executa tarefas que deveriam ser feitas por colegas? Embora o rendimento de seu trabalho e seu desempenho sejam classificados como de alto nível, você está sempre sendo preterido nas promoções e aumentos de salário? Você teme o sucesso?

 

Se der uma resposta afirmativa a qualquer das perguntas acima, você estará se revelando uma pessoa deficiente em termos de assertividade num importante setor da vida: seu trabalho. A pessoa verdadeiramente assertiva (afirmativa) possui quatro características básicas:

 

1 - SENTE-SE LIVRE PARA SE REVELAR

 

Através de palavras e atos ela afirma: "Eu sou isto. Isto é o que eu sinto, penso e quero".

 

2 - É capaz de comunicar-se com as outras pessoas em qualquer nível

 

Sejam estranhos, amigos ou familiares, sua comunicação é sempre aberta, direta, sincera e apropriada.

 

3 - POSSUI UMA ORIENTAÇÃO ATIVA DIANTE DA VIDA

 

Busca aquilo que quer e, em contraste com as pessoas passivas que ficam à espera que as coisas aconteçam, procura fazer com que elas aconteçam na sua vida.

 

4 - AGE DE UM MODO QUE ELA PRÓPRIA RESPEITA

 

Tem consciência de que nem sempre poderá triunfar, mas aceita as suas limitações. Dentre todas as manifestações que demonstram a capacidade de uma pessoa, e a faz ser afirmativa, o modo como se comporta em relação ao amor e ao trabalho constituem as mais expressivas de todas. Para que uma pessoa possa ser afirmativa nessas duas áreas, deverá possuir uma orientação ativa e também estabelecer metas que promovam sua auto-estima. Na esfera amorosa a meta há de ser a franqueza, a comunicação, o compartilhar com uma outra pessoa de todas as suas emoções, vindo em primeiro lugar os sentimentos de si própria. No trabalho, a ação vem em primeiro lugar e o sentimento fica em segundo plano. A meta de uma pessoa, no  trabalho, consiste em realizar-se. E, por esse motivo, o relacionamento com os colegas tende a ser superficial e não possui caráter íntimo. Ao buscar atingir suas metas no trabalho, a pessoa conserva a sua qualidade de indivíduo que se relaciona com os outros indivíduos, mas permanece um ser à parte. Quanto mais afirmativa (assertiva) for uma pessoa, maior soma de satisfações obterá no trabalho.

 

Quando o trabalho traz insatisfações

 

# A pessoa deve refletir a respeito de suas metas profissionais, ponderar que passos deverá dar com vistas a alcançá-las, além do como fazer. Assim procedendo, lhe será possível empregar seus talentos da maneira mais ampla possível.

 

# As interferências e os bloqueios que por vezes ocorrem no trabalho é porque o indivíduo não dominou as habilidades de que necessita para esse tipo particular de atividade. Pode ter problemas de autodomínio e talvez não possua disciplina ou não tenha capacidade de concentrar-se.

 

# É imprescindível que as angústias e os temores sejam controlados. As reações emocionais inapropriadas interferem com o desempenho do trabalho. As tensões em geral podem causar a fadiga, a irritabilidade e a utilização de maus critérios de julgamento.

 

# É preciso haver um bom relacionamento com os colegas de trabalho. Existem inúmeras personalidades dentro de uma empresa. Uns são cheios de vivacidade, outros são quietos, ao passo que outros são eficientes ou ineficientes, preguiçosos ou muito trabalhadores.

 

Os indivíduos que carecem de auto-afirmação se dividem em seis categorias básicas:

 

1 - OS QUE FICAM SEMPRE QUIETOS EM SEU LUGAR

 

Tais indivíduos são trabalhadores, estimados e respeitados por todos, mas nada alcançam em matéria de trabalho. Não obtêm promoções, recebem poucos aumentos de salário. São incumbidos de executar cada vez maior soma de trabalho, mas não lhes é atribuída qualquer nova responsabilidade. Ficam sempre plantadas no mesmo lugar. Aspiram a subir ou, pelo menos, deslocar-se para os lados. Ficam aguardando que alguém faça com que isso aconteça. Às vezes dão expressão aos seus desejos, mas o fazem de maneira tão tímida que a mensagem que transmitem não alcança pessoa alguma ou é facilmente posta de lado. Freqüentemente permanecem nessa situação estática porque são afirmativas (assertivas) no que interessa à empresa em que trabalham, mas não o são para com eles mesmos. Certamente não refletem a respeito de suas metas de trabalho, tampouco acerca do passo imediato que devem dar.

 

CONTINUA ...

 

Erlei Moreira

Engenheiro, Professor,

Consultor e Escritor.

 

 

RETORNAR