EXCELÊNCIA EM SERVIÇOS - XXIX
ERRAR TENTANDO
ACERTAR É, ÀS VEZES, MAIS BARATO PARA A EMPRESA DO QUE NÃO FAZER
NADA.
POSFÁCIO DOS TEMAS
No 1º artigo: a
Era dos Serviços. No 2º: o papel da Direção da empresa. Nos 3º e
4º: Etapas para a implantação de um programa de Excelência em
Serviços. Os 5º e 6º: Etapa I - Identificação das Demandas. No
7º: Demandas Promíscuas. Nos 8º e 9º: Etapa II - “Determinação do
Objetivo Principal, da Estratégia e das Metas”. Nos 10º e 11º:
teste de Estilos Pessoais. No 12º: Planejamento de Marketing. Do
13º ao 27º vimos falando dos Princípios de 01 a 10 - Etapa III -
Implantação da Filosofia da Excelência em Serviços. No
28º vimos a
Etapa IV -
Implementação das Mudanças.
Continuando ...
Neste 29º artigo, vamos finalizar o Tema Excelência em
Serviços falando da Etapa V – Ancoragem do Programa.
Quem nos acompanhou nessas 29 semanas, iniciada em 21-04-07
onde abordamos o assunto Excelência em Serviços, pode estar se
perguntando: de onde veio o Tema e a seqüência que nos orientou
nesses mais de 6 meses? A resposta é simples: mais de 70% de tudo
já estava escrito e fazia parte da formatação de um livro que se
encaminharia um dia para o prelo (pré-publicação). Claro que tudo
teve que ser muito resumido e enxugado para caber no espaço de um
jornal e no tempo que um leitor de jornal disponibiliza para
qualquer assunto de seu interesse. Neste caso, notadamente
empreendedores. Mas eu espero ter contribuído para o aumento da
inquietude desses empreendedores que nos leram até então.
Finalizando, a Ancoragem de um Programa de Excelência em
Serviços deve ser, na verdade, a somatória visível de pequenas
vitórias ao longo do tempo. Cada mudança conquistada durante o
processo precisará estar ancorada numa correspondente alteração
cultural. Mas pode acontecer que, vez ou outra, a
mensagem original se choque com contradições. Talvez consigam
manter a mensagem viva com a força da determinação, mas, a menos
que se lide com forças que realmente influenciem o comportamento
das pessoas, corre-se o risco de não ter uma base de dedicação
permanente aos serviços.
Mas há várias coisas importantes
que pode ser feito para garantir que atividades do dia-a-dia
estejam alinhados com a filosofia da Excelência em Serviços.
LIVRE-SE DE SISTEMAS VICIADOS
Para ter uma nova Filosofia
funcionando na empresa é preciso reexaminar os processos de
produção dos serviços. E deve-se também levar em conta que nem
todas as pessoas vão estar favoráveis às mudanças. Pode ser que
algumas das “vacas sagradas” precisem ser aposentadas ou
substituídas por outras que apóiem as mudanças. Mesmo sabendo que,
às vezes, é preciso encontrar maneiras criativas de se adaptar à
tradição e respeitar os valores existentes sem permitir que eles
impeçam as mudanças.
QUALIFIQUE AS PESSOAS
Muitos dos funcionários não são
tão maus; o que muitos precisam, e geralmente não recebem, é um
simples reconhecimento de seu trabalho. Não é correto reconhecer
apenas quando os funcionários erram. É necessário que a empresa
tenha menos Administração e mais Liderança. E uma parte importante
de quem lidera é desenvolver pessoas, desafiá-las, inspirá-las, e
– acima de tudo – reconhecê-las. Um tipo de liderança que ainda é
pouco utilizada na Era do Serviço.
PREMIE A EXCELÊNCIA
As pessoas precisam saber que a
aplicação de toda sua energia em nome da satisfação do cliente
vale alguma coisa. Crie um sistema formal de reconhecimento que dê
realce às pessoas que façam algo especial pelo cliente. Considere,
para esse fim, prêmios materiais ou recompensas intangíveis tais
como o reconhecimento público e o elogio pessoal. Os prêmios não
precisam ser suntuosos ou caros; o custo total de um programa de
reconhecimento é trivial, quando comparado ao seu benefício.
IDENTIFIQUE E APOIE OS SEUS
HERÓIS EM TERMOS DE SERVIÇOS
Identifique as pessoas que, dias
após dia, sempre fazem um trabalho exemplar com os clientes, sejam
externos ou internos. Recrute-as para a força-tarefa da Excelência
em Serviços. Para a empresa, estas sãos as pessoas que andam sobre
as águas; os outros empregados as admirarão e procurarão imitá-las
se sentirem que elas desfrutam de um status especial como modelos
para a Excelência em Serviços. E,
finalmente, procure fazer com que, no longo prazo, os sistemas de
recompensa material da empresa estejam alinhados com a qualidade
dos serviços prestados. Eventualmente fará sentido proporcionar um
sistema de promoção e progresso que favoreçam as pessoas que
contribuem mais para a qualidade dos serviços e, portanto, à
posição da empresa em seu ambiente de concorrência. Boa sorte!
Erlei Moreira
Engenheiro,
Professor,
Consultor e
Escritor.
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