EXCELÊNCIA EM SERVIÇOS - XXVI
CIRCULAR
INFORMAÇÕES NA EMPRESA É TÃO FUNDAMENTAL QUANTO CIRCULAR O SANGUE
NO NOSSO CORPO.
E PERMITE
TRANSFUSÃO!
POSFÁCIO DOS TEMAS
No 1º artigo: a
Era dos Serviços. No 2º: o papel da Direção da empresa. Nos 3º e
4º: Etapas para a implantação de um programa de Excelência em
Serviços. Os 5º e 6º: Etapa I - Identificação das Demandas. No
7º: Demandas Promíscuas. Nos 8º e 9º: Etapa II - “Determinação do
Objetivo Principal, da Estratégia e das Metas”. Nos 10º e 11º:
teste de Estilos Pessoais. No 12º: Planejamento de Marketing. Do
13º em diante vimos falando dos Princípios de 01 a 07 - Etapa III
- Implantação da Filosofia da Excelência em Serviços.
Continuando ...
Neste 26º artigo, vamos falar do Princípio 08 –
Princípios da Disseminação de Informações.
Absorver este princípio é comprometer-se com a livre
circulação de toda informação pertinente ao perfeito funcionamento
da empresa. Veja: as organizações passaram a existir a partir da
substituição do trabalho artesanal pelo industrial, devido ao
estímulo mercantilista, há mais de dois séculos. O trabalho ficou
muito mais complexo, exigindo a necessidade de fragmentá-lo em
etapas. Para gerenciar essa divisão de responsabilidades, foram
criados os departamentos, seções, etc. Com isso, criou-se a
necessidade de que a empresa tivesse um fluxo constante e livre de
informações dentro do seu processo de produção de bens ou de
serviços. Neste caso, o ideal seria que a comunicação tomasse a
forma transparente, estilo que somente é visto na liderança
democrática pois esta, ao contrário da administração ao estilo
“Casa Grande e Senzala”, consegue perceber nas manifestações das
pessoas algumas excelentes oportunidades de reflexão, e não
ameaças ao pseudopoder do seu cargo. Efeito colateral desta
situação, gerências intermediárias não democráticas descobriram
que, deter e reter informações dentro do processo passou a
representar um poder paralelo dentro das organizações, o que
precisa ser evitado e combatido.
Observando-se a
ordenação das pessoas dentro da empresa, percebe-se que cada
indivíduo é responsável pela execução de uma ou mais tarefas,
cabendo aos elementos seguintes na cadeia produtiva a realização
de outras que, somadas, comporão o complexo sistema de produção,
seja de bens ou de serviços. Permeando a execução dessas tarefas
aparece, concomitantemente, uma frenética e turbulenta
transferência de informações entre os indivíduos. Um sinal
inequívoco da necessidade que as pessoas têm de dar e receber
feedback, informações essas que podem ser classificadas como
“objetivas” e “subjetivas”. Fazendo uma analogia com o nosso
sistema circulatório podemos perceber que a informação, assim como
o sangue em nosso corpo, precisa circular dentro da empresa para
que ela tenha vida. Vale ressaltar que, sobre o seu conteúdo, as
informações objetivas normalmente estão ligadas ao processo
produtivo e são oriundas de fatos mensuráveis como, por exemplo,
as informações técnicas de produção. As subjetivas, advindas das
experiências de vida de cada um, dizem respeito à forma com que
cada pessoa entende que o processo produtivo deva ser conduzido na
empresa. Claro que seu conteúdo pode também estar ligado a
assuntos de ordem pessoal.
Como no nosso
sistema circulatório sanguíneo, no sistema empresarial de
circulação de informações também podem ser percebidas a existência
de artérias e veias. Por artérias podemos entender as pessoas que
ocupam cargos intermediários de Gerência e Chefia de pessoas pois
é através delas que transitam o maior número de informações.
Normalmente são as únicas pessoas que fazem as ligações entre os
vários níveis da hierarquia de poder na empresa. Por veias podemos
entender os canais de informações horizontais, simples. Uma vez
que as informações constituem-se de um composto de fatos e de
opiniões, a sua transferência de pessoa para pessoa torna-se
conflitante pois envolve valores e crenças individuais. Estes
conflitos criam pressões internas que dificultam a própria
circulação dessas informações. Como no nosso sistema circulatório,
os conflitos individuais dentro da empresa podem dificultar a
passagem das informações para os níveis superiores e vice-versa. É
como se as artérias das informações entupissem, não pela formação
de placas de gorduras como no nosso sistema circulatório, mas por
preconceitos, medos e mau uso do poder pelas Chefias
intermediárias. Para resolver o problema de má circulação de
informações dentro da empresa a indicação é a colocação de um
by-pass administrativo, assunto que já foi tema de um artigo
anterior, publicado na edição de 03 de março de 2007. Quem tiver
dificuldades de encontrar o artigo citado fique à vontade para
solicitar-me uma cópia através do e-mail
erlei@erlei.com.br.
Continua ...
Erlei Moreira
Engenheiro,
Professor,
Consultor e
Escritor.
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