EXCELÊNCIA EM SERVIÇOS - XII
NÃO EXISTEM
VENTOS FAVORÁVEIS
PARA QUEM NÃO
SABE PARA ONDE VAI!
Sêneca
POSFÁCIO
No primeiro artigo caracterizamos o que é a Era dos Serviços.
No segundo mostramos que mudanças só são possíveis com o aval da
Direção da empresa. Nos terceiro e no quarto falamos das etapas
para a implantação de um programa de Excelência em Serviços. Os
quinto e sexto artigos versamos sobre a Etapa I - Identificação
das Demandas. No sétimo alertamos sobre Demandas Promíscuas. Nos
oitavo e nono falamos sobre a Etapa II - “Determinação do Objetivo
Principal, da Estratégia e das Metas”. No décimo e subseqüente
disponibilizamos o teste de Estilos Pessoais.
Continuando ...
Neste décimo segundo artigo, já conhecendo a importância dos
Estilos Pessoais na formação de equipes, finalizaremos a Etapa II
pinçando algumas informações que julgamos importantes de serem
consideradas quando da elaboração de um Planejamento de Marketing.
Vale ressaltar que os pontos aqui levantados, a exemplo de todos
aqueles que salientamos nos artigos anteriores devem servir,
fundamentalmente, para estimular os interessados pelos assuntos
abordados a buscarem mais informações na vasta literatura
existente sobre os vários temas, sejam em livros ou na internet.
Para um bom Planejamento, é
importante entendermos o que seja Marketing, dentro da sua
evolução histórica em termos de orientação:
ORIENTAÇÃO PARA A PRODUÇÃO (1800).
Preocupação em produzir em escala, ofertando produtos a baixos
preços e aumentando o lucro pela venda em massa.
ORIENTAÇÃO PARA O PRODUTO (1860).
Preocupação com o produto, partindo-se do princípio que ele será
comprado, desde que tenha bom preço e boa qualidade.
ORIENTAÇÃO PARA VENDAS (1900).
Preocupação cada vez maior com vendas, enfatizando a propaganda, a
promoção, os vendedores, a publicidade, etc.
ORIENTAÇÃO PARA O CONSUMIDOR
(1950). Preocupação em saber quem são os consumidores, suas
características econômicas, culturais, sociais, psico-emocionais e
comportamentos de compra, dentre outras, de maneira a adequar um
bem ou um serviço que vá proporcionar-lhes completa satisfação.
ORIENTAÇÃO
SOCIETAL (1970). Preocupação com os aspectos futuros da demanda de
bens ou serviços em relação às conseqüências ecológicas e sociais,
visando o bem estar da sociedade a longo prazo.
ORIENTAÇÃO HOLÍSTICA (2000).
Preocupação com a interferência das atividades da empresa nos
problemas e soluções globais da fauna, flora e biosfera do planeta
Terra, valorizando ações que são tidas como ecologicamente
corretas.
Planejamento de Marketing
O planejamento de marketing, assim
como qualquer planejamento empresarial, é uma atitude de reflexão
podendo ser considerado como um processo efetivo de prevenção do
obsoletismo e parte integrante do processo administrativo onde o
resultado deve ser a busca da decisão mais acertada.
Na atualidade, dada à necessidade
premente de mudanças, o planejamento desempenha um papel
fundamental nas empresas pois pode balizar e colocar em prática as
idéias orientadas para a busca da sobrevivência. Isso porque se
muda, em princípio, para atender à eficácia dos resultados, para
atualizar a organização ou então para crescer. E estipula-se a
direção porque a empresa tem que ser, antes de tudo, uma realidade
econômica.
Para efetivar o Planejamento de
Marketing, é necessário entender que ele deve ocorrer em três
níveis: estratégico, tático e operacional.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O Planejamento Estratégico
pode ser conceituado como um processo gerencial que possibilita à
Direção estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com
vistas a obedecer um nível de otimização desta na relação com seu
ambiente.
Ele é, normalmente, de
responsabilidade dos níveis mais altos da empresa e diz respeito
tanto à formulação de objetivos quanto à seleção dos cursos de
ação a serem seguidos para a sua consecução, levando-se em conta
as condições externas e internas à empresa e sua evolução
esperada. Geralmente é feito para os próximos 5 anos e compreende:
# Definição da Missão, da
Filosofia Gerencial e dos Negócios da empresa;
# Definição do conjunto de
serviços, ou seja, quais vão continuar ou mesmo com quais se
pretende trabalhar;
# Avaliação dos recursos
materiais, financeiros e humanos;
# Definição da Estratégia
Competitiva: Direção tecnológica, Condições econômico/financeiras,
capacidade gerencial, imagem da marca, etc;
# Avaliação das ameaça e
oportunidades, pontos fortes e fracos, fatores de sucesso;
# Análise das tendências do futuro
em termos de economia, tecnologia, política, cultura,
concorrência, etc;
# Formulação de Estratégias
Operacionais/Funcionais como, por exemplo, aumentar a
produtividade, ou a participação no mercado, ou a lucratividade,
ou o retorno, etc.
PLANEJAMENTO TÁTICO
Tem por objetivo otimizar
determinada área de resultado e não a empresa como um todo. Mas
trabalha consoante com os objetivos e desafios estabelecidos no
planejamento estratégico. Ele é desenvolvido a níveis
departamentais ou de unidades da empresa. Define as metas, os
métodos de trabalho e a participação de cada um. Deve ter
abrangência de até 1 ano, devendo considerar:
# Fatos internos - serviço,
cliente, comportamento;
# Cenário ambiental - futuro
próximo de até 1 ano;
# Lista dos problemas e das
oportunidades;
# Estabelecimento de objetivos e
metas;
# Estratégias alternativas;
# Previsão de vendas/ orçamento/
alocação de recursos;
# Demonstrativo financeiro para
verificar e avaliar o retorno;
# Comunicação
entre todos os Departamentos da empresa;
# Controles - relatórios mensais
ou quinzenais das vendas;
# Atualização periódica e
constante.
PLANEJAMENTO OPERACIONAL
O Planejamento Operacional é de
curto prazo, e a sua realização é de responsabilidade do pessoal
operacional ou de atendimento aos clientes. Pode ser considerado
como a formalização, principalmente através de documentos
escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação
estabelecidas. Cada um dos planejamentos operacionais deve conter
com detalhes:
# Os recursos necessários para o
seu desenvolvimento e implantação;
# Os procedimentos básicos a serem
adotados;
# Os produtos ou resultados finais
esperados;
# Os prazos estabelecidos;
# Os responsáveis pela sua
execução e implantação.
No próximo artigo vamos começar a
abordagem da Etapa III - Implantação da Filosofia da Excelência em
Serviços. É a Etapa mais polêmica e determinante da implantação do
Programa.
Continua ...
Erlei Moreira
Engenheiro,
Professor,
Consultor e
Escritor.
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