GESTÃO PELA QUALIDADE - II

 

 

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Fazer com que uma organização toda se interesse pela qualidade do serviço prestado não é barato, nem fácil, nem simples, e não se consegue sem muito esforço. A Gestão pela Qualidade, como o próprio nome diz, não é só produzir um serviço com qualidade. É ter a responsabilidade e o comprometimento de ampliar suas idéias e convicções, buscando melhorias para a cultura da empresa e, por que não dizer, também para os seus valores.

 

Para Gerir com Qualidade vale considerar:

 

Idéias Básicas sobre A Gestão de Pessoas

 

- Hoje, mais do que nunca, as pessoas fazem as coisas porque querem, não porque alguém as manda fazer.

 

- A dominação produz colaboradores passivos.

 

- A delegação é fator essencial para tornar um grupo participativo e criativo.

 

- Conhecer e se interessar pelos colaboradores é fundamental.

 

- Admita falhas; o perfeccionista é um antiadminstrador. Erre, mas procure errar cada vez menos.

 

- Valorize a força e não a fraqueza dos colaboradores.

 

- Seja claro ao dirigir-se à sua equipe. Diga o "porquê" ao enunciar uma atividade para que ela não venha a se tornar um "beco sem saídas".

 

- Lembre-se de que, muitas vezes, a pessoa é capaz de dar a vida por sua idéias, embora fracas, do que pela idéias fortes do outro.

 

- Ao rejeitar idéias, justifique-se para não bloquear colaborações criativas.

 

- Contribuir criativamente é a função essencial da gerência.

 

- Saber ouvir é a condição básica para compreender.

 

- Analise os fatos. Ao criticar construtivamente, faça-o em particular e elogie em público.

 

- A função básica da gerência é educar.

 

- Avaliar desempenho dos colaboradores é uma necessidade, mas pode ser uma faca de dois gumes. Tudo vai depender de você.

 

- Por mais executiva que seja, a gerência sempre exerce assessoria.

 

Medidas Administrativas Pró-inovação de Procedimentos

 

Implantar GRUPOS DE MELHORIA, formados por colaboradores da empresa, aptos para identificar problemas que interferem na qualidade dos serviços e na produtividade da equipe, investigar causas e propor soluções visando a busca continua da excelência em serviços.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

- Incentivar colaboradores das áreas operacional e administrativa a integrarem os GRUPOS DE MELHORIAS para viabilizarem ações sistematizadas de intervenção tecnológica, estrutural e ambiental.

 

- Treinar os grupos para que sejam capazes de identificar problemas, investigar possíveis causas e reunir o maior número de soluções.

 

- Orientar as atividades do grupo para o aumento da produtividade, redução de custos, segurança no trabalho, racionalização de recursos, proteção ambiental, melhoria do ambiente de trabalho, etc.

 

- Identificar talentos individuais e de equipes.

 

A QUEM SE DESTINA

 

- Aos funcionários da empresa que, voluntariamente, desejarem participar do grupo.

 

SISTEMÁTICA DE FUNCIONAMENTO

 

I Fase: Reuniões periódicas entre os membros do GRUPO DE MELHORIAS para identificar, investigar e buscar soluções de problemas.

 

II Fase: Reunião do grupo com as Gerências imediatas para expor, escolher a melhor solução e elaborar o projeto de implementação da solução.

 

III Fase: Reunião do representante do GRUPO DE MELHORIAS com Gerentes e Diretoria para divulgar os resultados alcançados, normatizar procedimentos e/ou expor projetos cuja solução implique na participação da Diretoria.

 

Para quem quiser implantar GRUPOS DE MELHORIAS em sua empresa, existem Consultorias Empresariais que têm especialização nessa modalidade de serviço. Entretanto, é bom saber que os Seminários para GRUPOS DE MELHORIA devem conter:

 

I MÓDULO - SENSIBILIZAÇÃO

 

A filosofia e os objetivos do programa pró-qualidade e produtividade, integração do grupo, atribuições dos membros do grupo, a co-responsabilidade com resultados, postura empresarial, aspirações do mercado consumidor, etc.

 

II MÓDULO - INSTRUMENTALIZAÇÃO

 

Aqui é onde se mostra aos participantes as principais ferramentas administrativas: Brainstorming, Técnicas de Amostragem, Histogramas, Estratificação, Gráficos de Controle, Análise de Pareto, Diagrama de Causa e Efeito, Técnicas de Relatório, Condução de Reuniões etc.

 

III MÓDULO - ACOMPANHAMENTO

 

É fundamental que haja Estudo de Caso e Workshop.

 

SUCESSO!

 

Jornal EM de 27/24/09:CESTA BÁSICA em LAVRAS é a mais cara de Minas. Vejam: Viçosa = R$ 171,13 – Belo Horizonte = R$ 206,59 – LAVRAS = R$ 361,54. Se falta concorrência aos Supermercados daqui, por que não convidamos o Pão de Açúcar, dono do Ponto Frio, ou Supermercados de Viçosa e BH?

 

Erlei Moreira

Engenheiro, Professor,

Consultor e Escritor.

 

 

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