GESTÃO PELA
QUALIDADE - II
CONTINUANDO ...
Fazer com que uma organização
toda se interesse pela qualidade do serviço prestado não é barato,
nem fácil, nem simples, e não se consegue sem muito esforço. A
Gestão pela Qualidade, como o próprio nome diz, não é só produzir
um serviço com qualidade. É ter a responsabilidade e o
comprometimento de ampliar suas idéias e convicções, buscando
melhorias para a cultura da empresa e, por que não dizer, também
para os seus valores.
Para Gerir com Qualidade vale
considerar:
Idéias Básicas sobre A Gestão de Pessoas
- Hoje, mais do que nunca, as
pessoas fazem as coisas porque querem, não porque alguém as manda
fazer.
- A dominação produz
colaboradores passivos.
- A delegação é fator essencial
para tornar um grupo participativo e criativo.
- Conhecer e se interessar pelos
colaboradores é fundamental.
- Admita falhas; o perfeccionista
é um antiadminstrador. Erre, mas procure errar cada vez menos.
- Valorize a força e não a
fraqueza dos colaboradores.
- Seja claro ao dirigir-se à sua
equipe. Diga o "porquê" ao enunciar uma atividade para que ela não
venha a se tornar um "beco sem saídas".
- Lembre-se de que, muitas vezes,
a pessoa é capaz de dar a vida por sua idéias, embora fracas, do
que pela idéias fortes do outro.
- Ao rejeitar idéias,
justifique-se para não bloquear colaborações criativas.
- Contribuir criativamente é a
função essencial da gerência.
- Saber ouvir é a condição básica
para compreender.
- Analise os fatos. Ao criticar
construtivamente, faça-o em particular e elogie em público.
- A função básica da gerência é
educar.
- Avaliar desempenho dos
colaboradores é uma necessidade, mas pode ser uma faca de dois
gumes. Tudo vai depender de você.
- Por mais executiva que seja, a
gerência sempre exerce assessoria.
Medidas Administrativas Pró-inovação de Procedimentos
Implantar GRUPOS DE MELHORIA,
formados por colaboradores da empresa, aptos para identificar
problemas que interferem na qualidade dos serviços e na
produtividade da equipe, investigar causas e propor soluções
visando a busca continua da excelência em serviços.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Incentivar colaboradores das
áreas operacional e administrativa a integrarem os GRUPOS DE
MELHORIAS para viabilizarem ações sistematizadas de intervenção
tecnológica, estrutural e ambiental.
- Treinar os grupos para que
sejam capazes de identificar problemas, investigar possíveis
causas e reunir o maior número de soluções.
- Orientar as atividades do grupo
para o aumento da produtividade, redução de custos, segurança no
trabalho, racionalização de recursos, proteção ambiental, melhoria
do ambiente de trabalho, etc.
- Identificar talentos
individuais e de equipes.
A QUEM SE DESTINA
- Aos funcionários da empresa
que, voluntariamente, desejarem participar do grupo.
SISTEMÁTICA DE FUNCIONAMENTO
I Fase: Reuniões periódicas entre
os membros do GRUPO DE MELHORIAS para identificar, investigar e
buscar soluções de problemas.
II Fase: Reunião do grupo com as
Gerências imediatas para expor, escolher a melhor solução e
elaborar o projeto de implementação da solução.
III Fase: Reunião do
representante do GRUPO DE MELHORIAS com Gerentes e Diretoria para
divulgar os resultados alcançados, normatizar procedimentos e/ou
expor projetos cuja solução implique na participação da Diretoria.
Para quem quiser implantar GRUPOS
DE MELHORIAS em sua empresa, existem Consultorias Empresariais que
têm especialização nessa modalidade de serviço. Entretanto, é bom
saber que os Seminários para GRUPOS DE MELHORIA devem conter:
I MÓDULO - SENSIBILIZAÇÃO
A filosofia e os objetivos do
programa pró-qualidade e produtividade, integração do grupo,
atribuições dos membros do grupo, a co-responsabilidade com
resultados, postura empresarial, aspirações do mercado consumidor,
etc.
II MÓDULO - INSTRUMENTALIZAÇÃO
Aqui é onde se mostra aos
participantes as principais ferramentas administrativas:
Brainstorming, Técnicas de Amostragem, Histogramas,
Estratificação, Gráficos de Controle, Análise de Pareto, Diagrama
de Causa e Efeito, Técnicas de Relatório, Condução de Reuniões
etc.
III MÓDULO - ACOMPANHAMENTO
É fundamental que haja Estudo de
Caso e Workshop.
SUCESSO!
Jornal EM
de 27/24/09:CESTA BÁSICA em LAVRAS é a mais cara de Minas.
Vejam: Viçosa =
R$ 171,13 – Belo Horizonte = R$ 206,59 – LAVRAS = R$ 361,54. Se
falta concorrência aos Supermercados daqui, por que não convidamos
o Pão de Açúcar, dono do Ponto Frio, ou Supermercados de Viçosa e
BH?
Erlei Moreira
Engenheiro,
Professor,
Consultor e
Escritor.
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