A DELEGAÇÃO
EFICAZ - II
CONTINUANDO ...
Proporcione Treinamento Eficaz
A delegação fracassa quando o
colaborador envolvido não tem a necessária competência para fazer
uso sensato da autoridade recebida.
O Gerente que diz não ter ninguém
suficientemente capacitado para delegar tarefas, está confessando
a sua própria incapacidade
Se um colaborador não tem
condições de executar uma tarefa com sucesso, será motivo
suficiente para o supervisor começar a repensar sobre seu conceito
de gerência, por meio de algumas questões, como:
a - Por que meus colaboradores não
têm a competência necessária?
b - Estou selecionando pessoas
adequadas?
c - Estou fornecendo oportunidades
para que adquiram conhecimentos e habilidades de que necessitam?
d - Estou interessado pelo seu
progresso e procurando transmitir a eles os meus próprios
conhecimentos e experiências?
e – Estimulo-os para que
progridam? Como? Quanto?
Ter um colaborador com
necessidades identificáveis torna o gerente responsável por
iniciar a ação necessária para supri-las. A isso podemos chamar de
um inicio de administração competente.
Decidir lidar com a carência do
funcionário, pessoalmente, treinando-o no trabalho, ou buscar
auxílio de um especialista dentro ou fora da empresa é o passo
seguinte.
Se o supervisor é o único
responsável por fazer o melhor uso de sua equipe para obter o
melhor padrão de desempenho, é pouco provável que realize essa sua
responsabilidade com colaboradores mal treinados e precariamente
motivados. Isso não é uma atividade extraordinária ou opcional.
Diagnosticar necessidade de treinamento e executá-lo não é uma
regalia exclusiva ou obrigação única de especialistas de RH.
Vale ainda lembrar que recusar-se
a delegar é impedir o crescimento do colaborador, da sua área de
atuação e da empresa como um todo. É fazer estagnar um processo
que então se volta contra a própria evolução do gerente, que
descaracteriza planejamentos e joga o papel de líder no limbo da
incompetência.
Resumo
das Ações de Delegação
1 - ESTABELEÇA METAS: Funcionários
precisam ser avisados sobre propósitos e importância das tarefas
delegadas.
2 - DEFINA RESPONSABILIDADES E
AUTORIDADE: Funcionários precisam estar claramente informados
sobre o que será de sua responsabilidade e que parte dos recursos
organizacionais está à sua disposição.
3 - MOTIVE PARA A TAREFA EXTRA:
Esteja sensível às metas e necessidades dos funcionários.
4 - FAÇA O TRABALHO COMPLETO: Dê
informação e ajude na orientação dos funcionários.
5 - PROVIDENCIE TREINAMENTO:
Ensine aos funcionários como aprimorar seu desempenho. Líder e
colaboradores precisam trabalhar juntos para uma melhor
comunicação e para descobrirem processos de delegação adequados.
6 - ESTABELEÇA FORMAS CONJUNTAS DE
CONTROLE: Não perca seu tempo verificando quão bem os funcionários
estão fazendo algo. Um sistema de controle adequado pode levar a
tarefa de supervisão ao mínimo necessário.
ROTEIRO PARA ESCOLHA E AÇÃO DA
DELEGAÇÃO
1º)
- Selecione as tarefas adequadas para serem delegadas.
2º)
- Organize as tarefas antes de delegá-las.
3º)
Selecione a pessoa adequada para o trabalho.
4º)
Prepare e motive:
a - desenvolva prestigio, status,
iniciativa.
b - Estimule a cooperação do
colaborador, criando confiança, expressando crença na sua
capacidade, enfatizando a importância do trabalho e do próprio
colaborador.
5º)
Explique o trabalho e certifique-se de que foi compreendido:
a - delegação efetiva é questão de
comunicação efetiva. utilize o tempo necessário para treinamento.
Esclareça a razão do trabalho, mostre a relação com o todo,
explique o procedimento passo a passo, peça feedback,
defina resultados esperados e estabeleça prazos conjuntamente,
defina limites de autoridade confirme sua disponibilidade para
consultas
6º)
Encoraje a independência. Force decisões. Não resolva problemas
que ele pode resolver.
7º)
Mantenha a supervisão:
a - delegue, mas não abandone.
b - compreenda o período de
transição, corrigindo erros com tato e analisando conjuntamente as
falhas, na busca das causas e não da culpa.
Exemplos de tarefas que podem ser delegadas
a - Tarefas repetitivas.
b - Procura de fatos e análises.
c - Formulação de objetivos
pessoais.
d - Preparação de primeiros
esboços.
e - Representação em reuniões,
conferências, etc.
f - Novas experiências que ajudem
no crescimento pessoal / profissional.
Tarefas cuja delegação deve ser evitada
a - Tomada de decisões finais.
b – Contratação / demissão /
aplicação de medida disciplinar de pessoal .
c - Tarefas únicas ou altamente
personalizadas que não se repetem.
d - Assuntos sobre os quais pesa
exigência de sigilo do supervisor.
e - Apresentação pessoal onde sua
presença seja importante estrategicamente.
f - Tarefas urgentes e importantes
que não admitem tempo para explicação.
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Erlei Moreira
Engenheiro,
Professor,
Consultor e
Escritor.
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