AVALIAÇÃO DE
POTENCIAL E DESEMPENHO - I
Conceitos Básicos
Dentre os vários conceitos que a
Avaliação de Potencial e
Desempenho possui, destacam-se:
- Medida final de eficiência e
eficácia do quadro funcional;
- Feedback ao funcionário dos
impactos de suas ações e de seu esforço nos resultados
organizacionais;
- Recurso de intervenção
gerencial, em especial para a área de Recursos Humanos;
- Comparação entre o que se espera
que o colaborador produza, considerando as atribuições do cargo
que exerce e a produtividade oferecida.
Objetivos da Avaliação de Potencial e Desempenho
Sem um sistema efetivo de
avaliação, as promoções, transferências e outras decisões
relacionadas ao colaborador tornam-se sujeitas a erro. O
planejamento de carreira e o desenvolvimento de pessoas sofrem
porque não há retroinformação – feedback - sistemático de
desempenho. Além disso a empresa sofre a falta de informação
adequada para analisar objetivamente os cargos necessários à
organização.
Os
principais objetivos e utilidades da Avaliação de Potencial e
Desempenho são:
NECESSIDADES DE EDUCAÇÃO E
TREINAMENTO
O mau desempenho pode indicar
necessidade de retreinamento. Do mesmo modo, o bom desempenho pode
indicar potencial ainda não explorado que deve ser desenvolvido.
MELHORIA DE DESEMPENHO
A retroinformação sobre desempenho
permite ao funcionário, ao gerente e aos especialistas de pessoal
intervir com ações apropriadas a fim de melhorar o desempenho.
ANÁLISE DO PROCESSO SELETIVO
Bom ou mau desempenho implica em
pontos fortes ou fracos nos procedimentos de preenchimento de
vagas pelo Recrutador de Pessoal.
DECISÕES DE REMANEJAMENTO
As promoções, transferências e
rebaixamentos em geral baseiam-se em desempenho passado ou
previsto. Frequentemente as promoções são uma recompensa por bom
desempenho no passado.
AJUSTAMENTO DE REMUNERAÇÃO
As avaliações de desempenho ajudam
nas decisões de quem deve receber aumentos de salário. Muitas
empresas concedem parte ou o todo de seus aumentos salariais e
bonificações com base em mérito, o qual é determinado
principalmente através de avaliações de desempenho.
IGUALDADE DE OPORTUNIDADES
As avaliações de desempenho
exatas, que realmente medem o desempenho relacionado ao cargo,
garantem que as decisões de colocação não são discriminatórias.
ENCARREIRAMENTO FUNCIONAL
A retroinformação de desempenho
orienta decisões de carreira a respeito de trajetórias específicas
que uma pessoa deve investigar.
ANÁLISE PROFISSIOGRÁFICA
O mau desempenho pode ser um
sintoma de projetos de cargo mal concebidos. As avaliações ajudam
a diagnosticar estes erros.
IMPACTO DE CAUSAS EXTERNAS
Algumas vezes o desempenho é
influenciado por fatores fora do ambiente de trabalho, como
família, finanças, saúde ou outras matérias pessoais. Se
descobertos por meio de avaliações, a empresa terá condições de
dar assistência.
PropenSões do Avaliador
Dentre os papas da Qualidade o
único que fez menção expressa ao processo de avaliação de
desempenho tradicionalmente desenvolvido nas empresas é W. E.
Deming. E não gostava! Na opinião dele instrumentos dessa natureza
facultam a "administração por intermédio do medo", típica das
empresas ocidentais. A certeza de terem o seu desempenho avaliado
por terceiros predispõe as pessoas a conseguirem resultados de
curto prazo, exaurindo recursos valiosos, evitando riscos e
atropelando os colegas. Além disso, nenhum método de avaliação de
desempenho seria honesto a ponto de classificar com justiça todas
as pessoas visadas numa escala de desempenho. E não só por causa
de avaliadores imperfeitos, uma vez que são humanos, mas porque as
diferenças entre as pessoas avaliadas decorreriam principalmente
dos próprios sistemas de trabalho impostos a elas.
No Brasil, a falha da avaliação de
desempenho não é técnica: os mesmos métodos de avaliação de
desempenho que as empresas multinacionais usam em países avançados
são aplicados nas subsidiárias brasileiras - e copiados, como
tantos outros, pelas empresas nacionais. No entanto, a coisa não
funciona. A conclusão que se chega é que a falha está nos
executivos brasileiros. Estes continuam teimando em se autodefinir,
na prática, como gerenciadores de crises e de coisas, nunca de
pessoas.
É necessário desafiar a tendência
de deturpar os resultados da avaliação de desempenho dos seus
parceiros no intuito de protegê-los (ou prejudicá-los). Dentre as
propensões mais comuns do avaliador, incluem: efeito-halo,
erro de tendência central, as propensões de complacência
e rigor, o preconceito pessoal e o
efeito-recentidade.
CONTINUA ...
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Erlei Moreira
Engenheiro,
Professor,
Consultor e
Escritor.
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