CAMPANHA ANTI-TABAGISTA – V

 

TAYLOR  X  MASLOW

 

 

Este artigo foi feito em cima de uma correspondência que recebi de um convidado sobre a sua não-participação na CAMPANHA. Nela, o convidado se furtava da sua responsabilidade de participação. Por questões éticas não vou colocar aqui a cópia da correspondência, como foi feito no jornal da época.

 

Não sei porque, mas lembrei-me de Frederick Winslow Taylor (1856-1915), que em 1911 lançou os princípios da Administração Científica.

 

À mente me vem também Abraham Harold Maslow (1908-1970), que em 1943 revolucionou o mundo com a sua Teoria da Motivação Humana - A Theory of Human Motivation.

 

A diferença entre Taylor e Maslow é que Taylor entendeu que o homem tinha apenas necessidades básicas (salário), enquanto Maslow percebeu que o indivíduo não sente, única e exclusivamente necessidades financeiras. O Taylorismo sempre achou que se uma organização der emprego e salário tá bão dimais! Responsabilidade social com a comunidade em que atua? Boko-Moko!

 

Sobre a CAMPANHA ANTI-TABAGISTA em LAVRAS, de coração eu terei o maior prazer em dar o Treinamento Anti-Tabagista, de graça, para fumantes de toda e qualquer empresa, esteja ela participando da CAMPANHA, ou não! Todos, nessa CAMPANHA, estão sendo movidos por GESTOS DE AMOR. Talvez tenhamos dificuldades em conseguir que as empresas e instituições que estão participando da CAMPANHA absorvam os custos de sala, xerox e coffee break de funcionários de quem não está participando, já que os benefícios financeiros de quem deixa de fumar não vão retornar para elas. Mas eu acredito que o AMOR, voltado para as pessoas, acabe superando tudo!

 

Erlei Moreira

Engenheiro, Professor,

Consultor e Escritor.

 

 

RETORNAR