JANELA DE
JOHARI - IV
CONTINUANDO ...
VERIFIQUE SE O SEU FEEDBACK
ESTÁ SENDO CORRETAMENTE RECEBIDO
Qualquer sinal, uma vez
transmitido, está sujeito a interferências. É passível que seu
interlocutor tenha interpretado erroneamente aquilo que você
disse. Por isso, ao transmitir seu feedback, você deve verificar a
reação do receptor. Peça ao mesmo que repita com suas próprias
palavras o que você acabou de dizer e retifique-o se você tiver a
impressão de não ter sido bem compreendido.
FAÇA COM QUE SEU FEEDBACK SEJA
DESCRITIVO
"Você é um sujeito complexado?";
"Você só quer livrar sua cara?", são frases que exprimem uma
interpretação do comportamento de seu interlocutor. Acontece que a
finalidade de suas informações não consiste em formular hipóteses
psicológicas sobre outras pessoas. Afinal, você não é nenhum
psiquiatra. Geralmente as interpretações desse tipo transmitem uma
impressão de arrogância e por isso provocam reações defensivas.
Limite suas informações aos aspectos visíveis do comportamento.
ESCLAREÇA OS MOTIVOS DE SEU
FEED8ACK
Procure lembrar-se de que atrás
das informações transmitidas por você também se ocultam seus
próprios desejos e necessidades. Por isso, você também deve dizer
quais são os sentimentos que o comportamento de seu interlocutor
lhe provoca e esclarecer por que resolveu dar-lhe o feedback
naquele momento. Não exagere na aplicação dessas regras. Não se
transforme numa pessoa que quer dar ares de superinteligente, se
atribuindo o direito de julgar os outros. Procure ajudar os outros
e a si mesmo, procurando adquirir uma idéia clara dos sentimentos
que se encontram atrás de suas informações. Faça estas perguntas:
"O que sinto ao transmitir estas informações?"; "Por que estou
dizendo isto neste momento?"; "O que pretendo conseguir?".
VERIFIQUE SUA PRÓPRIA
CAPACIDADE DE JULGAMENTO
Antes de mais nada pergunte a si
mesmo se o seu estado emocional momentâneo não constitui um
obstáculo à correta compreensão do comportamento de seu
interlocutor. Quem sabe você não estaria cego de raiva? Será que
os outros tiveram a mesma visão ou percepção do comportamento
alheio que você? Estas perguntas evitam que você veja o
comportamento dos outros por um ângulo preconcebido.
REGRAS PARA A RECEPÇÃO DO
FEEDBACK
SOLICITE O FEEDBACK DOS OUTROS
SEMPRE QUE PUDER
A maioria das pessoas não está
acostumada a receber e transmitir corretamente o feedback.
Costumamos confiar em nossas idéias e preconceitos, sem
exprimi-los. Você pode educar as pessoas, através de seu
comportamento, a lidar melhor umas com as outras, desde que esse
comportamento constitua uma demonstração de como fazer as coisas
melhor. Não se esqueça de que os outros o veem de forma diferente
da que você mesmo se vê. Parta do pressuposto básico de que sua
capacidade de percepção é limitada, motivo por que os outros
poderão ajudá-lo a ter uma visão mais objetiva de si mesmo e das
outras pessoas.
DIGA EM TERMOS CONCRETOS QUAIS
AS INFORMAÇÕES QUE VOCÊ DESEJA RECEBER
Não faça perguntas genéricas, do
tipo: "Qual é a impressão que estou causando em você?". É
preferível perguntar: "Minha conversa o incomodou?"
NÃO DISCUTA NEM PROCURE
DEFENDER-SE
O ataque, vindo de outra pessoa,
não deixa de ser uma espécie de feedback. Pode representar a
informação de que certo comportamento seu aborreceu essa pessoa.
Não parta logo para o contra-ataque; procure esclarecer as coisas.
Empregue as regras de transmissão do feedback, para que seu
interlocutor possa exprimir aquilo que realmente quer dizer.
EXAMINE O SENTIDO DAS
INFORMAÇÕES RECEBIDAS
Procure descobrir o que seu
interlocutor realmente quis dizer com a informação a seu respeito.
O que estará querendo exprimir ao afirmar que você é indelicado?
Peça uma descrição concreta de seu comportamento. Procure repetir
o feedback com suas próprias palavras.
COMUNIQUE SUAS REAÇÓES
De início, as pessoas com quem
você está em contato se sentirão constrangidas em dizer
francamente o que pensam de você. Em geral uma conversa franca tem
um efeito desinibidor sobre todos os participantes. O problema é
que só aprendemos isto com a experiência. Você poderá colaborar
para que este efeito desinibidor aconteça, desde que diga
imediatamente, dizendo-lhe se suas palavras o deixaram alegre ou
aborrecido. Dessa forma os outros ficarão sabendo como estão as
coisas com você.
Boa sorte!
Erlei Moreira
Engenheiro,
Professor,
Consultor e
Escritor.
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