JANELA DE
JOHARI - II
CONTINUANDO ...
IV DESCONHECIDO
A área DESCONHECIDO é, ao mesmo
tempo, desconhecida por nós mesmos e pelas outras pessoas. Pode
incluir quaisquer tipos de dados, ou seja, aquilo que ainda não
foi explorado em nós, que permanece latente ou inconsciente em
nós. É provável que, como essa área inclui a maior parte das
informações sobre nós mesmos, buscar o autoconhecimento certamente
significará "desvendar a área do nosso DESCONHECIDO". É claro que
esta quarta área pode ser descoberta e é uma busca da luz.
Podemos, com o conhecimento do DESCONHECIDO, ampliar a área da
ARENA, o que aumentaria a nossa produtividade nos relacionamentos
interpessoais.
EXPOSIÇÃO E FEEDBACK
A Janela de JOHARI é um modelo
dinâmico e em constante mudança. Isto é, a maneira como nos
relacionamos com as pessoas vai mudando de acordo com nossas
experiências de vida, nosso amadurecimento, o contexto em que nos
relacionamos. Mesmo em nosso relacionamento com diferentes
pessoas, a Janela de JOHARI pode apresentar diferentes
configurações. Ela é composta de dois processos interpessoais que
se cruzam, resultando nas quatro áreas descritas acima. Um desses
processos chama-se "Exposição" e refere-se a: até que ponto uma
pessoa se mostra nos seus relacionamentos. Uma pessoa que
apresente um alto índice de "Exposição" vai mostrar-se aberta,
confiante, não defensiva. Essa pessoa assume riscos, mostra como
se sente nas situações e o que pensa dessas situações e das
pessoas envolvidas. Os outros não têm dificuldades em conhecer os
seus pontos-de-vista e sentimentos. Ela tenta se comunicar, é
expressiva e às vezes é como um "livro aberto".
O segundo processo interpessoal é
o "Feedback", que se refere a: até que ponto uma pessoa busca
saber dos outros como está se relacionando ou se comportando. As
pessoas que buscam feedback são pessoas que continuamente se
analisam e refletem sobre o que dizem ou fazem, procuram obter
informações ou sinais vindos dos outros que lhes mostrem como os
outros as vêem. Quem tem feedback em alto grau cria freqüentes
oportunidades para saber como é visto pelos outros. A palavra
"Feedback" infelizmente não tem uma boa tradução em português. "Feed"
quer dizer "alimentar" e "back" quer dizer "de volta". "Feedback"
refere-se portanto a qualquer informação que "retorna" e
"realimenta" ou "informa" alguém sobre algo que essa pessoa fez ou
disse.
OS QUATRO MODOS DE SE
RELACIONAR
Do cruzamento desses dois
processos interpessoais, "Exposição" e "Feedback", 'cada um dos
quais pode estar em maior ou menor grau presente nos
comportamentos de uma pessoa, surgem quatro maneiras básicas de se
relacionar, que está ilustrado a seguir.

O MODO "A" DE SE RELACIONAR
É aquele em que a pessoa
apresenta uma Arena pequena e a área do Desconhecido maior que
todas as outras. Neste caso, estão pessoas que fazem um uso mínimo
de ambos os processos interpessoais - "Exposição" e "Feedback".
Sua produtividade no relacionamento interpessoal é muito baixa.
Esta pessoa geralmente "esconde-se" das outras e resiste
fortemente à mudança: nem se mostra, nem busca sinais que a ajudem
a perceber como está sendo vista. Isto é próprio de pessoas
rígidas, distantes, que se comunicam pouco e que tendem
igualmente, por isso, a provocar reações de distanciamento das
outras pessoas.
O MODO "B" DE SE RELACIONAR
É aquele em que a Fachada é maior
que as demais áreas. É próprio de pessoas que não se expõem, que
se mostram distantes e cautelosas, mas que são atentas, buscando
saber como são percebidas pelos outros. A desconfiança é o
sentimento básico que apresentam no relacionamento com os outros e
podem ser, por causa disso, pessoas de difícil relacionamento.
O MODO "C" DE SE RELACIONAR
Enfatiza o Ponto Cego. Neste
caso, observa-se um excesso de "Exposição", mas pouco "Feedback" é
percebido pela pessoa. Isso é típico de quem se preocupa mais
consigo do que com os outros, de pessoas que são demasiado
egocêntricas, que confiam talvez demais em si mesmas. Que se
valorizam demais e que buscam situações em que sua autoridade
apareça. Por não tomarem conhecimento das opiniões e sentimentos
dos outros, tais pessoas podem provocar sentimentos de
hostilidade, ressentimento ou resistência nos outros e que, talvez
igualmente, não sejam percebidos.
CONTINUA ...
Erlei Moreira
Engenheiro,
Professor,
Consultor e
Escritor.
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