JANELA DE
JOHARI - I
A Janela de JOHARI é um
instrumento prático para se analisar a maneira como uma pessoa se
relaciona com as outras, em um grupo de trabalho. Foi criada por
dois pesquisadores americanos e de seus próprios nomes deriva o
nome que deram a esse modelo: Joseph
Luft e Harry Ingham
.
A Janela de JOHARI consiste num
quadro composto de quatro partes, que pode ser visto na figura
abaixo:

AS DUAS DIMENSÕES BÁSICAS DA
JANELA DE JOHARI
Esse quadro mostra o que se pode
chamar de "espaço interpessoal" de uma pessoa num grupo de
trabalho, ou seja, a sua maneira pessoal de relacionar-se com as
outras pessoas. Pode-se ver que essa maneira é dependente em
relação à informação que a pessoa tem sobre ela própria:
a) De informações que são
conhecidas pela pessoa – ARENA e FACHADA;
b) De informações que não são
conhecidas pela pessoa – PONTO CEGO e DESCONHECIDO.
Essa é uma das duas dimensões em
que se baseia a Janela de JOHARI. A outra dimensão é a fonte dessa
informação sobre a pessoa, onde se está considerando:
a) A própria pessoa analisada, ou
b) As outras pessoas com quem ela
se relaciona.
Isso nos leva a quatro quadrantes
ou áreas na Janela de JOHARI, que são explicadas a seguir:
I ARENA
Esta área inclui aquelas
informações (positivas ou negativas, não importa), que são
conhecidas tanto pela pessoa em questão, quanto pelas outras
pessoas. Chama-se ARENA, porque é onde efetivamente se dá o
relacionamento interpessoal produtivo. É uma área de conhecimento
comum, partilhada por todos, sobre a pessoa que está sendo
analisada. Na ARENA ocorre uma efetiva troca de informações;
quanto maior é esta área, mais produtivo e mais útil é o
relacionamento, porque é aí que os problemas são conhecidos e de
fato enfrentados para serem resolvidos de uma vez por todas.
II PONTO CEGO
Esta é a área de informações
sobre a pessoa que é desconhecida por ela mesma, embora seja
conhecida pelas outras pessoas (a expressão PONTO CEGO, se explica
da seguinte forma: quando dirigimos um automóvel e o veículo que
vem atrás ultrapassa o nosso, existe um ponto em que, por um
momento, não podemos vê-lo nem pelo espelho retrovisor, nem pelo
espelho lateral e nem mesmo voltando a cabeça para trás). O PONTO
CEGO é, portanto, aquilo que os outros veem em nós, e que nós
mesmos não somos capazes de ver. Representa uma desvantagem no
relacionamento com as outras pessoas, porque, quando desconhecemos
tais pontos, não conseguimos perceber por que as outras pessoas
agem de determinadas maneiras em relação a nós.
III FACHADA
A FACHADA é uma parte de nós que
apresentamos publicamente mas que, no entanto, escondemos algo por
trás. É nessa parte da Janela de JOHARI que estão as informações
sobre nós mesmos que conhecemos, mas que não damos a conhecer aos
outros. É onde, portanto, ficamos na defensiva. Frequentemente
temos dificuldades em mostrar certas informações sobre nós mesmos,
ou porque nos sentimos vulneráveis demais se os outros as
conhecerem ou porque nos envergonhamos delas, ou mesmo por muitas
outras razões. A FACHADA, como o PONTO CEGO, representa também uma
área em que a eficácia do nosso relacionamento interpessoal fica
comprometida. Quanto maior essas áreas maior é a deficiência do
nosso relacionamento no trabalho.
CONTINUA ...
Erlei Moreira
Engenheiro,
Professor,
Consultor e
Escritor.
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