JANELA DE JOHARI - I

 

 

A Janela de JOHARI é um instrumento prático para se analisar a maneira como uma pessoa se relaciona com as outras, em um grupo de trabalho. Foi criada por dois pesquisadores americanos e de seus próprios nomes deriva o nome que deram a esse modelo: Joseph Luft e Harry  Ingham .

 

A Janela de JOHARI consiste num quadro composto de quatro partes, que pode ser visto na figura abaixo:

 

 

AS DUAS DIMENSÕES BÁSICAS DA JANELA DE JOHARI

 

Esse quadro mostra o que se pode chamar de "espaço interpessoal" de uma pessoa num grupo de trabalho, ou seja, a sua maneira pessoal de relacionar-se com as outras pessoas. Pode-se ver que essa maneira é dependente em relação à informação que a pessoa tem sobre ela própria:

 

a) De informações que são conhecidas pela pessoa – ARENA e FACHADA;

 

b) De informações que não são conhecidas pela pessoa – PONTO CEGO e DESCONHECIDO.

 

Essa é uma das duas dimensões em que se baseia a Janela de JOHARI. A outra dimensão é a fonte dessa informação sobre a pessoa, onde se está considerando:

 

a) A própria pessoa analisada, ou

 

b) As outras pessoas com quem ela se relaciona.

 

Isso nos leva a quatro quadrantes ou áreas na Janela de JOHARI, que são explicadas a seguir:

 

I  ARENA

 

Esta área inclui aquelas informações (positivas ou negativas, não importa), que são conhecidas tanto pela pessoa em questão, quanto pelas outras pessoas. Chama-se ARENA, porque é onde efetivamente se dá o relacionamento interpessoal produtivo. É uma área de conhecimento comum, partilhada por todos, sobre a pessoa que está sendo analisada. Na ARENA ocorre uma efetiva troca de informações; quanto maior é esta área, mais produtivo e mais útil é o relacionamento, porque é aí que os problemas são conhecidos e de fato enfrentados para serem resolvidos de uma vez por todas.

 

II  PONTO CEGO

 

Esta é a área de informações sobre a pessoa que é desconhecida por ela mesma, embora seja conhecida pelas outras pessoas (a expressão PONTO CEGO, se explica da seguinte forma: quando dirigimos um automóvel e o veículo que vem atrás ultrapassa o nosso, existe um ponto em que, por um momento, não podemos vê-lo nem pelo espelho retrovisor, nem pelo espelho lateral e nem mesmo voltando a cabeça para trás). O PONTO CEGO é, portanto, aquilo que os outros veem em nós, e que nós mesmos não somos capazes de ver. Representa uma desvantagem no relacionamento com as outras pessoas, porque, quando desconhecemos tais pontos, não conseguimos perceber por que as outras pessoas agem de determinadas maneiras em relação a nós.

 

III  FACHADA

 

A FACHADA é uma parte de nós que apresentamos publicamente mas que, no entanto, escondemos algo por trás. É nessa parte da Janela de JOHARI que estão as informações sobre nós mesmos que conhecemos, mas que não damos a conhecer aos outros. É onde, portanto, ficamos na defensiva. Frequentemente temos dificuldades em mostrar certas informações sobre nós mesmos, ou porque nos sentimos vulneráveis demais se os outros as conhecerem ou porque nos envergonhamos delas, ou mesmo por muitas outras razões. A FACHADA, como o PONTO CEGO, representa também uma área em que a eficácia do nosso relacionamento interpessoal fica comprometida. Quanto maior essas áreas maior é a deficiência do nosso relacionamento no trabalho.

 

CONTINUA ...

 

Erlei Moreira

Engenheiro, Professor,

Consultor e Escritor.

 

 

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