EXIGÊNCIAS DO MERCADO ÀS ESCOLAS II

 

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2.3 – Qualidades Pessoais.

 

Responsabilidade

 

Empenhar‑se com elevado esforço e perseverança para alcançar uma meta; trabalhar muito para se tornar excelente em fazer tarefas fixando altos padrões, prestando atenção nos detalhes, trabalhando bem mesmo quando designado para uma tarefa desagradável, e  exibindo altos padrões de freqüência, pontualidade, entusiasmo, vitalidade e otimismo em abordar e completar as tarefas.

 

Auto‑Estima

 

Acreditar no seu próprio valor e manter uma visão positiva de si mesmo, demonstrar conhecimento de suas próprias habilidades e capacidades, estar ciente de sua impressão sobre os outros, e conhecer suas próprias capacidades e necessidades emocionais e como lidar com elas.

 

Sociabilidade

 

Demonstrar compreensão, amizade, adaptabilidade, empatia e polidez em situação de grupo habituais ou novas; relacionar‑se bem com os outros; reagir apropriadamente quando a situação exigir; e ter interesse no que os outros dizem ou fazem.

 

Auto‑Gerenciamento

 

Avaliar acuradamente as próprias habilidades, capacidades e conhecimento; fixar metas pessoais bem definidas e realistas; monitorar o progresso em direção ao alcance da meta e motivar‑se através da realização da meta; e demonstrar autocontrole e reagir não‑emocional e não‑defensivamente a críticas e comentários sobre seu desempenho.

 

Integridade e Honestidade

 

Reconhecer quando estiver diante de uma decisão ou comportamento que possa contrariar valores pessoais ou sociais; compreender efeitos de contrariar essas crenças a códigos na organização, em si mesmo e nos outros; e escolher um curso ético de ação.

 

3 – COMPETÊNCIAS

 

As cinco competências referem‑se à utilização pelo trabalhador de recursos, habilidades interpessoais, informação, sistemas e tecnologia.

 

3.1 – Administrar Recursos.

 

Administrar o tempo

 

Selecionar atividades relevantes e relacionadas aos objetivos, ordená‑las por ordem de importância, alocar tempo nas atividades, e compreender, preparar e seguir o programado.

 

Administrar o dinheiro

 

Utilizar ou preparar orçamentos, inclusive fazendo previsões de receitas e custos; manter registros detalhados para comparar desempenho orçamentário; e fazer ajustes apropriados.

 

Administrar os recursos materiais e as instalações

 

Adquirir, estocar e distribuir materiais, suprimentos, peças, equipamentos, espaço, ou produtos finais de modo a fazer o melhor uso deles.

 

Administrar os recursos humanos

 

Avaliar conhecimentos e habilidades, distribuir o trabalho de acordo, avaliar desempenho, e dar retorno (feedback).

 

3.2 – Habilidades Interpessoais.

 

Participar como membro de uma equipe

 

Trabalhar cooperativamente com outros e contribuir para os esforços do grupo com idéias, sugestões e esforço.

 

Ensinar os outros

 

Ajudar os outros a aprenderem os conhecimentos e as habilidades necessárias ao seu trabalho.

 

Servir a clientes e fregueses

Trabalhar a comunicação com clientes e fregueses para satisfazer suas expectativas.

 

Exercer liderança

 

Comunicar pensamentos, sentimentos e idéias para justificar uma posição, incentivar, persuadir, convencer ou motivar um individuo ou grupos, inclusive desafiando responsavelmente os procedimentos existentes, as políticas ou autoridades.

 

Negociar para chegar numa decisão

 

Trabalhar para um acordo que possa envolver troca de recursos específicos ou resolução de interesses divergentes.

 

Trabalhar com diversidade cultural

 

Trabalhar bem com homens e mulheres e com pessoas de uma variedade de origens educacionais, sociais e étnicas.

3.3    – Utilização de Informações.

 

Adquirir e avaliar informação

 

Identificar a necessidade de dados, obter os dados das fontes existentes ou criá‑los, e avaliar sua relevância e precisão.

 

Organizar a manter informação

 

Organizar, processar e manter registros escritos ou computadorizados e outras formas de informação de uma maneira sistemática.

 

Interpretar e comunicar informação

 

Selecionar e analisar informações e comunicar os resultados e outros usando métodos orais, escritos, gráficos, pictóricos ou multimídia.

 

Usar computadores para processar informações

 

Empregar computadores para adquirir, organizar, analisar e comunicar informações.

 

3.4    – Utilização de Sistemas.

 

Compreender sistemas

 

Saber como os sistemas sociais, organizacionais e tecnológicos funcionam e operar eficientemente dentro deles.

 

Monitorar e corrigir desempenho

 

Distinguir tendências, prever impactos de ações sobre operações do sistema, diagnosticar desvios no funcionamento de uma organização / sistema, e executar as ações necessárias para corrigir o desempenho.

 

Aperfeiçoar e elaborar sistemas

 

Fazer sugestões para modificar os sistemas existentes de forma a melhorar a qualidade dos produtos ou serviços e desenvolver sistemas novos ou alternativos.

 

3.5    – Utilização de Tecnologia.

 

 

Selecionar tecnologia

 

Julgar que conjuntos de procedimentos, ferramentas ou máquinas, incluindo computadores e seus programas, produzirão os resultados desejados.

 

Aplicar tecnologia na tarefa

 

Compreender os objetivos globais e os procedimentos adequados para instalar e operar máquinas, incluindo computadores e seus sistemas de programação.

 

Manter e resolver problemas da tecnologia

 

Prevenir, identificar, ou solucionar problemas em máquinas, computadores e outras tecnologias.

 

Erlei Moreira

Engenheiro, Professor,

Consultor e Escritor.

 

 

 

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