EXIGÊNCIAS DO MERCADO ÀS ESCOLAS II
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2.3 – Qualidades
Pessoais.
Responsabilidade
Empenhar‑se com elevado esforço e perseverança para alcançar uma
meta; trabalhar muito para se tornar excelente em fazer tarefas
fixando altos padrões, prestando atenção nos detalhes, trabalhando
bem mesmo quando designado para uma tarefa desagradável, e
exibindo altos padrões de freqüência, pontualidade, entusiasmo,
vitalidade e otimismo em abordar e completar as tarefas.
Auto‑Estima
Acreditar no seu próprio valor e manter uma visão positiva de si
mesmo, demonstrar conhecimento de suas próprias habilidades e
capacidades, estar ciente de sua impressão sobre os outros, e
conhecer suas próprias capacidades e necessidades emocionais e
como lidar com elas.
Sociabilidade
Demonstrar compreensão, amizade, adaptabilidade, empatia e
polidez em situação de grupo habituais ou novas; relacionar‑se bem
com os outros; reagir apropriadamente quando a situação exigir; e
ter interesse no que os outros dizem ou fazem.
Auto‑Gerenciamento
Avaliar acuradamente as próprias habilidades, capacidades e
conhecimento; fixar metas pessoais bem definidas e realistas;
monitorar o progresso em direção ao alcance da meta e motivar‑se
através da realização da meta; e demonstrar autocontrole e reagir
não‑emocional e não‑defensivamente a críticas e comentários sobre
seu desempenho.
Integridade e
Honestidade
Reconhecer quando estiver diante de uma decisão ou comportamento
que possa contrariar valores pessoais ou sociais; compreender
efeitos de contrariar essas crenças a códigos na organização, em
si mesmo e nos outros; e escolher um curso ético de ação.
3 – COMPETÊNCIAS
As cinco competências referem‑se à utilização pelo trabalhador de
recursos, habilidades interpessoais, informação, sistemas e
tecnologia.
3.1 – Administrar
Recursos.
Administrar o
tempo
Selecionar atividades relevantes e relacionadas aos objetivos,
ordená‑las por ordem de importância, alocar tempo nas atividades,
e compreender, preparar e seguir o programado.
Administrar o
dinheiro
Utilizar ou preparar orçamentos, inclusive fazendo previsões de
receitas e custos; manter registros detalhados para comparar
desempenho orçamentário; e fazer ajustes apropriados.
Administrar os
recursos materiais e as instalações
Adquirir, estocar e distribuir materiais, suprimentos, peças,
equipamentos, espaço, ou produtos finais de modo a fazer o melhor
uso deles.
Administrar os
recursos humanos
Avaliar conhecimentos e habilidades, distribuir o trabalho de
acordo, avaliar desempenho, e dar retorno (feedback).
3.2 – Habilidades
Interpessoais.
Participar como
membro de uma equipe
Trabalhar cooperativamente com outros e contribuir para os
esforços do grupo com idéias, sugestões e esforço.
Ensinar os outros
Ajudar os outros a aprenderem os conhecimentos e as habilidades
necessárias ao seu trabalho.
Servir a clientes
e fregueses
Trabalhar a
comunicação com clientes e fregueses para satisfazer suas
expectativas.
Exercer liderança
Comunicar pensamentos, sentimentos e idéias para justificar uma
posição, incentivar, persuadir, convencer ou motivar um individuo
ou grupos, inclusive desafiando responsavelmente os procedimentos
existentes, as políticas ou autoridades.
Negociar para
chegar numa decisão
Trabalhar para um acordo que possa envolver troca de recursos
específicos ou resolução de interesses divergentes.
Trabalhar com
diversidade cultural
Trabalhar bem com homens e mulheres e com pessoas de uma
variedade de origens educacionais, sociais e étnicas.
3.3
–
Utilização de Informações.
Adquirir e
avaliar informação
Identificar a necessidade de dados, obter os dados das fontes
existentes ou criá‑los, e avaliar sua relevância e precisão.
Organizar a
manter informação
Organizar, processar e manter registros escritos ou
computadorizados e outras formas de informação de uma maneira
sistemática.
Interpretar e
comunicar informação
Selecionar e analisar informações e comunicar os resultados e
outros usando métodos orais, escritos, gráficos, pictóricos ou
multimídia.
Usar computadores
para processar informações
Empregar computadores para adquirir, organizar, analisar e
comunicar informações.
3.4
–
Utilização de Sistemas.
Compreender
sistemas
Saber como os sistemas sociais, organizacionais e tecnológicos
funcionam e operar eficientemente dentro deles.
Monitorar e
corrigir desempenho
Distinguir tendências, prever impactos de ações sobre operações
do sistema, diagnosticar desvios no funcionamento de uma
organização / sistema, e executar as ações necessárias para
corrigir o desempenho.
Aperfeiçoar e
elaborar sistemas
Fazer sugestões para modificar os sistemas existentes de forma a
melhorar a qualidade dos produtos ou serviços e desenvolver
sistemas novos ou alternativos.
3.5
–
Utilização de Tecnologia.
Selecionar
tecnologia
Julgar que conjuntos de procedimentos, ferramentas ou máquinas,
incluindo computadores e seus programas, produzirão os resultados
desejados.
Aplicar
tecnologia na tarefa
Compreender os objetivos globais e os procedimentos adequados
para instalar e operar máquinas, incluindo computadores e seus
sistemas de programação.
Manter e resolver
problemas da tecnologia
Prevenir, identificar, ou solucionar problemas em máquinas,
computadores e outras tecnologias.
Erlei Moreira
Engenheiro,
Professor,
Consultor e
Escritor.
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