EXIGÊNCIAS DO MERCADO ÀS ESCOLAS I

 

1 – INTRODUÇÃO

 

A listagem a seguir resulta de uma pesquisa realizada em 1997 pela "Secretary's Commission on Achieving Necessary Skills" (SCANS), do Departamento de Trabalho do Estados Unidos. Este trabalho foi resultado de um estudo (What Work Requires of Schools) que relaciona quais as competências necessárias às pessoas para o bom desempenho profissional. Este apanhado foi feito pelo Prof. Doutor Gilberto Teixeira – FEA/USP.

 

2 – HABILIDADES

 

O conjunto de habilidades designada como BASE compõe‑se de três tipos de qualificações:

2.1 - HABILIDADES BÁSICAS

2.2 - HABILIDADES DE PENSAMENTO / RACIONAIS

2.3 - QUALIDADES PESSOAIS

 

3 - COMPETÊNCIAS

As competências desejáveis de um profissional foram cinco:

3.1 - RECURSOS

3.2 - HABILIDADES DE INFORMAÇÕES

3.3 - UTILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES

3.4 - UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS

3.5 - UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA

 

2 – HABILIDADES

 

2.1 – Habilidades Básicas: ler, escrever, executar operações aritméticas e matemáticas, ouvir e falar.

 

Ler

 

Localizar, compreender e interpretar informação escrita em prosa e em documentos (como manuais, gráficos e planos) para executar tarefas; determinar e idéia principal ou a mensagem essencial de um texto; identificar detalhes, fatos e especificações relevantes; inferir ou localizar o significado de vocabulário técnico ou desconhecido; julgar a precisão, adequação, estilo e plausibilidade de relatórios, propostas, ou teorias de outros escritores.

 

Escrever

 

Comunicar pensamentos, idéias, informação e mensagens por escrito; registrar informação completa e acuradamente; compor e criar documentos como cartas, instruções, manuais, relatórios, propostas e gráficos com a linguagem, estilo, organização e formato apropriado ao assunto, propósito e leitor; verificar, editar, ortografia e pontuação.

 

Aritmética

 

Executar cálculos básicos; usar conceitos numéricos básicos como números inteiros e percentagens em situações práticas; fazer estimativas razoáveis de resultados aritméticos sem uma calculadora; usar tabelas, gráficos e diagramas para obter e transmitir informação quantitativa.

 

Matemática

 

Abordar problemas práticos a partir da escolha adequada de uma variedade de técnicas matemáticas; usar dados quantitativos para construir explicações lógicas para situações do mundo real; expressar idéias e conceitos matemáticos oralmente e por escrito; e compreender o papel da probabilidade na ocorrência e previsão de eventos.

 

Ouvir

 

Receber, interpretar e responder a mensagens verbais.

 

Falar

 

Organizar as idéias e comunicar mensagens orais apropriadas aos ouvintes e situações; participar em conversação, discussão e apresentações em grupo; selecionar um meio adequado para transmitir uma mensagem; entender e responder ao retorno do ouvinte; e fazer perguntas quando necessário.

 

2.2 – Habilidades do Pensamento / Racionais.

 

Pensamento Criativo

 

Gerar novas idéias fazendo conexões não-lineares ou não‑usuais, alterando ou reformulando metas, e imaginando novas possibilidades; usar livremente a imaginação, combinando idéias ou informações de maneiras novas, fazendo conexões entre idéias aparentemente não relacionadas, e reformulando metas de maneiras a revelar novas possibilidades.

 

Tomada de Decisão

 

Especificar metas e restrições, gerar alternativas, considerar riscos a avaliar e escolher as melhores alternativas.

 

Solução de Problemas

 

Reconhecer que um problema existe, isto é, que há uma discrepância, e elaborar e implementar um plano de ação para resolvê‑la; e avaliar e monitorar o progresso, revisando o plano quando necessário.

 

Visualização Mental

 

Visualizar as coisas organizando e processando símbolos, figuras, gráficos, objetos, ou outras informações ‑ por exemplo, ver um edifício e partir de uma planta, e operação de um sistema a partir de um esquema, o fluxo de atividades a partir de descrições narrativas, ou o gosto da comida a partir da leitura de uma receita.

 

Sabendo Como Aprender:

 

Reconhecer e poder usar técnicas de aprendizagem para aplicar e adaptar o conhecimento e as habilidades novas ou existentes tanto nas situações conhecidas quanto naquelas que estão mudando; estar ciente das  ferramentas de aprendizagem tais como os estilos pessoais de aprendizagem (visual, auditivo, etc.), estratégias de aprendizagem informal (consciência de suposições não identificadas como falsas que podem levar a conclusões erradas).

 

Raciocínio

 

Descobrir uma regra ou princípio subjacente à relação entre dois ou mais objetos e aplicá‑los na resolução de um problema – por exemplo, usar a lógica para tirar conclusões da informação disponível, extrair regras ou princípios de um conjunto de objetos ou de um texto escrito, ou aplicar regras e princípios a uma nova situação (ou determinar que conclusões são corretas diante de um conjunto de fatos a conclusões).

 

CONTINUA ...

 

Erlei Moreira

Engenheiro, Professor,

Consultor e Escritor.

 

 

 

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