EXIGÊNCIAS DO MERCADO ÀS ESCOLAS I
1 – INTRODUÇÃO
A listagem a seguir resulta de uma pesquisa realizada em 1997
pela "Secretary's Commission on Achieving Necessary Skills"
(SCANS), do Departamento de Trabalho do Estados Unidos. Este
trabalho foi resultado de um estudo (What Work Requires of Schools)
que relaciona quais as competências necessárias às pessoas para o
bom desempenho profissional. Este apanhado foi feito pelo Prof.
Doutor Gilberto Teixeira – FEA/USP.
2 –
HABILIDADES
O conjunto de
habilidades designada como BASE compõe‑se de três tipos de
qualificações:
2.1
- HABILIDADES BÁSICAS
2.2
- HABILIDADES DE PENSAMENTO / RACIONAIS
2.3
- QUALIDADES PESSOAIS
3 -
COMPETÊNCIAS
As competências
desejáveis de um profissional foram cinco:
3.1
- RECURSOS
3.2
- HABILIDADES DE INFORMAÇÕES
3.3
- UTILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES
3.4
- UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS
3.5
- UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA
2 – HABILIDADES
2.1 – Habilidades
Básicas: ler, escrever, executar operações aritméticas e
matemáticas, ouvir e falar.
Ler
Localizar, compreender e interpretar informação escrita em prosa
e em documentos (como manuais, gráficos e planos) para executar
tarefas; determinar e idéia principal ou a mensagem essencial de
um texto; identificar detalhes, fatos e especificações relevantes;
inferir ou localizar o significado de vocabulário técnico ou
desconhecido; julgar a precisão, adequação, estilo e
plausibilidade de relatórios, propostas, ou teorias de outros
escritores.
Escrever
Comunicar pensamentos, idéias, informação e mensagens por
escrito; registrar informação completa e acuradamente; compor e
criar documentos como cartas, instruções, manuais, relatórios,
propostas e gráficos com a linguagem, estilo, organização e
formato apropriado ao assunto, propósito e leitor; verificar,
editar, ortografia e pontuação.
Aritmética
Executar cálculos básicos; usar conceitos numéricos básicos como
números inteiros e percentagens em situações práticas; fazer
estimativas razoáveis de resultados aritméticos sem uma
calculadora; usar tabelas, gráficos e diagramas para obter e
transmitir informação quantitativa.
Matemática
Abordar problemas práticos a partir da escolha adequada de uma
variedade de técnicas matemáticas; usar dados quantitativos para
construir explicações lógicas para situações do mundo real;
expressar idéias e conceitos matemáticos oralmente e por escrito;
e compreender o papel da probabilidade na ocorrência e previsão de
eventos.
Ouvir
Receber, interpretar e responder a mensagens verbais.
Falar
Organizar as idéias e comunicar mensagens orais apropriadas aos
ouvintes e situações; participar em conversação, discussão e
apresentações em grupo; selecionar um meio adequado para
transmitir uma mensagem; entender e responder ao retorno do
ouvinte; e fazer perguntas quando necessário.
2.2 – Habilidades
do Pensamento / Racionais.
Pensamento
Criativo
Gerar novas idéias fazendo conexões não-lineares ou não‑usuais,
alterando ou reformulando metas, e imaginando novas
possibilidades; usar livremente a imaginação, combinando idéias ou
informações de maneiras novas, fazendo conexões entre idéias
aparentemente não relacionadas, e reformulando metas de maneiras a
revelar novas possibilidades.
Tomada de Decisão
Especificar metas e restrições, gerar alternativas, considerar
riscos a avaliar e escolher as melhores alternativas.
Solução de
Problemas
Reconhecer que um problema existe, isto é, que há uma
discrepância, e elaborar e implementar um plano de ação para
resolvê‑la; e avaliar e monitorar o progresso, revisando o plano
quando necessário.
Visualização
Mental
Visualizar as coisas organizando e processando símbolos, figuras,
gráficos, objetos, ou outras informações ‑ por exemplo, ver um
edifício e partir de uma planta, e operação de um sistema a partir
de um esquema, o fluxo de atividades a partir de descrições
narrativas, ou o gosto da comida a partir da leitura de uma
receita.
Sabendo Como
Aprender:
Reconhecer e poder usar técnicas de aprendizagem para aplicar e
adaptar o conhecimento e as habilidades novas ou existentes tanto
nas situações conhecidas quanto naquelas que estão mudando; estar
ciente das ferramentas de aprendizagem tais como os estilos
pessoais de aprendizagem (visual, auditivo, etc.), estratégias de
aprendizagem informal (consciência de suposições não identificadas
como falsas que podem levar a conclusões erradas).
Raciocínio
Descobrir uma regra ou princípio subjacente à relação entre dois
ou mais objetos e aplicá‑los na resolução de um problema – por
exemplo, usar a lógica para tirar conclusões da informação
disponível, extrair regras ou princípios de um conjunto de objetos
ou de um texto escrito, ou aplicar regras e princípios a uma nova
situação (ou determinar que conclusões são corretas diante de um
conjunto de fatos a conclusões).
CONTINUA ...
Erlei Moreira
Engenheiro,
Professor,
Consultor e
Escritor.
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