ANEXO 03

 

teste  anpad  do  erlei

 


Nesta página é mostrado, de uma forma muito pragmática e com base nos meus resultados no Teste ANPAD, o lado malvado da forma de utilização desse Teste para descartar as pessoas que atuam orientadas pelo Hemisfério Direito do Cérebro (HD). É falado da importância e das habilidades do Hemisfério Esquerdo (HE) e da sua fragilidade geral já que a maioria das suas habilidades podem ser copiadas e similarizadas, a exemplo do computador.  Por outro lado, é falado da capacidade inovativa do Hemisfério Direito (HD), o Hemisfério incopiável. 

Vejam informações do Senac:  

http://www.senac.br/BTS/361/artigo1.pdf

e do STJ Ministro Ayres Britto

http://franciscofalconi.wordpress.com/2010/05/22/o-pensamento-juridico-filosofico-de-carlos-ayres-britto-parte-i-humanismo-e-direito/

http://www.infonet.com.br/araripe/ler.asp?id=72925&titulo=Araripe

 

 

Seguindo ...

 

 

CONSIDERAÇÕES SOBRE O TESTE ANPAD

 

 

Abaixo eu apresento dois Certificados de dois Testes ANPAD que eu participei para tentar vencer a primeira fase da seleção para o Mestrado em Administração da UFLA. As edições foram de Junho/2010 e Setembro/2010.

 

Para que entendam porque eu estou afirmando que esse Teste ANPAD, em caráter eliminatório, discrimina pessoas que se orientam pelo Hemisfério Direito (HD) vamos estabelecer, primeiro, qual vai ser o nosso sistema de comunicação. Vou fazer a primeira recomendação mas não pensem que é brincadeira:

 

Entrem no Google ou outro site de busca e digitem "Pegadinhas de Concursos".

 

Leiam as informações dos vários sites para tomarem conhecimento de como são montadas as "Pegadinhas .....", digo, os "Testes de Percepção" que não são, em hipótese nenhuma, "Testes de Conhecimento".

 

Um Teste de Conhecimento mede conhecimentos e, "sempre", tem somente uma única resposta certa.

 

Um Teste de Percepção tem a intenção é de medir a capacidade de percepção analítica e crítica de quem faz o teste e, "nunca",  tem apenas uma resposta certa. Às vezes as 5 respostas tem algum grau de verdade.

 

Se o candidato for um Hemisfério Esquerdo (HE) "puro sangue", que é analítico, objetivo, raciocínio frio, direto etc, ele terá um percentual de acertos muito alto.

 

Se a pessoa que estiver fazendo o teste for um Hemisfério Direito (HD), como eu, a maior chance é que ele tire zero "0". Exemplo? No meu Certificado ANPAD de Setembro/2010 o meu rendimento em Português foi (1%). Isso mesmo! Eu, que tenho um livro escrito e sempre escrevi para jornais e a Revista Veículo de Belo Horizonte (aqui em Lavras mesmo eu fui colunista semanal da Tribuna de Lavras e Lavras News por 3 anos - de 2006 a 2009) só consegui acertar "um por cento do Teste de Português". Riam à vontade! Porque eu já fiz piada de mim mesmo para um monte de gente. E olhem que a minha produção intelectual que está no meu site é muito pouca em relação ao que eu já produzi. Mais informações? Para comprovar as experiências que eu coloquei no meu Currículo Lattes eu apresentei ao DAE/UFLA três sacolas e um envelope, cheios de papelada!

 

Vamos então em frente para entendermos as "Pegadinhas" discriminatórias do Teste ANPAD que afrontam o Art. 3º - IV da nossa Constituição Federal?

 

O Teste ANPAD é composto de 5 testes:

 

Raciocínio Lógico (matemático)

Raciocínio Quantitativo (matemático)

Português

Inglês

Raciocínio Analítico

 

Os dois primeiros, Raciocínio Lógico e Raciocínio Quantitativo têm base na Matemática. Portanto, cada questão só tem uma resposta certa. Como eu sou um Hemisfério Direito (HD) que tem visão espacial, vejam como eu me sai muito bem nessas matérias nos dois Certificados.

 

Os três últimos, Português, Inglês e Raciocínio Analítico têm viés ANALÍTICO que, se colocados como eliminatórios, vão detonar os Hemisférios Direitos (HD), tipo Erlei! Vejam abaixo o que a própria ANPAD diz sobre o Raciocínio Analítico.

 

 

Vejam o que diz a ANPAD sobre o teste de Raciocínio Analítico

 

 

Prova de Raciocínio Analítico

Objetivos e metodologia

 

A prova de Raciocínio Analítico objetiva testar a habilidade do candidato em avaliar uma suposição, inferência ou argumento. Uma suposição significa um ato ou efeito de supor, estabelecer ou alegar por hipótese ou conjectura. Uma inferência significa um ato ou efeito de inferir, tirar por conclusão ou deduzir por raciocínio. Um argumento significa um raciocínio, indício ou prova pela qual se tira uma conseqüência ou dedução.


Cada questão consiste em um pequeno enunciado seguido por uma questão com cinco respostas possíveis acerca desse enunciado.
A tarefa do candidato é escolher a melhor dentre essas respostas.


Embora os enunciados abordem diversos temas, estes são auto-suficientes em termos de compreensão do tema, não requerendo do candidato o conhecimento prévio do assunto tratado; portanto, o foco da questão privilegia a análise do argumento, da suposição ou da inferência contidos no contexto do enunciado, e não em conhecimentos prévios sobre o tema do enunciado em si.

 

Considerações feitas pelo Erlei. O Hemisfério Direito (HD), dominante em 63% da população, não consegue identificar e escolhera melhor dentre essas respostas”, como propõe o Teste de Raciocínio Analítico da ANPAD. Isso porque o Hemisfério Direito (HD) é holístico, criativo, intuitivo, espacial, imaginativo e sintetizador, mas o HD nunca é analítico. Por isso o Teste de Raciocínio Analítico, tendo caráter eliminatório, certamente obstaculará a aprovação de pessoas que tenham prevalência do Hemisfério Direito (HD), como foi no meu caso. Como se essas pessoas HD, que são sintéticas, holísticas, intuitivas, imaginativas e criativas, não fossem capazes de ser: cientistas, professores, administradores etc.

 

Vamos pensar numa situação oposta? Imaginem que a UFLA entendesse que o candidato a Mestrado ou Doutorado precisasse ter HABILIDADES CRIATIVAS. E que para isso montasse o seu processo de seleção com um Teste de Criatividade e Visão Espacial, eliminatório. Sabem o que aconteceria? Minha nota seria próxima de "10" e nenhuma pessoa com predominância do Hemisfério Esquerdo (HE) passaria. Para mim seria ótimo mas a UFLA continuaria discriminando pessoas e afrontando a Constituição do Brasil.

 

Finalizando! O que seria mais importante na Pós-Graduação? O Raciocínio Analítico do Teste ANPAD ou a Criatividade do meu exemplo acima? Eu penso que todos: o Raciocínio Analítico, a Criatividade e a Visão Espacial. Pelo que estamos vendo o DAE/UFLA entende que só o Raciocínio Analítico é suficiente. Mas não é isso que se diz nos conceitos dos Hemisférios Cerebrais. Olhem que interessante! Sabem porque os Hemisférios Esquerdos sempre foram os preferidos nas organizações? Eles são totalmente adaptáveis e nunca questionam o sistema! São pessoas extremamente comportadas! Mas como funcionam os Hemisférios Direitos nesses casos? Por terem percepção de futuro, visão global, espacial e sintética, eles estão sempre procurando uma maneira mais criativa de proporem melhorias nos sistemas! O ideal, em qualquer situação, é que Hemisférios Esquerdos e Direitos atuem juntos. Mas os Chefes Hemisférios Esquerdos precisam, realmente, saber lidar com os criativos Hemisférios Direitos. Para os Chefes (HE), os subordinados (HD) são realmente “insubordinados”. Essa é uma das causas dos conflitos organizacionais para os quais eu desenvolvi o conhecimento Anti-Estresse Organizacional, para minimizar os custos do Brasil. É por isso que o DAE/UFLA está tentando barrar a minha entrada na Pós-Graduação, direito pelo qual eu estou tentando restabelecer aqui no CEPE para eu poder cumprir a minha missão com o meu país e com a sociedade brasileira! Eu tenho uma dúvida! Será que todos na UFLA são Hemisférios Esquerdos?

 

 

 

RETORNAR